Mulher de opositor é detida na Venezuela antes de viajar para a Europa

Stephane Mahe / EPA

O presidente francês, Emmanuel Macron

Lilian Tintori, mulher do opositor venezuelano Leopoldo López, era esperada por Emmanuel Macron (França), Mariano Rajoy (Espanha), Angela Merkel (Alemanha) e Theresa May (Reino Unido).

O presidente francês, Emmanuel Macron, enviou uma mensagem de apoio a Lilian Tintori, mulher do líder opositor venezuelano Leopoldo López, impedida de sair da Venezuela, assegurando-lhe que é esperada na Europa.

“Esperamos Lilian Tintori na Europa. A oposição venezuelana deve permanecer livre“, considerou Macron, numa mensagem divulgada na sua conta na rede social Twitter.

As autoridades venezuelanas impediram Tintori de sair do país, antes de uma viagem em que deveria reunir-se com Macron, com o líder do Governo espanhol, Mariano Rajoy, com a chanceler alemã, Angela Merkel, e com a primeira-ministra britânica, Theresa May.

Tintori foi proibida de sair da Venezuela depois de ter sido acusada pelo Ministério Público na sequência da descoberta de 200 milhões de bolívares (mais de 50 mil euros) em dinheiro no seu automóvel, que, segundo a mulher do líder da oposição, se destinavam a atender as necessidades da avó, que está hospitalizada.

Na semana passada, Macron classificou de “ditadura” o regime do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Uma ditadura, disse o líder francês num discurso perante embaixadores franceses, “que procura manter-se de pé à custa de um sofrimento humano sem precedentes e de uma radicalização ideológica preocupante”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Jovens com 18 ou mais anos já podem agendar a vacina contra a covid-19

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 para pessoas com 18 ou mais anos ficou disponível, esta quarta-feira, no portal da Direção-Geral da Saúde (DGS). "O auto-agendamento para os utentes com idade igual ou superior a …

Juiz Carlos Alexandre aceita proposta de pagamento de caução de Joe Berardo

O juiz Carlos Alexandre aceitou, esta quarta-feira, a proposta e a forma de pagamento da caução de cinco milhões de euros apresentada pelo empresário madeirense no processo da Caixa Geral de Depósitos. A decisão favorável do …

Mais 13 mortes e 3452 casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta quarta-feira, mais 13 mortes e 3452 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3452 novos …

MPT junta-se a PDR e pedem que Nós, Cidadãos! seja banido das autárquicas pelo TC

O MPT juntou-se ao PDR e ambos pedem que o Nós, Cidadãos! seja impedido de "apresentar candidaturas" às eleições autárquicas de setembro. Em junho, o PDR deu entrada com um pedido no Tribunal Constitucional (TC) para …

Relatório revela envolvimento da Igreja Católica em 100 casos de pedofilia na Polónia

Uma comissão estatal que analisou as denúncias de crimes de pedofilia registadas na Polónia entre 2017 e 2020 denunciou na terça-feira que quase um terço dos casos estudados, num total superior a 300 processos, envolvem …

Polícias voltam aos protestos por causa do subsídio de risco em dia de nova reunião com o Governo

Elementos da PSP e da GNR voltam esta quarta-feira aos protestos por causa do subsídio de risco, uma concentração que vai decorrer enquanto os sindicatos e associações socioprofissionais estão reunidos no Ministério da Administração Interna …

Vieira continua em domiciliária. MP vai pedir reforço de garantias de caução

O Ministério Público (MP) vai pedir reforço de garantias de caução por entender que o uso das ações da SAD do Benfica não é a forma apropriada. O Correio da Manhã avança, esta manhã, que o …

Investigadores suecos pagam 23 dólares a quem se vacinar contra a covid-19

Recompensa surge no âmbito de uma pesquisa que pretende avaliar o nível de eficácia de diferentes incentivos à vacinação contra a Covid-19. O estudo conta com a participação de 8.200 voluntários com menos de 60 …

Costa diz que Estado se curva "perante a memória" de Otelo. Mas BE condena ausência de luto nacional

O primeiro ministro, António Costa, e o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiram não declarar luto nacional pela morte de Otelo Saraiva de Carvalho, Capitão de Abril. A líder do BE e o …

Catarina Martins volta a bater o pé e Jerónimo sublinha: "Ainda não há Orçamento"

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta terça-feira, o Bloco de Esquerda, o PCP e o CDS, em mais uma ronda de reuniões com os partidos com assento parlamentar. Se o objetivo do Presidente da República era …