“Muitos chineses” combatem na Ucrânia pelo lado de Putin, alerta Zelenskyy

Xinhua / EPA

O presidente chinês Xi Jinping e o presidente russo Vladimir Putin

Depois da Coreia do Norte, também a China terá enviado soldados para combater no conflito na Ucrânia. Investigação está em curso. 

Esta terça feira, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy garantiu que a Ucrânia capturou 2 cidadãos chineses que lutavam contra o exército ucraniano em Donetsk.

Na rede social X, o presidente ucraniano deixou um vídeo de um dos soldados capturados, e garante que “foram encontrados na sua posse documentos de identificação, cartões bancários e dados pessoais” que confirmam a sua origem chinesa.

Zelesnkyy diz ainda que a Ucrânia tem “informações que sugerem que há muito mais cidadãos chineses nas unidades do ocupante do que apenas estes dois. Estamos atualmente a verificar todos os factos — os serviços secretos, o Serviço de Segurança da Ucrânia e as unidades relevantes das Forças Armadas estão a trabalhar nisso”.

A confirmar-se o envolvimento chinês na guerra pelo lado russo, escreve o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano Andrii Sybiha no X, isso “põe em causa a posição declarada da China a favor da paz e minam a credibilidade de Pequim como membro permanente responsável do Conselho de Segurança da ONU“.

O ministro avança ainda que o encarregado de negócios da China na Ucrânia já foi convocado para fornecer explicações ao Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O presidente ucraniano assegura que o envolvimento chinês é “um sinal claro de que Putin vai fazer tudo menos acabar com a guerra”.

A China tem sido um aliado político e económico de Moscovo, relembra a France24, mas nunca houve informação sobre o seu envolvimento no conflito armado.

Mas NATO chegou mesmo a apelidar este verão Pequim de “facilitador decisivo” na guerra da Ucrânia, segundo noticiava o The Guardian. A Aliança Transatlântica mostrou na altura “profunda preocupação” pelos laços amistosos entre Xi Jinping e Vladimir Putin.

Por outro lado, a Coreia do Norte está declaradamente envolvida na investida armada contra a Ucrânia, encontrado-se milhares dos seus soldados no terreno. Putin chegou mesmo a pedir o envolvimento dos norte-coreanos nas negociações de paz, que até agora ainda não chegaram a conclusões definitivas.

“Os norte-coreanos lutaram contra nós na região de Kursk, os chineses estão a lutar no território da Ucrânia. Penso que este é um ponto importante que temos de discutir com os nossos parceiros, penso que com urgência”, garantiu esta terça feira Zelenslyy numa conferência de imprensa.

Carolina Bastos Pereira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.