Mulher de Yanis Varoufakis vem à Bienal de Cerveira

danaestratou.art / Facebook

Danae Stratou, no seu antigo estúdio em Atenas. Actualmente, Stratou está radicada em Austin, no Texas, EUA

Danae Stratou, no seu antigo estúdio em Atenas. Actualmente, Stratou está radicada em Austin, no Texas, EUA

Danae Stratou, casada com o ministro grego das Finanças, Yanis Varoufakis, é uma das artistas convidadas a participar na 18.ª edição da Bienal de Cerveira, de 18 de julho a 19 de setembro, anunciou hoje a organização.

O programa foi apresentado durante a inauguração de uma exposição com obras da coleção do Museu Bienal de Cerveira, na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, onde a mostra fica até 17 de abril.

Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da Fundação Bienal de Cerveira, Henrique Silva, indicou que Danae Stratou irá apresentar um trabalho em vídeo e texto dedicado ao tema da globalização, e Margarida Reis, com trabalhos na área da tapeçaria, será outra das artistas convidadas.

O arquiteto Alcino Soutinho e o artista plástico Eurico Gonçalves serão homenageados nesta edição, segundo o responsável.

A Bienal Internacional de Arte de Cerveira, a mais antiga do país, que se realiza desde 1978 em Vila Nova de Cerveira, distrito de Viana do Castelo, tem recebido, nas últimas edições, entre 80 mil a 90 mil visitantes, para ver obras de cerca de 250 artistas portugueses e estrangeiros.

Olhar o passado para construir o futuro” será o tema da edição deste ano, e visa “identificar os saberes e tradições da região para apresentar soluções de identificação contemporânea”.

O vice-presidente sublinhou que os objetivos da bienal se mantêm desde a sua criação: “Oferecer um local de encontro, debate e investigação de arte contemporânea, num programa concertado com a Galiza e o ensino superior a nível europeu”.

@danaestratou / Twitter

Danae Stratou é casada com o ministro das Finançlas grego, Yanis Varoufakis

A artista plástica Danae Stratou é casada com o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis

Questionado sobre a evolução do certame, Henrique Silva avaliou que “a estrutura montada está consolidada e há tempo para a preparação, mantendo o nível de capacidade financeira e de conhecimento”.

Com um orçamento anual que ronda os 500 mil euros, a bienal envolve um concurso internacional aberto a artistas portugueses e estrangeiros, cujas inscrições deste ano terminaram a 14 de março, e a participação de 15 instituições do ensino superior das áreas artísticas.

Atribui em todas as edições um primeiro prémio, um prémio revelação e, este ano, terá um prémio do Instituto Português do Desporto e Juventude para um artista com idade até 30 anos. Os valores deste prémio ainda não estão definidos.

Além da exposição das obras, o programa do certame vai incluir conferências, debates, ateliês, visitas guiadas e espetáculos de luz e som.

De acordo com a fundação, a atual mostra do acervo do museu deverá ser apresentada em 2016 em Santiago de Compostela, em Espanha.

Intitulada “Diálogos com as obras do Museu Bienal de Cerveira”, a mostra tem o apoio do Programa Operacional da Região Norte.

Nesta exposição estão representados, entre outros, os artistas Ana Hatherly, José Rodrigues, Justino Alves, Ana Vidigal, Ângelo de Sousa, Cabrita Reis, Pedro Calapez, Costa Pinheiro, Pedro Casqueiro, David de Almeida, Renan Vieira Andrade, Eduardo Nery, Elieni Tenório, Scoditti e Fátima Mendonça.

O acervo do Museu de Arte Contemporânea de Cerveira ronda atualmente as 500 obras.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …

Sobe para 18 o número de mortos no acidente de avião na Índia

As autoridades indianas atualizara para 18 o número de mortes no acidente com o avião da Air India Express, que voava do Dubai para Kozhikode, no sul da Índia, e que se partiu em dois …

Luz verde para reabertura de centros de dia. DGS sugere dois metros de distância entre idosos

Os centros de dia vão poder reabrir a partir de 15 de agosto, mas de forma faseada e condicionados a uma avaliação prévia da Segurança Social e entidade de saúde local sempre que funcionem juntamente …

Vacina russa para a covid-19 preocupa cientistas. País pode estar a saltar etapas

Países de todo o mundo continuam na corrida por uma vacina contra a covid-19. A Rússia diz estar prestes a anunciar a vacina, deixando preocupada a comunidade científica, ao passo que Itália avança para os …