Mulher de opositor é detida na Venezuela antes de viajar para a Europa

Stephane Mahe / EPA

O presidente francês, Emmanuel Macron

Lilian Tintori, mulher do opositor venezuelano Leopoldo López, era esperada por Emmanuel Macron (França), Mariano Rajoy (Espanha), Angela Merkel (Alemanha) e Theresa May (Reino Unido).

O presidente francês, Emmanuel Macron, enviou uma mensagem de apoio a Lilian Tintori, mulher do líder opositor venezuelano Leopoldo López, impedida de sair da Venezuela, assegurando-lhe que é esperada na Europa.

“Esperamos Lilian Tintori na Europa. A oposição venezuelana deve permanecer livre“, considerou Macron, numa mensagem divulgada na sua conta na rede social Twitter.

As autoridades venezuelanas impediram Tintori de sair do país, antes de uma viagem em que deveria reunir-se com Macron, com o líder do Governo espanhol, Mariano Rajoy, com a chanceler alemã, Angela Merkel, e com a primeira-ministra britânica, Theresa May.

Tintori foi proibida de sair da Venezuela depois de ter sido acusada pelo Ministério Público na sequência da descoberta de 200 milhões de bolívares (mais de 50 mil euros) em dinheiro no seu automóvel, que, segundo a mulher do líder da oposição, se destinavam a atender as necessidades da avó, que está hospitalizada.

Na semana passada, Macron classificou de “ditadura” o regime do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Uma ditadura, disse o líder francês num discurso perante embaixadores franceses, “que procura manter-se de pé à custa de um sofrimento humano sem precedentes e de uma radicalização ideológica preocupante”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Identificado 12.º caso suspeito de coronavírus em Portugal

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou, esta terça-feira, que foi validado um novo caso suspeito de infeção por novo coronavírus (Covid-19) em Portugal. De acordo com o comunicado da Direção-Geral da Saúde (DGS), citado pelo jornal …

Autoridade Tributária alerta contribuintes para novo e-mail fraudulento

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou, esta terça-feira, para um e-mail que está a ser enviado aos contribuintes, solicitando-lhes que regularizem dívidas fiscais e avisa que a mensagem é falsa e deve ser apagada. Num …

União Europeia acrescenta quatro paraísos fiscais à "lista negra"

Ilhas Caimão, Palau, Panamá e Seicheles juntam-se a Samoa Americana, Fiji, Guame, Samoa, Omã, Trindade e Tobago, Vanuatu e Ilhas Virgens Americanas na lista de não respeitadores das regras comunitárias. O Conselho da União Europeia (UE) …

"Relação estava cristalizada". PS satisfeito com retoma do "diálogo cordial" com CDS

O presidente do PS saudou, esta terça-feira, a "retoma" de um relacionamento "cordial" com a nova direção do CDS-PP em torno de matérias de interesse nacional, considerando que se verificou uma transição e acabou uma …

Ministra espanhola não pensa "nem um segundo" em substituir Centeno

A ministra dos Assuntos Económicos de Espanha, Nadia Calviño, assegurou que não dedica “nem um segundo” a pensar numa candidatura à presidência do Eurogrupo, apontando que Mário Centeno “está a fazer um excelente trabalho”. A cerca …

Grupo alemão de extrema-direita tinha planos "assustadores" para atacar mesquitas

Um grupo alemão de extrema-direita, em que 12 elementos foram detidos na semana passada, é suspeito de planear ataques em larga escala "assustadores e chocantes" contra muçulmanos, semelhantes aos realizados na Nova Zelândia no ano …

Novo Banco deverá pedir perto de mil milhões de euros ao Fundo de Resolução

O Novo Banco prepara-se para pedir uma nova injeção ao Fundo de Resolução a rondar os mil milhões de euros. Com este montante, o banco atinge o teto definido na venda ao fundo Lone Star. O …

"Nunca tive um processo como este". Juiz Carlos Alexandre "surpreendido" com o caso Tancos

O juiz Carlos Alexandre assumiu, em pleno tribunal, estar "surpreendido" com os meandros que envolvem ocaso de Tancos. "Nunca tive um processo como este", terá desabafado em mais uma audiência, notando que o caso "mostra …

Maduro anuncia exercícios militares permanentes e de surpresa

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou esta terça-feira que o país fará exercícios militares "de surpresa" e de maneira permanente, em manobras que poderão incluir centenas de milhares de membros da Força Armada Nacional Bolivariana …

Bolsonaro recebe Jorge Jesus, mas muitos não gostaram da fotografia

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, recebeu esta segunda-feira, em Brasília, o treinador português Jorge Jesus, após ter conquistado no domingo a Supertaça ao serviço do Flamengo. Depois de, no domingo, ter conquistado a Supertaça ao serviço …