Mulher de 19 anos, solteira, estudante, procura festivais

RTP / Flickr

-

Os espectadores dos festivais de música em Portugal são mais mulheres do que homens, têm entre 17 e 20 anos, são solteiros, estudantes, e compram passes para os eventos, escolhidos por causa do cartaz, segundo um estudo agora divulgado.

O estudo sobre o perfil do festivaleiro português foi desenvolvido pela organização do Talkfest, o fórum sobre os festivais de música que terminou no sábado em Lisboa, a partir de um inquérito feito pela Internet.

Com base nas 426 respostas obtidas, o estudo revela que 57% dos frequentadores dos festivais são mulheres e 43% são homens, a maioria estudantes, entre os 17 e os 20 anos (30,6%), que vão aos festivais acompanhados de amigos (80%) e que compram mais passes do que bilhetes diários.

O festival de preferência (27%) dos inquiridos é o Optimus Alive, seguido do Vodafone Paredes de Coura (15%) e do Super Bock Super Rock (14%).

“89% do público apresenta um nível de satisfação grande relativo ao festival preferido”, lê-se no estudo divulgado pelo Talkfest.

Como escolhemos os festivais?

As principais razões que levam os espectadores a escolher um festival é o cartaz (48%) e o seu “caráter único” (28%), mas valorizam também a relação entre o preço dos bilhetes e as bandas e a segurança no recinto.

A maioria (76%) não gasta dinheiro com o alojamento, mas a ter de o fazer, opta pelo campismo (42%) ou pela casa dos amigos e família (24%).

Mais de 50% dos festivaleiros “aproveita o festival para fazer outras atividades, incidindo no simples passeio e na visita ao património”, referem.

As redes sociais são o principal meio onde os espectadores encontram informação sobre os festivais de interesse. As empresas de telecomunicações Optimus, Vodafone e Meo – que investem nos festivais de verão – são as marcas mais recordadas pelos festivaleiros.

Este foi o primeiro estudo que a organização do Talkfest realizou e que pretende que seja anual. O Talkfest é uma iniciativa do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

85% dos medicamentos estão em falta na Venezuela

A Federação Farmacêutica Venezuelana (Fefarven) informou hoje que estão em falta 85% dos medicamentos que se comercializam no país. A denúncia surgiu um dia depois de o Governo venezuelano estabelecer preços fixos para 56 medicamentos, durante …

Obrigar as crianças a beijar os avós é mesmo uma "violência"

O professor universitário Daniel Cardoso pôs o país a discutir se é ou não uma violência obrigar as crianças a beijar os avós. Uma posição que é defendida por inúmeros especialistas e que nem sequer …

Cidade da Maia testa passadeira 3D

O município da Maia está a testar a colocação de passadeiras 3D, cujo objetivo é criar uma ilusão de ótica que faz os condutores abrandar quando se aproximam, descreveu hoje a autarquia. Em causa está, de …

Portugal recebe em novembro cerca de 150 refugiados que estão no Egito

Portugal vai receber, em novembro, cerca de 150 refugiados que estão no Egito, primeiro grupo de mais de mil pessoas que vão ser reinstaladas em Portugal até 2019, disse hoje o ministro da Administração Interna. "Vamos …

Crianças até 2 anos são as que mais usam apps

Mais de metade das crianças com menos de 8 anos usa aplicações como entretenimento e as crianças que mais usam os dispositivos eletrónicos têm até 2 anos. Segundo o estudo "Happy Kids: Aplicações Seguras e Benéficas …

Abstenção galopante alastra-se à faixa dos 30-44 anos

A abstenção aumentou de forma galopante em Portugal, dos 8,1% em 1975 para os 44,2% nas legislativas de 2015, e a tendência está a alastrar das gerações mais jovens para a faixa dos 30 aos …

Descida da propina vai retirar bolsas a alunos carenciados. Medida "demagógica e perversa"

A descida do valor máximo da propina poderá significar o fim da bolsa para muitos alunos carenciados, alertou o reitor da Universidade Nova de Lisboa, que considera a medida ''demagógica e perversa''. Segundo a proposta de …

Hugo Abreu caiu da viatura e “não se mexeu mais”. Instrutor dos comandos viu e ignorou

Rodrigo Seco afirmou que, no decurso da Prova Zero, os dois instrutores desvalorizaram os sintomas de mal-estar, sinais de cansaço e ignoraram os vários pedidos dos instruendos para que pudessem beber água. Um dos instruendos do …

Nunes da Fonseca é o novo Chefe do Estado-Maior do Exército

O tenente-general José Nunes da Fonseca é o escolhido para suceder ao general Rovisco Duarte como Chefe do Estado-Maior do Exército. Rovisco Duarte demitiu-se no âmbito do caso do roubo de armas em Tancos. O nome …

Raspadinha rende mais de 100 milhões à Segurança Social

No próximo ano, a Segurança Social vai receber um montante na ordem dos 225 milhões provenientes dos jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. A Segurança Social irá receber, no próximo ano, cerca de 225 …