Mulher esteve a água e sumo durante três semanas. Agora, tem danos cerebrais

Uma mulher pode ter danos cerebrais irreversíveis depois de beber apenas sumo e água durante três semanas. A israelita foi hospitalizada com desnutrição severa – pesava menos de 40 quilos.

A mulher, na casa dos 40 anos, tinha um grave desequilíbrio de sal por causa da dieta e há a preocupação de que ela tenha desenvolvido “danos cerebrais irreversíveis”, de acordo com a agência de notícias Mako.

O tipo específico de desequilíbrio de sal não foi divulgado. Contudo, de acordo com o jornal britânico Daily Mail, a mulher desenvolveu hiponatremia – transtorno metabólico causado por um desequilíbrio hidroeletrolítico no organismo que leva a uma concentração anormalmente baixa de sódio no sangue.

A hiponatremia pode ser causada pela ingestão excessiva de água. Quando o sódio no sangue é muito baixo, a água move-se dentro das células para equilibrar melhor a concentração de sódio. Mas este aumento na água pode fazer com que as células inchem, de acordo com o National Institutes of Health.

Esse inchaço é particularmente problemático quando ocorre nas células cerebrais. Em casos graves, o inchaço cerebral rápido pode levar ao coma e até à morte.

Embora a água potável seja vital para a saúde, a Clínica Mayo apela a que as pessoas não exagerem, pois a ingestão excessiva de água pode levar à hiponatremia. Além disso, durante atividades exigentes, como corrida de resistência, as pessoas podem querer considerar a substituição de um pouco de água por bebidas desportivas que contenham eletrólitos, o que também pode ajudar a prevenir a hiponatremia.

Nos últimos tempos, tem havido um aumento na popularidade de dietas alternativas que oferecem benefícios generosos. Mas é preciso ser cauteloso: em alguns casos, os planos não são projetados por especialistas ou não atendem os requisitos nutricionais necessários. Este caso pode exemplificar como seguir “dietas milagrosas” pode ter mais efeitos adversos do que benefícios.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Afinal o problema não é a dieta ser apenas à base de água e sumo, o que é problemático é beber muita água! Afinal os que fazem greves de fome bebem água e só ficam com sequelas irreversíveis quando a greve se prolonga exageradamente.

RESPONDER

Rússia bate recordes de infeções diárias. Em Itália, o número de mortes voltou a diminuir

Há três dias consecutivas que o número de novos casos bate recordes de crescimento na Rússia. Já em Itália, o número de mortes voltou a diminuir esta quarta-feira. Pelo terceiro dia consecutivo, o crescimento de número …

Governo prepara apoios aos media "à medida das televisões"

O Governo está a preparar medidas de apoio aos meios de comunicação social, gravemente afetados pela crise causada pela pandemia de Covid-19. Contudo, como considerou o administrador da Global Media Group, Afonso Camões, citado pelo Dinheiro Vivo, tudo …

Archewell. Harry e Meghan registam a sua nova marca

O príncipe Harry e Meghan Markle registaram a sua nova marca, uma fundação sem fins lucrativos chamada Archewell. De acordo com o jornal britânico The Guardian, que cita registos datados de 3 de março, a marca …

Libertação de reclusos. Esquerda ao lado do Governo garante aprovação

PSD, CDS-PP, PAN e Iniciativa Liberal manifestaram reservas ao diploma que prevê a concessão de indultos e antecipação do fim das penas para reclusos que tenham cometido crimes pouco graves. A proposta do Governo que cria …

Galp anuncia cortes de 500 milhões de euros por ano devido à pandemia

A Galp Energia decidiu cortar mais de 500 milhões de euros por ano dos seus custos operacionais e investimentos para 2020 e 2021, visando fazer face ao impacto da pandemia de Covid-19 na procura de …

Bombeiros de Beja admitem recusar transportar suspeitos e doentes

As 15 corporações de bombeiros do distrito de Beja admitem recusar transportar utentes suspeitos e doentes com covid-19 por falta de condições e apoios. As 15 corporações de bombeiros do distrito de Beja referem que, "por …

Ministra sul-africana suspensa por violar medidas de contenção

A ministra das Comunicações sul-africana, Stella Ndabeni-Abrahams, foi suspensa depois de ter sido apanhada em flagrante desobediência numa fotografia publicada no Instagram, onde é vista a almoçar com outras cinco pessoas. O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, anunciou …

Suécia já tem acordo para impor medidas restritivas (mas ainda não está convencida)

A Suécia vai recuar na sua abordagem light à covid-19 e prepara-se para aplicar medidas restritivas. Os partidos já chegaram a acordo, mas o Governo não tem planos para usar já os novos poderes. Os partidos …

Bernie Sanders desiste da candidatura à Casa Branca

Bernie Sanders desistiu da corrida à nomeação para as eleições presidenciais de 2020 nos Estados Unidos, abrindo assim o caminho para que Joe Biden venha a competir com Donald Trump. Bernie Sanders desistiu da candidatura à …

Se o turismo contrair 25%, a economia portuguesa recua 2,9%

Em Portugal, o setor do turismo tem um peso de 11,3% no PIB. Com o setor fechado, o impacto no crescimento português será significativo. Uma redução de 25% na atividade turística, quer do turismo de visitantes …