Mudanças nas placas tectónicas ameaçam sismo como o de 2011 no Japão

Metropolitan Museum of Art / Wikimedia

Debaixo da Onda de Kanagawa, ilustração de Katsushika Hokusai, 1823

Debaixo da Onda de Kanagawa, ilustração de Katsushika Hokusai, 1823

Cientistas japoneses advertiram para uma mudança no padrão do movimento das placas tectónicas do Japão completamente diferente do do período anterior ao devastador terramoto de 2011, alertando para o risco de ocorrência de sismos similares.

Investigadores da Autoridade de Informação Geoespacial (GSI), sob a tutela do Ministério dos Transportes e Infraestruturas, dizem que as placas tectónicas do país asiático e arredores se encontram em constante movimento, informou a NHK.

Os especialistas acreditam que duas placas situadas junto às costas do nordeste do país, na área onde ocorreu o terramoto de 11 de março de 2011, deslizaram mais de 20 metros.

Hisashi Suito, chefe da divisão de investigação da deformação da crosta (terrestre) da GSI, declarou à cadeia televisiva japonesa que embora se pressuponha que a probabilidade de ocorrência de um novo terramoto deveria diminuir, não crê que assim seja.

Após examinar a atividade sob o mar, observaram que uma das placas se moveu 95 centímetros em direção a leste, perto da península de Oshika, na província de Miyagi, que se afundou 120 centímetros com o terramoto e elevou-se 39 desde então.

O investigador adverte sobre a necessidade de alerta para a ocorrência de um sismo idêntico ao de 11 de março de 2011, que desencadeou um tsunami que devastou a costa de Tohoku e deixou aproximadamente 18 mil mortos e desaparecidos.

O mapa abaixo apresenta a localização dos sismos de 11 de março de 2011 em Sendai. A magnitude de cada tremor de terra é representada pela dimensão do círculo.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Palavra “mulher” já tem nova definição

O dicionário online Priberam e o canal de televisão FOX Life uniram-se para desafiar os portugueses a participar na revisão do significado da palavra "mulher". Três semanas depois, apresentam-nos o resultado. Esta terça-feira, o dicionário online …

EUA emitem alerta sobre "ataques sónicos" na China

Esta quarta-feira, a embaixada norte-americana na China emitiu uma alerta após um funcionário do Governo ter sofrido uma lesão cerebral. A embaixada norte-americana na China emitiu um alerta depois de um funcionário ter sofrido uma lesão …

Descobertas 481 moedas romanas dos séculos I ao III em Braga

Um museu em Braga descobriu 481 moedas romanas datadas do século I ao século III que permitem perceber o circuito de comércio no Mediterrâneo na época do Império Romano. Esta quarta-feira, o Museu Pio XII, em …

José Manuel Coelho condenado a ano e meio de prisão domiciliária

O deputado do PTP/Madeira foi, esta quarta-feira, condenado a um ano e seis meses de prisão domiciliária pela prática de vários crimes de difamação e de divulgação de fotografias ilícitas. José Manuel Coelho foi julgado na …

Maternidade só deixa mãe ver as filhas recém-nascidas depois de pagarem a conta

Uma mãe esperou cinco dias para ver as suas filhas recém-nascidas porque não tinha dinheiro para pagar as despesas médicas. Juliana Logbo esperou cinco dias depois do parto para ver as suas filhas gémeas e recém-nascidas …

Novo escândalo de abusos sexuais no Chile leva à suspensão de 14 sacerdotes

A diocese da cidade chilena de Rancagua anunciou, esta terça-feira, a suspensão de 14 sacerdotes implicados num novo escândalo de abusos sexuais sobre jovens e menores. "Estes padres cometeram atos que podem constituir crimes nos domínios …

94% das universitárias de Coimbra já foram alvo de assédio sexual

Um estudo realizado pela UMAR Coimbra sobre a violência sexual em contexto académico revela que 94,1% das mulheres inquiridas já foram alvo de assédio sexual, 21,7% de coerção sexual e 12,3% reportaram já terem sido …

Israel admite: o famigerado F-35 já se estreou em combate

A força aérea israelita admitiu ter usado, pela primeira vez, o poderoso caça bombardeiro numa ação de combate contra dois tanques, numa missão recente. Um dos aviões de combate mais avançados do mundo, o novo caça-bombardeiro …

Proposta do PS sobre a habitação suspende despejos já em curso

O PS avançou com uma proposta de alteração ao seu próprio projeto. A medida abrange inquilinos com mais de 65 anos ou com grau de incapacidade igual ou superior a 60% desde que residam há …

Função Pública vai ter aumentos em 2019 (mas não nos salários)

O ministro das Finanças referiu, esta quarta-feira, no Parlamento, que os funcionários públicos vão ter aumentos em 2019, através da "via do descongelamento de carreiras". Mas sobre um eventual aumento dos salários não se pronunciou. "Todos …