Espanhola de 113 anos é a mulher mais velha a superar a covid-19

María Branyas, de 113 anos, é a mulher mais velha de Espanha e agora a pessoa mais velha a superar o novo coronavírus, segundo a associação do Grupo de Pesquisa em Gerontologia de Olot, Girona, cidade onde reside.

María Branyas foi diagnosticada com covid-19 em abril, permanecendo isolada várias semanas no seu quarto, na residência de Santa Maria del Tura, em Olot, Girona, mas deu um resultado negativo para a presença do vírus no último teste, o que mostra que superou a doença.

O centro onde reside sofreu a letalidade do novo coronavírus, registando várias mortes confirmadas ou por suspeitas da covid-19.

María é filha de um jornalista de Pamplona, ​​responsável pela revista americana Mercurio, e de uma mulher de Barcelona, e ​​nasceu a 4 de Março de 1907 em São Francisco, nos Estados Unidos, para onde o pai foi trabalhar depois de passar uma temporada no México.

Viveu em Nova Orleans e nas cidades catalãs de Barcelona, ​​Banyoles, Girona, Calonge i Sant Antoni e Palol de Revardit, por cerca de duas décadas, fixando-se, depois, na residência de Santa Maria del Tura, em Olot, onde tinha um amigo e primo do marido.

Aos 113 anos, María garante que está “bem [de saúde], com os pequenos inconvenientes que todos podem ter” e agradece o tratamento dos profissionais da residência, precisando que todos “são muito gentis, muito atenciosos”.

A filha, Rosa Moret, fala de María como “uma mulher forte e positiva”, que “apanhou uma infeção urinária e ficou doente sem nenhum outro sintoma”, acrescentando que “os testes que fizeram no Centro de Assistência Primário (CAP) deram positivo” para o novo coronavírus.

Nas últimas semanas em que esteve isolada no quarto, a sua vida mudou pouco, embora Rosa reconheça que a mãe estava “entediada e angustiada”.

O último dia em que a família pôde visitá-la foi precisamente no da sua festa de 113 anos, a 4 de março, e desde então todo o contacto foi feito por telefone.

“Agora que ela está bem, ela quer falar, explicar, refletir. É ela de novo“, diz a filha, que é quem, mais o marido, mantém uma conta de María no Twitter.

Questionada sobre o segredo da longevidade da mãe, Rosa diz que se deve a “ter uma boa saúde”, nunca fumou ou teve nenhuma doença grave, “nem mesmo um osso quebrado”, apesar de nunca ter feito grande atividade física, com exceção das caminhadas pela Rambla de Girona com os amigos.

Nestes 113 anos de vida, Maria viu os seus amigos, pais, três irmãos e August, um de seus três filhos, morrerem.

A mulher mais velha da Espanha, que se casou com Joan Moret, um médico de Llagostera (Girona), em 1931, teve três filhos e agora tem onze netos, um dos quais já tem sessenta anos, e treze bisnetos.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

É a quantidade de alimento que determina quem se torna a abelha-rainha

Um novo estudo sugere que é a quantidade de alimento, e não a sua qualidade, como se pensava até agora, que determina quem se torna a abelha-rainha. Quais são os fatores que determinam qual é a …

Em Miami e Nova Iorque, os polícias ajoelharam-se por George Floyd

Em Miami e em Nova Iorque, alguns agentes da autoridade juntaram-se aos manifestantes por breves momentos, para mostrar o seu respeito pela memória de George Floyd. Nos Estados Unidos, os protestos pela morte de George Floyd …

A Nova Zelândia está em cima de uma enorme bolha de lava

A Nova Zelândia situa-se no topo dos restos de uma pluma vulcânica gigante. Este processo é o responsável pela atividade vulcânica e desempenha um papel fundamental no funcionamento do nosso planeta. Nos anos 70, vários cientistas …

Petição busca estatuto de vítima para crianças em contexto de violência doméstica

Uma petição lançada na sexta-feria que reivindica a criação do estatuto de vítima para as crianças que vivem em contexto familiar de violência doméstica já foi assinada por mais de 1300 pessoas, entre elas personalidades …

Assimétrica e flutuante. A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai "nascer" em 48 horas

A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai estar pronta no próximo mês para demonstrar a velocidade e a eficácia de uma técnica de construção que será sete vezes mais rápida e terá …

Anonymous garantem que princesa Diana foi assassinada para abafar caso Epstein

O movimento internacional de ciberativistas Anonymous - ou alguém que alega operar em seu nome - garante que a princesa Diana, que morreu num acidente de viação em agosto de 1997, foi, na verdade, assassinada …

Empresa de mineração pede desculpa por destruir cavernas sagradas aborígenes

A empresa mineira Rio Tinto admitiu que destruiu as cavernas pré-históricas que eram locais de culto para os aborígenes australianos e pediu desculpa. As cavernas de pedra Juukan Gorge 1 e 2 – dois locais de …

Itália exige "respeito": vai abrir fronteiras, mas excluir países que impõem restrições a italianos

Apesar de acredita "no espírito europeu", o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano sublinhou que o país está pronto "para fechar as fronteiras" àqueles que não o respeitem. A Itália vai abrir as suas fronteiras internacionais a …

As Forças Armadas sul-africanas não estavam preparadas para um inimigo invisível

A Força de Defesa Nacional da África do Sul não está preparada para combater uma pandemia silenciosa como a da covid-19. Este "inimigo invisível" veio trazer à tona as fragilidades do país. As Forças Armadas da …

Putin convoca referendo sobre alterações constitucionais para 1 de julho

A aprovação da reforma constitucional permitirá ao atual Presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprir mais dois mandatos suplementares a partir de 2024. Vladimir Putin anunciou a data de 1 de julho para o referendo nacional de …