Mulher esteve a água e sumo durante três semanas. Agora, tem danos cerebrais

Uma mulher pode ter danos cerebrais irreversíveis depois de beber apenas sumo e água durante três semanas. A israelita foi hospitalizada com desnutrição severa – pesava menos de 40 quilos.

A mulher, na casa dos 40 anos, tinha um grave desequilíbrio de sal por causa da dieta e há a preocupação de que ela tenha desenvolvido “danos cerebrais irreversíveis”, de acordo com a agência de notícias Mako.

O tipo específico de desequilíbrio de sal não foi divulgado. Contudo, de acordo com o jornal britânico Daily Mail, a mulher desenvolveu hiponatremia – transtorno metabólico causado por um desequilíbrio hidroeletrolítico no organismo que leva a uma concentração anormalmente baixa de sódio no sangue.

A hiponatremia pode ser causada pela ingestão excessiva de água. Quando o sódio no sangue é muito baixo, a água move-se dentro das células para equilibrar melhor a concentração de sódio. Mas este aumento na água pode fazer com que as células inchem, de acordo com o National Institutes of Health.

Esse inchaço é particularmente problemático quando ocorre nas células cerebrais. Em casos graves, o inchaço cerebral rápido pode levar ao coma e até à morte.

Embora a água potável seja vital para a saúde, a Clínica Mayo apela a que as pessoas não exagerem, pois a ingestão excessiva de água pode levar à hiponatremia. Além disso, durante atividades exigentes, como corrida de resistência, as pessoas podem querer considerar a substituição de um pouco de água por bebidas desportivas que contenham eletrólitos, o que também pode ajudar a prevenir a hiponatremia.

Nos últimos tempos, tem havido um aumento na popularidade de dietas alternativas que oferecem benefícios generosos. Mas é preciso ser cauteloso: em alguns casos, os planos não são projetados por especialistas ou não atendem os requisitos nutricionais necessários. Este caso pode exemplificar como seguir “dietas milagrosas” pode ter mais efeitos adversos do que benefícios.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Afinal o problema não é a dieta ser apenas à base de água e sumo, o que é problemático é beber muita água! Afinal os que fazem greves de fome bebem água e só ficam com sequelas irreversíveis quando a greve se prolonga exageradamente.

RESPONDER

Procuradores avançam para tribunal contra nomeações de chefias

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) está envolvido numa nova polémica, depois do concurso que culminou na indigitação de José Guerra para a Procuradoria Europeia. Segundo avança o Jornal de Notícias, este domingo, um concurso para …

A partir de segunda-feira, eletrodomésticos vão ter novas etiquetas energéticas

As organizações não-governamentais ambientalistas saúdam as novas etiquetas energéticas, que entram em vigor esta segunda-feira, mas pedem “mais atenção” ao consumidor e “maior rapidez” na reclassificação de “mais produtos”. Em comunicado, a cooligação Coolproducts, um grupo …

Depois do balde de água fria da pandemia, Israel vai ficar melhor do que nunca. Tudo pelos turistas

Israel está fechado em casa e viajar para este país não faz parte dos planos de muitas pessoas. No entanto, este período de acalmia pode mesmo ser o melhor momento para planear uma viagem - …

Menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais e menos 151 mil cirurgias em 2020

No ano em que a pandemia chegou a Portugal, houve menos 151 mil cirurgias e menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais públicos. A covid-19, que chegou a Portugal a 2 de março de 2020, obrigou …

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …