Movimento quer “todos à janela” pelos direitos dos trabalhadores

Movimento sugere levar “os tachos e as panelas” para as janelas para fazer um protesto ruidoso contra a “avalanche sem precedentes de ataques aos direitos dos trabalhadores”.

“Traz os tachos e as panelas a todas as janelas”. É este o mote da iniciativa que, no Facebook, convida todos os portugueses, de 13 a 17 de abril, pelas 19h00, a manifestarem-se pelos direitos dos trabalhadores.

Na rede social, o movimento responsável pela iniciativa afirma que se está a verificar “uma avalanche sem precedentes de ataques aos direitos dos trabalhadores, os que estão e estarão sempre na linha da frente no combate à pandemia”.

E dá alguns exemplos:”Lay-offs simplificados que permitem trabalhar por 2/3 do salário; despedimentos; chantagens laborais; violação sistemática das regras de saúde e segurança no trabalho; desregulamentação total dos horários e bancos de horas ilegais”.

“A solução não pode existir sem os trabalhadores e sem o respeito pelos seus direitos. Urge evitar que à crise de saúde pública se some uma profunda crise social e económica”, pode ainda ler-se na página do movimento.

“É tempo de responsabilizar a banca e os grandes empregadores, exigindo-lhes o respeito por quem trabalha. É tempo de se fazerem ouvir os que já perderam direitos, o emprego, uma parte do salário, as férias ou o subsídio de refeição. É tempo de se fazer ouvir quem trabalha”.

De acordo com a TSF, o movimento exige ainda cinco medidas: a proibição de despedimentos; a suspensão da cobrança da água, luz e telecomunicações; a suspensão das rendas habitacionais e do comércio tradicional ; a devolução do dinheiro entregue pelo Estado à Banca de forma faseada e, por último, o impedimento do uso de verbas da Segurança Social.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Uma convocatória completamente ridícula.

    Os cidadãos devem protestar nas janelas e varandas de suas casas pelo fim do infundado estado de emergência e as medidas associadas ao mesmo, bem como o fim da prisão domiciliária e a demissão do governo com a consequente exoneração do presidente da República do cargo que ocupa.

    Posto isto, devem de seguida ser convocadas as respectivas eleições legislativas e presidenciais.

  2. olá figueiredo, a nossa opinião no agora a serio é bastante similar, passa no nosso site, instagram, ou facebook, envia-nos email, gostávamos de trocar algumas ideias contigo
    agora-a-serio.pt

RESPONDER

Egípcio submeteu as três filhas a mutilação genital feminina. Agora, vai ser julgado

Um pai terá dito às três filhas que iam ser vacinadas contra a covid-19, mas, quando acordaram, tinham sido mutiladas. Um cidadão egípcio vai ser julgado por, alegadamente, ter forçado as três filhas menores a serem …

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …

Miguel Albuquerque ainda pondera candidatura a Belém

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ainda está a ponderar uma eventual candidatura à Presidência da República. O presidente do Governo Regional da Madeira e da estrutura regional do PSD, Miguel Albuquerque, disse …