Ministério Público investiga bancários suspeitos de encobrirem lavagem de dinheiro de clientes

O Ministério Público (MP) está a investigar várias entidades bancárias suspeitas de estar a encobrir clientes em crimes de branqueamento de capitais.

O Jornal de Notícias avança esta quarta-feira que os bancários estarão a fracionar depósitos elevados em numerário por várias contas, evitando assim a notificação obrigatório ao Ministério Público (MP) e à Unidade de Informação Financeira (UIF) da Polícia Judiciária (PJ).

Os bancários não estarão a comunicar às autoridades os valores em causa e a identificação das pessoas que realizam depósitos de elevados montantes em notas. Em causa estão duas dependências bancárias, no Grande Porto e em Braga, que terão aceite dinheiro de empresários chineses de Vila do Conde.

Segundo o JN, os depósitos de empresários de Vila do Conde foram detetados, tendo os movimentos sido conhecidos pelas autoridades depois de uma série de assaltos à mão armada a cidadãos chineses quando estes iam depositar dinheiro aos bancos. Cinco pessoas foram detidas que sabiam dos depósitos do dinheiro não declarado ao Fisco e planeavam os assaltos.

De acordo com a lei, que estabelece as regras de combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo, as entidades bancárias, entre outras, têm a obrigação de comunicar todos os movimentos considerados suspeitos. Assim, é obrigatória a comunicação de depósitos ou transferências suspeitas a partir dos cinco mil euros.

O JN recorda ainda que o crime de fraude fiscal será o que mais é encoberto por bancários em Portugal. Segundo o mesmo jornal, aquilo que motiva alguns bancários a colaborar com o branqueamento de capitais é a ambição profissional de atingir objetivos e de manter os clientes.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. so agora e que descobrirem, sempre ouve apropriacao, encobrimento, desvios, roubos … oregular nao inspeciona ou faz mal o seu trabalho e estes meninos nao brincam ….

    ‘E tempo de novos regulamentos rigorosos, seguranca, transparencia …

    Estamos a banalizar demais o dinheiro.

RESPONDER

PSD aprovou lei que mantém libertação de presos

Num texto conjunto com o PS, no ano passado, o PSD propôs que a vigência do regime de perdão de penas no âmbito da covid-19 terminasse "na data a fixar em lei própria". O líder do …

Exoneração de encarregado da Câmara de Lisboa congelada. Falta divulgar relatório da auditoria

A exoneração do encarregado de proteção de dados, na sequência do envio de dados de manifestantes para várias embaixadas estrangeiras, só se irá materializar caso Fernando Medina garanta a aprovação em Reunião de Câmara. O Expresso …

Antecipada vacinação de idosos e funcionários de lares por vacinar

Os idosos e funcionários dos lares que estiveram infetados há mais de três meses vão ser vacinados contra a covid-19, antecipando para metade o prazo previsto para receberem a vacina, anunciou a task force da …

Não são só os humanos. As temíveis baleias assassinas também têm amigos íntimos

As baleias assassinas têm uma vida social muito parecida com a dos humanos. A observação de 22 animais durante 10 dias mostrou que estes contam com uma complexa teia de relacionamentos, incluindo amizades íntimas. As baleias …

Estudo revela que a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus há 84 milhões de anos

Um novo estudo revelou que, há cerca de 84 milhões de anos, a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus, contrariando a teoria de que o eixo de rotação do planeta tem sido estável nos …

Famosa teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros confirmada

Usando ondulações no espaço-tempo causadas pela fusão de dois buracos negros distantes, uma equipa de cientistas conseguiu provar uma das teorias mais famosas de Stephen Hawking. A teoria da área do buraco negro, que Stephen Hawking …

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …