“Mulher de Chapéu Vermelho” de Miró vendida em leilão por mais de 24 milhões de euros

Neill Hall / EPA

“Femme au chapeau rouge”, de Miro, vendida em leilão pela Sotheby’s

A pintura do artista espanhol Joan Miró “Mulher de Chapéu Vermelho” foi na terça-feira vendida por mais de 24,5 milhões de euros num leilão que decorreu na plataforma da Sotheby’s.

De acordo com a página na plataforma da Sotheby’s na qual decorreu o leilão, consultada pela agência Lusa, a pintura, datada de 1927, foi arrebatada por 22.302.140 libras (mais de 24,5 milhões de euros).

No quadro, considerado uma das “pinturas oníricas” do pintor catalão, é possível vislumbrar o azul intenso e lumínico, que Miró considerou como a cor dos seus sonhos, inspirado pelos dias que passou a observar o céu da Catalunha.

A pintura, que chegou a ser detida pelo escultor e pintor norte-americano Alexander Calder, já esteve exposta em Nova Iorque, Massachusetts, Houston e Miami, nos Estados Unidos (EUA), explicitou a informação disponível na Sotheby’s.

Na segunda-feira foi publicado em Diário da República de Portugal o despacho de classificação das 85 obras de Miró, que são propriedade do Estado, como conjunto de bens de interesse público. A classificação visa os 85 trabalhos provenientes da coleção do antigo Banco Português de Negócios, depositados na Fundação de Serralves, no Porto.

A portaria reconhece a lógica de coleção a este conjunto, em termos de manifestação da produção artística de Miró, destacando-o como “conjunto heterogéneo de criações realizadas ao longo de seis décadas, com recurso a diversos materiais, técnicas e suportes, incluindo, entre outros, óleos, aguarelas, desenhos, colagens e peças escultóricas, representando uma extensa e variada amostragem da obra do artista catalão”.

“Desta forma este grupo de peças pode ser visto como uma autêntica coleção, com o elevado número de trabalhos a contribuir tanto para o seu impacto artístico, como para a sua importância enquanto documento para a compreensão dos métodos e investigações plásticas de Miró”, aponta o diploma.

O despacho de classificação sublinha que “assim se devem entender não apenas as peças mais notáveis, tais como ‘A Bailarina’ (1924), ‘La Fornarina’ (1929), ‘Signos e Figurações’ (1935), ‘Canto dos Pássaros de Outono’ (1937), ‘Mulher e Pássaro’ (1959), ‘Personagens e Pássaros na Noite’ (1963), ou, por exemplo, a série de tecelagens (Sobreteixins) de 1972-73, mas igualmente as restantes obras, incluindo aquelas de menor relevo, que contribuem para uma melhor compreensão das ligações entre períodos artísticos na obra de Joan Miró”.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ok, eu se tivesse aquele quadro em casa, agradeceria a quem o quisesse levar, para desocupar espaço e para não ter de olhar para uma coisa que tão feia (opinião pessoal, para quem não percebeu).
    O quadro é uma banalidade. Se estivesse pendurado numa loja “chinês”, na secção do papel de parede, era um daqueles quadros que passava rapidamente à frente para ver se encontrava alguma coisa menos feia! Julgo que qualquer pintor medíocre poderia fazer uma reprodução deste quadro, ou pintar quadros no mesmo “estilo”. Assim, não percebo o que valoriza tanto este quadro (assumindo que há mais qualquer coisa para além da especulação “artística”).
    Não há nada neste quadro que consiga apreciar. Nem uma técnica apurada e difícil de atingir, nem uma estética apelativa, nem uma ideia de grande imaginação, nem o desenho, nem a cor, nada!
    Apenas uma coisa boa: é uma grande anedota! Fartei de me rir, principalmente lendo o texto da notícia e a descrição do vislumbrar do azul intenso e lumínico, inspirado pelos dias passados a observar o céu da Catalunha! Hahahahahaha

RESPONDER

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Itália | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …

Já pode ajudar a NASA a batizar o manequim que vai até à Lua

A agência espacial norte-americana está a pedir ajuda para batizar o "Moonikin", o manequim que vai a bordo da nave Orion, durante a missão lunar Artemis I, ainda este ano. Quando a nave espacial Orion, da …

Portugal em Europeus: as últimas três derrotas foram (todas) contra a Alemanha

Em 90 minutos, Portugal não era derrotado numa fase final de um Europeu desde a estreia no Europeu 2012. Recorde as seleções que bateram Portugal, até agora. "Já não posso ver os franceses à frente". Esta …

Spotify lança Greenroom (e abre concorrência ao Clubhouse)

O Spotify lançou na quarta-feira, dia 16 de junho, uma app de conversas por áudio em direto chamada Greenroom, uma resposta do gigante sueco de streaming de música à popular plataforma Clubhouse. O Greenroom permite que …

"Médicos de árvores" em Singapura ajudam a preservar os seus pacientes gigantes

Arboristas como Eric Ong são responsáveis pelo bem-estar das milhares de árvores em Singapura. O seu trabalho é essencial para a preservação da natureza. A Singapura é uma cidade-estado insular situada ao sul da Malásia, com …

Novo primeiro-ministro de Israel dá 14 dias a Netanyahu para deixar residência oficial

O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Benet, deu duas semanas ao antecessor Benjamin Netanyahu para abandonar a residência oficial do chefe de Governo, em Jerusalém, segundo adianta hoje a imprensa local. Benet terá enviado na sexta-feira …

Ponte inca com mais de 500 anos é reconstruída após cair durante a pandemia

Peruanos da comunidade Huinchiri, localizada na região de Cusco, estão a reconstruir uma ponte inca com 500 anos. Esta foi feita a partir de técnicas tradicionais de tecelagem para criar uma passagem sob o Rio …

Portugal 2-4 Alemanha | Reality check ao plano do engenheiro

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, caiu hoje para o terceiro lugar do Grupo F do Euro2020, ao perder por 4-2 com a Alemanha, em encontro da segunda jornada, disputado no Allianz Arena, …

Pandemia mostrou “falta de proteção das mulheres”

A pandemia de covid-19 mostrou “a vulnerabilidade e a falta de proteção das mulheres e quão pouco as sociedades se preocupam realmente em proteger elementos-chave em matéria de segurança”, considera Edit Schlaffer, diretora-executiva da Women …