Mulher viveu 99 anos com os órgãos nos sítios errados (e nunca soube)

(dr) Família Bentley

Num dia de primavera em 2018, o estudante de medicina Warren Nielsen, de 26 anos, e quatro colegas preparavam um cadáver no laboratório de dissecação da Oregon Health and Science University, em Portland.

O cadáver designado para a equipa de Nielsen era uma mulher de 99 anos que morreu de causas naturais. O seu nome era Rose Marie Bentley, mas os estudantes não sabiam disso. Para honrar e respeitar a privacidade daqueles que oferecem o corpo à ciência, nenhum outro detalhe é dado aos estudantes de medicina sobre a pessoa.

Mas Bentley era especial. Porquê? Uma condição chamada situs inversus com levocardia, na qual a maioria dos órgãos vitais é invertida – quase como um espelho dentro do corpo. Isso, juntamente com uma série de outras anomalias estranhas, fez de Bentley uma espécie de “unicórnio médico”, conta a CNN.

“Acredito que as probabilidades de encontrar outra pessoa como ela podem ser tão remotas como uma em 50 milhões“, disse o professor assistente Cameron Walker, professor da disciplina de Fundamentos de Anatomia Clínica.

A tarefa era abrir a cavidade torácica do corpo para examinar o coração. Não demorou muito para que o grupo de Nielsen começasse a questionar o seu conhecimento médico.
“No coração, faltava uma grande veia que normalmente está no lado direito”, disse Nielsen. Desconcertados, chamaram os professores e perguntaram: “Onde está a veia cava inferior? Não estamos a vê-la? Somos loucos?”

Um corpo tem uma grande veia chamada de veia cava que segue o lado direito da coluna vertebral, curvando-se sob o fígado e esvaziando o sangue desoxigenado no coração.

A veia de Bentley estava à esquerda e, em vez de terminar diretamente no coração, o que é típico, “a veia continuava através do diafragma, ao longo das vértebras torácicas, para cima e ao redor do arco aórtico e esvaziava no lado direito do coração “, disse Walker. “Normalmente, nenhum de nós tem um vaso que faça isso diretamente”.

Mas essa não foi a única irregularidade que Walker e os alunos encontraram no corpo de Bentley. Numerosas veias que normalmente drenam o fígado e outras partes da cavidade torácica estavam ausentes ou brotavam de um ponto incomum. O pulmão direito tinha apenas dois lóbulos, em vez de três, enquanto o átrio direito do coração tinha o dobro do tamanho normal.

“Em vez de ter um estômago à esquerda, o que é normal, o estômago estava à direita“, disse Walker. “O fígado, que normalmente está à direita, estava à esquerda. O baço estava do lado direito, em vez de à esquerda. O resto do sistema digestivo estava invertido”.

As mutações em situs inversus com levocardia ocorrem precocemente, possivelmente entre 30 e 45 dias após a gravidez. Ninguém sabe porquê. A condição ocorre em apenas um dos 22 mil bebés e está invariavelmente associada a doença cardíaca congénita grave. Por causa dos defeitos cardíacos, apenas 5% a 13% vivem após os 5 anos de idade.

Mas Bentley era uma anomalia, uma das poucas nascidas com a doença que não apresentava defeitos cardíacos. “Esse é quase certamente o fator que mais contribuiu para a sua longa vida”, disse. Juntamente com todas as outras anormalidades anatómicas extremamente raras, Bentley é uma em 50 milhões.

Rose Marie Phelps nasceu em 1918 em Waldport, uma pequena cidade na costa do Oregon. A mais nova de quatro irmãos, “ela era mimada”, disse a filha Patti Helmig, que aos 78 anos é a mais velha dos seus cinco filhos. “Ela admitiria que estava estragada”. Cabeleireira de profissão, Bentley sempre foi fascinado pela ciência. A filha acredita a mãe teria sido uma boa enfermeira se tivesse tido a oportunidade.

Apesar da azia crónica – que teria sido explicada pela anatomia gástrica incomum -, Bentley nunca teve nenhum sintoma negativo, disse Ginger Robbins, de 76 anos, o terceiro filho de Bentley. “Não tínhamos razão para acreditar que havia algo errado”. “Ela sempre foi muito saudável. Estava sempre a fazer alguma coisa, levava-nos para as Campfire Girls, pescava, nadava. Era uma excelente nadadora.”

A única pista que pode ser incomum ocorreu quando o apêndice de Bentley foi removido, disse Louise Allee, a quarta filha. “O cirurgião notou que o apêndice não estava no lugar certo quando o tiraram, mas nunca nos disse nada. Ninguém disse nada quando tiraram a vesícula biliar ou quando fizeram uma histerectomia”.

A decisão de doar o corpo começou com Jim Bentley, marido de Rose Marie, mas ela também “achava que era a melhor coisa”. As crenças do casal sobre a doação causaram impacto. Todas as três filhas planeiam doar os corpos à ciência.

Jim Bentley manteve a promessa e doou o corpo quando morreu de pneumonia mais de uma dúzia de anos antes da morte da esposa. As filhas sabiam que ele teria gostado de saber sobre os interiores peculiares de Rose. E que teria dito Rose sobre ser uma em 50 milhões? “Ela teria pensado que era engraçado”, disse Robbins. Allee concordou: “Teria um grande sorriso no rosto”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …

Verdes denunciam depósito ilegal de amianto em aterros para resíduos não perigosos

Os Verdes questionaram o Governo sobre casos de depósito de amianto em aterros para resíduos não perigosos. Esta é uma prática ilegal segundo a legislação portuguesa. O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou na Assembleia da República …

Autarquias desperdiçaram 128 litros de água por dia em 2018

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros encabeça a lista de entidades gestoras que mais água desperdiçam diariamente: 538 litros diários por ramal. Em 2018, a média de perda de água em Portugal continental situou-se nos …

Há mais de 100 mil crianças migrantes detidas nos EUA, garante a ONU

Mais de 100 mil crianças migrantes estarão atualmente em centros de detenção nos Estados Unidos (EUA), disse na segunda-feira um perito independente da Organização das Nações Unidas (ONU), esclarecendo que esta estimativa, que classificou como …

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …

Luis Enrique volta a assumir o comando da seleção espanhola

O treinador vai reassumir as funções de selecionador de futebol de Espanha, que deixou para acompanhar a doença da filha, que faleceu em agosto com um cancro ósseo. Luis Enrique, de 49 anos, regressa aos comandos …

Governo suspendeu 18 obras na ferrovia consideradas prioritárias

A Infraestruturas de Portugal (IP) adiou e/ou atrasou ou 18 obras do setor ferroviário que estavam contemplados no programa Ferrovia 2020 e eram consideradas prioritárias. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia …