Mulher de Kim Jong-un reaparece 8 meses depois

(cv) Rodong Sinmun

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, acompanhado da esposa, Ri Sol-ju, numa cerimônia das forças armadas do país

Ri Sol-ju, mulher do líder da Coreia do Norte Kim Jong-un, fez uma rara aparição em público este fim de semana. Trata-se da primeira vez que é vista em público nos últimos meses.

A agência de notícias norte-coreana KCNA noticiou este domingo que o casal assistiu às competições aéreas militares da Força Aérea da Coreia do Norte. Esta aparição pública foi a primeira de Ri Sol-ju ao fim de mais de oito meses de ausência, depois da sua última presença num evento público com o marido em 28 de março.

A sua longa ausência gerou rumores sobre uma possível gravidez ou um desentendimento com Kim Jong-un, o que poderia até significar que a ex-cantora tivesse caído em desgraça.

A primeira-dama poderia, no entanto, estar a evitar aparições públicas para salvaguardar a sua segurança, tendo em conta relatos de instabilidade em Pyongyang. Toshimitsu Shigemura, especialista em assuntos norte-coreanos da Universidade de Waseda, em Tóquio, referiu-se em outubro a “relatos sobre instabilidade em Pyongyang e até sobre algumas tentativas de ataques, incluindo facções no exército da Coreia do Norte contra Kim Jong-un no ano passado. É possível que Ri Sol-ju não apareça em público por estar a ser cuidadosamente protegida“.

Ri Sol-ju era uma cantora clássica, e o supremo líder norte-coreano tê-la-á conhecido durante uma atuação. Casaram-se em 2009, mas Ri Sol-ju surgiu em público pela primeira vez apenas em julho de 2012.

Nestas aparições públicas, Ri Sol-ju acompanha o marido nas suas habituais visitas a fábricas, escolas e instalações militares. Isto representa uma quebra de tradição, já que as esposas dos seus antecessores, o pai Kim Jong-il e o avô Kim Il-Sung, eram mantidas longe dos olhares do público.

Segundo alguns especialistas, as aparições de Ri Sol-Ju teriam o objetivo de impulsionar uma gradual abertura do regime norte-coreano, o mais fechado do mundo. O ex-basquetebolista norte-americano Dennis Rodman, que visitou o país e se vê como amigo do ditador, afirmou em 2013 que o casal tem uma filha chamada Kim Ju-ae.

ZAP / SN

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O Kimzinho possivelmente anda ciumento e com receio que lhe raptem a esposa, não teria sido no passeio da liberdade do Fidel que alguém os terá encontrado?

  2. Mais uma vez e são muitas, a provar as falsidades e calúnias envolvendo a Coreia do Norte, os seus dirigentes e o seu povo, tentativas de ingerência que não resultam.
    Se não gostam, comentem com conhecimento de facto e não com «fofoquices» que nada esclarecem.

RESPONDER

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …