Mistério do tomate desaparecido da EEI finalmente resolvido

2

NASA

Projeto Veg-05: Astronauta cultiva vegetais na Estação Espacial Internacional

O caso do tomate-cereja desaparecido na experiência Veg-05 da NASA, um projeto que explora o crescimento de frutos e vegetais no Espaço, foi finalmente resolvido, pondo um fim divertido a um enigma de oito meses.

O projeto Veg-05, uma iniciativa que visa a produção contínua de alimentos frescos no Espaço, deparou-se com uma reviravolta inesperada quando um tomate colhido desapareceu em março.

Este tomate, que fazia parte de um estudo sobre o cultivo de frutas e legumes nas condições únicas do Espaço, acabou por ser descoberto, como revelou a astronauta da NASA Jasmin Moghbeli durante uma transmissão em direto no dia 6 de dezembro.

Segundo o Gizmodo a resolução deste mistério ocorreu durante a celebração do 25.º aniversário da Estação Espacial Internacional (EEI).

“O nosso bom amigo Frank Rubio, que regressou a casa [a 27 de setembro], foi acusado durante algum tempo de ter comido o tomate. Mas podemos ilibá-lo. Encontrámos o tomate”, disse Moghbeli, durante um livestream transmitido a partir da EEI.

O projeto Veg-05 tinha como objetivo expandir a agricultura no Espaço, incluindo o tomate na sua investigação. O estudo explorou a forma como as variações na iluminação e nos fertilizantes afetam o crescimento, a segurança e o valor nutricional destes tomates.

Além disso, a investigação averiguou de que forma os produtos frescos poderiam influenciar positivamente as preferências gustativas e a saúde mental da tripulação no ambiente único do Espaço. No entanto, as preocupações com uma potencial contaminação por fungos levaram a NASA a aconselhar os astronautas a não consumirem as amostras de tomate armazenadas em sacos Ziploc.

O mistério do tomate desaparecido veio à tona a 13 de setembro, durante um evento comemorativo do primeiro ano de permanência de Rubio em órbita.

Rubio, que passou um recorde de 371 dias no Espaço devido a uma avaria na nave russa Soyuz, lamentou a perda da sua quota-parte de tomate, que tinha flutuado antes de ele a poder saborear.

“Passei tantas horas à procura daquela coisa. Tenho a certeza de que o tomate desidratado vai aparecer em algum momento e justificar-me, daqui a uns anos”, brincou Rubio.

Ao regressar à Terra, em outubro, Rubio partilhou a sua especulação sobre o destino do tomate, sugerindo que provavelmente encolheu devido à baixa humidade da estação e terá sido inadvertidamente descartado.

Embora possa parecer invulgar que um tomate desapareça na EEI, ela proporciona inúmeros esconderijos para pequenos objetos.

ZAP //

2 Comments

  1. E onde estava o tomate? Eu segui o link para o Gizmo e eles tb não dizem, mas têm um video da dita transmissão onde supostamente é dito onde estava o tomate.
    Mas vocês não puseram o dito video.
    Não vos faz confusão? Pois devia.

    • Caro leitor,
      Obrigado pelo reparo.
      Conforme referimos no penúltimo parágrafo do texto, o tomate “provavelmente encolheu devido à baixa humidade da estação” e terá sido inadvertidamente descartado.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.