Caso de mulher que abandonou cão recém-nascido em contentor do lixo vai a tribunal

1

O cão recém-nascido foi encontrado, esta segunda-feira, dentro de um saco de plástico, ainda com vida, num contentor do lixo, em Alcains, no concelho de Castelo Branco.

A GNR identificou uma mulher de 63 anos pela prática de crime de abandono de animal de companhia no concelho de Castelo Branco, anunciou, esta quinta-feira, o Comando Territorial de Castelo Branco.

Em comunicado, a GNR adianta que o caso ocorreu esta segunda-feira, em Alcains, e que a identificação da mulher foi feita através do Núcleo de Proteção Ambiental de Castelo Branco.

“Na sequência de um alerta por um popular, de que se encontrava um cachorro, ainda com vida, num contentor do lixo, os militares deslocaram-se de imediato ao local e verificaram que se encontrava um cão, recém-nascido, dentro de um saco de plástico, no interior do referido contentor”, lê-se na nota.

O animal foi recolhido para o Centro de Recolha Municipal de Castelo Branco, após contactado o médico veterinário municipal, e encontra-se a recuperar e a receber os necessários cuidados veterinários e sanitários.

A suspeita foi identificada, tendo os factos sido remetidos ao Tribunal Judicial de Castelo Branco.

Recorde-se que, a partir do final deste mês, os donos dos cães, gatos e furões vão ter de pagar 2,50 euros quando fizerem o registo obrigatório no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC).

De acordo com a portaria publicada em Diário da República, o SIAC tem como objetivo “desenvolver normas de prevenção do abandono animal e de promoção da detenção responsável, englobando, entre outras obrigações, a identificação e o registo dos animais de companhia”.

Quem não registar os animais pode ser condenado a pagar uma multa entre os 50 e os 3.740 euros ou de 44.890 euros (se for pessoa coletiva) podendo ainda ficar sem os animais, que passarão para o Estado.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.