/

Mulher ficou com a mão paralisada após picada de aranha em Albufeira

1

Andrea Fonseca / Facebook

Andrea Fonseca está com uma incapacidade de 90% na mão esquerda após ter sido picada por uma aranha em Albufeira.

Andrea Fonseca, de 35 anos, está com uma incapacidade de 90% na mão esquerda depois de ter sido picada por uma aranha enquanto dormia, em Albufeira, no Algarve. Terá sido picada por uma aranha venenosa proveniente de algum país tropical.

Esta algarvia relata no seu perfil do Facebook o episódio que viveu em Janeiro deste ano. Ela conta que foi picada por uma aranha durante a noite e que ficou com a parte esquerda do corpo paralisada.

“Em Janeiro fui mordida, enquanto dormia, por uma aranha, oriunda não se sabe de onde”, relata a mulher que foi assistida no Hospital de Faro.

Os médicos disseram-lhe que foi injectada com “um veneno neuro-tóxico” que lhe “anestesiou a zona do coração, fígado, braço e mão“, retirando-lhe “total sensibilidade” e provocando a “inflamação de tendões” que ainda persiste ao cabo de seis meses.

“A situação foi grave, com possível risco de vida“, relata Andrea Fonseca, notando que “a recuperação está a ser bastante lenta”, obrigando-a a sessões diárias de fisioterapia, como reporta o Correio da Manhã (CM).

Em Portugal, não estão identificadas espécies de aranhas venenosas ou perigosas para os humanos. Contudo, espécies perigosas podem chegar ao nosso território através de alimentos importados de países tropicais, como refere ao CM uma fonte do Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Olhão.

Andrea Fonseca não conseguiu apanhar a aranha que a picou, mas o CM nota que seria cinzenta e que teria cerca de 5 centímetros.

Esta algarvia sublinha que decidiu partilhar a sua história “para terem atenção às frutas vindas de países tropicais”, nomeadamente “às bananas, onde as aranhas lá depositam ovos”.

Nestas situações de picadas com sintomas de dormência na zona afectada, é conveniente tentar apanhar a aranha, mas com o cuidado de não lhe tocar directamente com as mãos, para se poder avaliar a espécie e o tipo de veneno que estará em causa.

SV, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.