Mubarak e os filhos condenados a três anos de prisão por corrupção

World Economic Forum / Wikimedia

Muhammad Hosni Mubarak, ex-presidente do Egipto

Muhammad Hosni Mubarak, ex-presidente do Egipto

Um tribunal egípcio condenou este sábado o ex-presidente Hosni Mubarak e os dois filhos a três anos de prisão por corrupção, noticia a agência France Presse.

Hosni Mubarak e os filhos Allaa e Gamal foram presentes a tribunal numa cela, usando fatos e óculos escuros.

Os advogados do ex-presidente podem recorrer do veredicto.

Já havia uma condenação anterior pelas mesmas acusações, mas um tribunal de recurso anulou a sentença e determinou a realização de novo julgamento.

Não ficou logo claro se a sentença considera o tempo já passado na prisão. Os três arguidos foram presos em 2011, meses depois de Mubarak ter sido deposto por um levantamento popular, após décadas no poder.

Mubarak acenou aos seus apoiantes nas bancadas antes de o juiz ler a sentença.

Foram também multados em 125 milhões de libras (171,9 milhões de euros), a quantia que foram acusados de desviar de fundos para a manutenção de palácios presidenciais.

Têm também de devolver 21 milhões de libras (28,8 milhões de euros), determinou o tribunal.

Mubarak vai voltar ao hospital militar do Cairo, onde tem passado muito tempo desde a detenção.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Londres. Polícia utiliza câmaras com sistema de reconhecimento facial para procurar criminosos

A tecnologia é cada vez mais utilizada pelas autoridades para a aplicação da lei. Na cidade de Londres, no Reino Unido, foram recentemente instaladas câmaras de reconhecimento facial que permitem às forças de segurança reconhecer …

Coronavírus. EUA pedem mais transparência ao Governo chinês

O secretário da Saúde dos EUA, Alex Azar, pediu hoje ao Governo chinês maior "transparência" na gestão da epidemia do novo coronavírus, que já provocou mais de cem mortes na China. “Dissemos à China que mais …

"Amigo" de António Joaquim entregou carta ao tribunal a dizer que viu Luís Grilo a ser morto

Há uma carta que pode baralhar a investigação do caso da morte do triatleta Luís Grilo cuja viúva, Rosa Grilo, é a principal suspeita de o ter assassinado. Um homem que alega ser "amigo" de …

Sismo de magnitude 7,7 entre Cuba e Jamaica lança alerta de tsunami

Um terramoto de magnitude 7,7 fez-se sentir esta terça-feira em Cuba e na Jamaica. Os países estão agora em alerta de tsunami, que também se estende às Ilhas Caimão. Esta terça-feira foi detetado um terramoto de …

"Apagaram um continente". Ativista do Uganda foi eliminada de fotografia com Greta Thunberg

Vanessa Nakate, uma ativista do Uganda, posou com outras quatro ativistas pelo clima, incluindo a sueca Greta Thunberg, para uma fotografia em Davos, na Suíça. Porém, a agência de notícias Associated Press (AP) cortou Vanessa …

PSD assegura que sem contrapartidas proposta de redução do IVA da eletricidade "não será votada"

O deputado do PSD Duarte Pacheco assegurou hoje que a proposta do partido para reduzir o IVA da eletricidade para consumo doméstico "não será votada" se não lhe estiver associada qualquer contrapartida de compensação da …

Português nos EUA queixa-se de roubo de raspadinha de 4 milhões de dólares

Imigrante pensava que o bilhete só valia quatro mil euros e alega ter sido enganado por duas mulheres. Um português imigrante em New Bedford, Estados Unidos, queixa-se em tribunal de ser vítima de um "esquema de …

Diego Miranda é o primeiro português a atuar no palco principal do Tomorrowland

Diego Miranda vai ser o primeiro DJ português a atuar no palco principal do festival de música eletrónica Tomorrowland. Este será a quinta presença consecutiva do artista. O DJ e produtor Diego Miranda vai ser o …

Bruno Fernandes assina pelo Manchester United. Sporting pode encaixar 80 milhões de euros

Bruno Fernandes assinou pelo Manchester United e viaja para Inglaterra esta quarta-feira. O Sporting recebe 55 milhões de euros a pronto, com o negócio a poder atingir os 80 milhões mediante o cumprimento de certos …

China ultrapassa a Rússia e torna-se o segundo maior vendedor de armas do mundo

A China tornou-se, em 2017, o segundo maior exportador mundial de armas, de acordo com um novo relatório do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI), publicado na segunda-feira. O país ultrapassou …