Mudanças nas placas tectónicas ameaçam sismo como o de 2011 no Japão

Metropolitan Museum of Art / Wikimedia

Debaixo da Onda de Kanagawa, ilustração de Katsushika Hokusai, 1823

Debaixo da Onda de Kanagawa, ilustração de Katsushika Hokusai, 1823

Cientistas japoneses advertiram para uma mudança no padrão do movimento das placas tectónicas do Japão completamente diferente do do período anterior ao devastador terramoto de 2011, alertando para o risco de ocorrência de sismos similares.

Investigadores da Autoridade de Informação Geoespacial (GSI), sob a tutela do Ministério dos Transportes e Infraestruturas, dizem que as placas tectónicas do país asiático e arredores se encontram em constante movimento, informou a NHK.

Os especialistas acreditam que duas placas situadas junto às costas do nordeste do país, na área onde ocorreu o terramoto de 11 de março de 2011, deslizaram mais de 20 metros.

Hisashi Suito, chefe da divisão de investigação da deformação da crosta (terrestre) da GSI, declarou à cadeia televisiva japonesa que embora se pressuponha que a probabilidade de ocorrência de um novo terramoto deveria diminuir, não crê que assim seja.

Após examinar a atividade sob o mar, observaram que uma das placas se moveu 95 centímetros em direção a leste, perto da península de Oshika, na província de Miyagi, que se afundou 120 centímetros com o terramoto e elevou-se 39 desde então.

O investigador adverte sobre a necessidade de alerta para a ocorrência de um sismo idêntico ao de 11 de março de 2011, que desencadeou um tsunami que devastou a costa de Tohoku e deixou aproximadamente 18 mil mortos e desaparecidos.

O mapa abaixo apresenta a localização dos sismos de 11 de março de 2011 em Sendai. A magnitude de cada tremor de terra é representada pela dimensão do círculo.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Festas ilegais aumentaram nos últimos 15 dias. PSP já deixa avisos para a Páscoa

Numa altura em que a população já está confinada há mais de um mês, a tendência é cada vez mais para sair de casa e procurar algum contacto social. Por isso mesmo, a PSP já …

Pediatras pedem reabertura urgente das escolas. Professores querem ser consultados na elaboração do plano

A Sociedade Portuguesa de Pediatria defende a reabertura urgente das escolas especialmente o ensino pré-escolar e nos 1º e 2º ciclos do ensino básico, chamando a atenção para as consequências do fecho no desenvolvimento das …

Ventura propõe tirar subvenções a políticos condenados a mais de três anos de prisão

O deputado único do Chega entregou esta terça-feira no parlamento um projeto de lei para retirar, incluindo retroativamente, as subvenções vitalícias a ex-titulares de cargos políticos condenados por crimes "com pena de prisão superior a …

PGR analisa carta que culpa o Governo por "borla fiscal" à EDP na venda de barragens

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) está a analisar uma carta do Movimento Terra de Miranda que questiona a autorização dada pelo Governo à venda de seis barragens transmontanas por parte da …

Biden prevê vacinas para todos os adultos antes do fim de maio

Joe Biden assegura que até maio o país terá vacinas suficientes contra o covid para todos os adultos do país, dois meses antes do previsto. O presidente do EUA anunciou que até ao final de maio …

Pandemia não é “uma competição ou um concurso de beleza entre países”

O presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), Durão Barroso, defende que o processo de vacinação mundial contra a covid-19 não deve ser “uma competição ou um concurso de beleza entre países” e lança …

Sarkozy admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos

O ex-Presidente francês admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos contra a sua condenação a três anos de detenção, um em prisão efetiva, por corrupção e tráfico de influência. Numa entrevista ao jornal Le Figaro, …

Apoio à família vai ser alargado a mais pais em teletrabalho. Tudo graças à oposição

Esta quarta-feira, vai subir a plenário o texto final que altera o apoio excecional à família para que chegue a mais portugueses. O alargamento do universo de potenciais beneficiários está no horizonte, nomeadamente com a …

"Espiar, atacar, reprimir". Militares em Myanmar usam tecnologia ocidental para enfraquecer manifestantes

Durante quase 50 anos de ditadura militar, os generais birmaneses usavam "ferramentas totalitárias" arcaicas. Agora, os militares que tomaram o poder em Myanmar têm "um arsenal muito mais sofisticado à sua disposição" Desde que o golpe …

Da "obsessão por cargos" à "subserviência ao PS". Críticos internos do BE descarregam na direção

A convenção do Bloco de Esquerda está marcada para os dias 22 e 23 de maio e os grupos críticos da direção do partido já têm preparada uma extensa lista de críticas. De acordo com o …