/

Russa que tentou encontros entre Trump e Putin acusada de espionagem

Kremlin

A russa Maria Butina, que tentou intermediar reuniões secretas entre Trump e Putin durante a campanha eleitoral de 2016, foi detida neste domingo em Washinghton, nos EUA, por suspeitas de espionagem para o Governo russo.

Segundo o New York Times, a mulher, de 29 anos, é acusada pelo Departamento de Justiça americano de conspiração por “desenvolver relacionamentos com cidadãos dos EUA e organizações infiltradas que têm influência na política americana, com o propósito de promover os interesses da Federação Russa“, anunciou em comunicado o Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

As autoridades americanas suspeitam que a mulher, que foi nesta segunda-feira presente a um juiz, atuava como uma agente secreta da Federação Russa, tentado influenciar as tomadas de decisão e as políticas norte-americanas de acordo com os interesses russos.

Butina tentou intermediar dois encontros secretos entre Donald Trump e o Presidente russo Vladimir Putin durante a campanha presidencial de 2016 nos EUA, aponta o jornal.

Butina é uma ativista pró-armas, afiliada à National Rifle Association (NRA), um influente grupo defensor do acesso às armas nos Estados Unidos.

Esta acusação surge pouco depois de Trump e Putin se terem reunido na cimeira de Helsínquia, na Finlândia, na qual o homólogo russo disse não ter qualquer envolvimento nas eleições norte-americanas de 2016.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.