Mulher esteve a água e sumo durante três semanas. Agora, tem danos cerebrais

Uma mulher pode ter danos cerebrais irreversíveis depois de beber apenas sumo e água durante três semanas. A israelita foi hospitalizada com desnutrição severa – pesava menos de 40 quilos.

A mulher, na casa dos 40 anos, tinha um grave desequilíbrio de sal por causa da dieta e há a preocupação de que ela tenha desenvolvido “danos cerebrais irreversíveis”, de acordo com a agência de notícias Mako.

O tipo específico de desequilíbrio de sal não foi divulgado. Contudo, de acordo com o jornal britânico Daily Mail, a mulher desenvolveu hiponatremia – transtorno metabólico causado por um desequilíbrio hidroeletrolítico no organismo que leva a uma concentração anormalmente baixa de sódio no sangue.

A hiponatremia pode ser causada pela ingestão excessiva de água. Quando o sódio no sangue é muito baixo, a água move-se dentro das células para equilibrar melhor a concentração de sódio. Mas este aumento na água pode fazer com que as células inchem, de acordo com o National Institutes of Health.

Esse inchaço é particularmente problemático quando ocorre nas células cerebrais. Em casos graves, o inchaço cerebral rápido pode levar ao coma e até à morte.

Embora a água potável seja vital para a saúde, a Clínica Mayo apela a que as pessoas não exagerem, pois a ingestão excessiva de água pode levar à hiponatremia. Além disso, durante atividades exigentes, como corrida de resistência, as pessoas podem querer considerar a substituição de um pouco de água por bebidas desportivas que contenham eletrólitos, o que também pode ajudar a prevenir a hiponatremia.

Nos últimos tempos, tem havido um aumento na popularidade de dietas alternativas que oferecem benefícios generosos. Mas é preciso ser cauteloso: em alguns casos, os planos não são projetados por especialistas ou não atendem os requisitos nutricionais necessários. Este caso pode exemplificar como seguir “dietas milagrosas” pode ter mais efeitos adversos do que benefícios.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Afinal o problema não é a dieta ser apenas à base de água e sumo, o que é problemático é beber muita água! Afinal os que fazem greves de fome bebem água e só ficam com sequelas irreversíveis quando a greve se prolonga exageradamente.

RESPONDER

Flores precisaram de cerca de 50 milhões de anos para se tornarem o que são hoje

As plantas com flor evoluíram há cerca de 100 milhões de anos, mas precisaram de outros 50 milhões de anos para diversificar e tornarem-se aquilo que são hoje, sugere uma equipa de investigadores. Os cientistas documentaram …

Estudo sugere que imunidade à covid-19 pode desaparecer em poucos meses

A imunidade adquirida por anticorpos após a cura da covid-19 pode desaparecer em alguns meses, o que poderá complicar o desenvolvimento de uma vacina eficaz a longo prazo, sugere um estudo britânico divulgado esta segunda-feira. "Este …

60 anos depois, já se sabe o que aconteceu aos 9 russos que desapareceram na Montanha da Morte

Passados 61 anos, o mistério da morte de nove esquiadores russos que faziam uma caminhada pelos Montes Urais, perto da chamada Montanha da Morte, foi finalmente resolvido. Em 1959, nove viajantes russos que faziam uma caminhada …

Médicos Sem Fronteiras é "institucionalmente racista", acusam atuais e ex-colaboradores

Uma declaração assinada por mil atuais e ex-funcionários revela que a Organização Não Governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) é "institucionalmente racista" e reforça o colonialismo e a supremacia branca no trabalho humanitário que pratica. Na …

Empresa culpada pela crise de opioides fez contribuições políticas após declarar falência

A Purdue Pharma, empresa culpada pela crise de opioides nos Estados Unidos, fez contribuições políticas após ter sido processada e declarado falência. Os opioides são usados para aliviar a dor, mas também provocam uma sensação exagerada …

Norte-americano morre após ir a festa para provar que a covid-19 é uma farsa

Um norte-americano de 30 anos, de San Antonio, no estado do Texas, morreu de covid-19 depois de ir a uma festa para provar que a doença era uma farsa, informou a media local. O homem foi …

Luso-canadiano quer criar 25 murais dedicados a Amália Rodrigues

Um português a residir no Canadá pretende criar uma “aldeia global virtual” das comunidades portuguesas espalhadas nos vários cantos do mundo, um projeto que envolve a colocação de 25 murais dedicados à fadista Amália Rodrigues. “O …

MP e BdP pedem manutenção de coima a Salgado no processo da compra de ações da ESFG

O Ministério Público e o Banco de Portugal pediram, esta segunda-feira, ao Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão, que mantenha a coima de 75 mil euros aplicada ao ex-presidente do BES no processo da compra …

Na luta contra a pandemia, Taiwan tinha alguns trunfos na manga (e o conflito com a China era um deles)

A resposta de Taiwan no combate à pandemia de covid-19 tem sido elogiada por profissionais de saúde pública em todo o mundo. Os conflitos geopolíticos com a China, a experiência em doenças respiratórias e a …

Autarca de Seul acusado de assédio. 500 mil pessoas contra funeral de 5 dias

O funeral do ex-presidente da Câmara de Seul, cujo corpo foi encontrado na semana passada, realizou-se esta segunda-feira, apesar da petição que contestava a utilização de fundos públicos para a cerimónia. De acordo com o jornal …