Mulher de Kim Jong-un reaparece 8 meses depois

(cv) Rodong Sinmun

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, acompanhado da esposa, Ri Sol-ju, numa cerimônia das forças armadas do país

Ri Sol-ju, mulher do líder da Coreia do Norte Kim Jong-un, fez uma rara aparição em público este fim de semana. Trata-se da primeira vez que é vista em público nos últimos meses.

A agência de notícias norte-coreana KCNA noticiou este domingo que o casal assistiu às competições aéreas militares da Força Aérea da Coreia do Norte. Esta aparição pública foi a primeira de Ri Sol-ju ao fim de mais de oito meses de ausência, depois da sua última presença num evento público com o marido em 28 de março.

A sua longa ausência gerou rumores sobre uma possível gravidez ou um desentendimento com Kim Jong-un, o que poderia até significar que a ex-cantora tivesse caído em desgraça.

A primeira-dama poderia, no entanto, estar a evitar aparições públicas para salvaguardar a sua segurança, tendo em conta relatos de instabilidade em Pyongyang. Toshimitsu Shigemura, especialista em assuntos norte-coreanos da Universidade de Waseda, em Tóquio, referiu-se em outubro a “relatos sobre instabilidade em Pyongyang e até sobre algumas tentativas de ataques, incluindo facções no exército da Coreia do Norte contra Kim Jong-un no ano passado. É possível que Ri Sol-ju não apareça em público por estar a ser cuidadosamente protegida“.

Ri Sol-ju era uma cantora clássica, e o supremo líder norte-coreano tê-la-á conhecido durante uma atuação. Casaram-se em 2009, mas Ri Sol-ju surgiu em público pela primeira vez apenas em julho de 2012.

Nestas aparições públicas, Ri Sol-ju acompanha o marido nas suas habituais visitas a fábricas, escolas e instalações militares. Isto representa uma quebra de tradição, já que as esposas dos seus antecessores, o pai Kim Jong-il e o avô Kim Il-Sung, eram mantidas longe dos olhares do público.

Segundo alguns especialistas, as aparições de Ri Sol-Ju teriam o objetivo de impulsionar uma gradual abertura do regime norte-coreano, o mais fechado do mundo. O ex-basquetebolista norte-americano Dennis Rodman, que visitou o país e se vê como amigo do ditador, afirmou em 2013 que o casal tem uma filha chamada Kim Ju-ae.

ZAP / SN

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O Kimzinho possivelmente anda ciumento e com receio que lhe raptem a esposa, não teria sido no passeio da liberdade do Fidel que alguém os terá encontrado?

  2. Mais uma vez e são muitas, a provar as falsidades e calúnias envolvendo a Coreia do Norte, os seus dirigentes e o seu povo, tentativas de ingerência que não resultam.
    Se não gostam, comentem com conhecimento de facto e não com «fofoquices» que nada esclarecem.

RESPONDER

Médico de Maradona apresenta-se voluntariamente às autoridades judiciais

O médico Leopoldo Luque apresentou-se esta segunda-feira voluntariamente às autoridades judiciais para explicar as circunstâncias em que ocorreu a morte do ex-futebolista Diego Maradona, depois de a sua casa e o seu consultório terem sido …

Itália mantém recolher obrigatório no Natal e Ano Novo

O ministro dos Assuntos Regionais italiano anunciou esta segunda-feira que o recolher obrigatório se vai manter durante o Natal e Ano Novo, no mesmo dia em que o Governo aprovou um novo plano de apoio …

Papa Francisco defende distanciamento social e é criticado por radicais de direita

Num artigo no New York Times sobre o Dia de Ação de Graças, o Papa Francisco defendeu as restrições levantadas para combater a pandemia covid-19, acabando por ser criticado por alguns radicais de direita, que …

Dez empresas e três pessoas acusadas no caso do vulcão na Nova Zelândia que fez 22 mortes

Dez empresas e três pessoas foram acusados de não cumprirem obrigações de segurança quando um vulcão na Nova Zelândia entrou em erupção em 2019, matando 22 pessoas, anunciou hoje a agência responsável pelas normas de …

Taxa de desemprego desce em setembro para os 7,9%

A taxa de desemprego recuou em setembro para 7,9%, menos 0,2 pontos do que em agosto e mais 1,4 pontos que no mesmo mês de 2019, segundo dados esta segunda-feira anunciados pelo Instituto Nacional de …

Multinacionais com mais respeito pelos direitos humanos e ambiente? Suíços dizem não

A Suíça rejeitou este domingo, em referendo, uma iniciativa que queria impor obrigações legais mais rígidas às empresas, no que se refere ao respeito pelos direitos humanos e padrões ambientais, segundo projeções adiantadas por instituto …

Brasil. Forças alternativas a Bolsonaro e Lula conquistam metade das capitais estaduais

Na segunda volta das municipais brasileiras, disputadas em 57 dos 5565 municípios do país e envolvendo mais de 38 milhões de eleitores, os políticos apoiados pelo Presidente Jair Bolsonaro e os candidatos do Partido dos …

Surto de gripe aviária no Reino Unido origina o abate de 10 mil perus

Mais de 10 mil perus vão ser abatidos no Reino Unido, devido a um surto de gripe aviária detetado numa quinta na cidade de Yorshire, no norte do país, anunciou este domingo o Governo britânico. Segundo …

Portugal com mais 78 mortos e 3.262 novos casos

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais 78 mortos relacionados com a covid-19 e 3.262 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal já registou 4.505 …

Ministra da Saúde timorense ordena apagar referências a uso de preservativos em cartazes

A ministra da Saúde timorense ordenou retirar a recomendação de uso de preservativo em cartazes distribuídos pelo país para marcar o Dia Mundial de Luta contra a SIDA, por oposição “moral” ao que considera ser …