Os espectadores dos festivais de música em Portugal são mais mulheres do que homens, têm entre 17 e 20 anos, são solteiros, estudantes, e compram passes para os eventos, escolhidos por causa do cartaz, segundo um estudo agora divulgado.
O estudo sobre o perfil do festivaleiro português foi desenvolvido pela organização do Talkfest, o fórum sobre os festivais de música que terminou no sábado em Lisboa, a partir de um inquérito feito pela Internet.
Com base nas 426 respostas obtidas, o estudo revela que 57% dos frequentadores dos festivais são mulheres e 43% são homens, a maioria estudantes, entre os 17 e os 20 anos (30,6%), que vão aos festivais acompanhados de amigos (80%) e que compram mais passes do que bilhetes diários.
O festival de preferência (27%) dos inquiridos é o Optimus Alive, seguido do Vodafone Paredes de Coura (15%) e do Super Bock Super Rock (14%).
“89% do público apresenta um nível de satisfação grande relativo ao festival preferido”, lê-se no estudo divulgado pelo Talkfest.
Como escolhemos os festivais?
As principais razões que levam os espectadores a escolher um festival é o cartaz (48%) e o seu “caráter único” (28%), mas valorizam também a relação entre o preço dos bilhetes e as bandas e a segurança no recinto.
A maioria (76%) não gasta dinheiro com o alojamento, mas a ter de o fazer, opta pelo campismo (42%) ou pela casa dos amigos e família (24%).
Mais de 50% dos festivaleiros “aproveita o festival para fazer outras atividades, incidindo no simples passeio e na visita ao património”, referem.
As redes sociais são o principal meio onde os espectadores encontram informação sobre os festivais de interesse. As empresas de telecomunicações Optimus, Vodafone e Meo – que investem nos festivais de verão – são as marcas mais recordadas pelos festivaleiros.
Este foi o primeiro estudo que a organização do Talkfest realizou e que pretende que seja anual. O Talkfest é uma iniciativa do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).
/Lusa