Movimento de aficionados quer comprar praça de touros de Viana

frmorais / Flickr

-

A proposta de aquisição da praça de touros de Viana do Castelo, encerrada desde 2009, ano em que o município se declarou antitouradas, vai ser apresentada sexta-feira à Assembleia Municipal por um movimento de aficionados.

“Elementos do movimento vão marcar presença na reunião de sexta-feira da Assembleia Municipal para apresentar a proposta de compra da praça”, afirmou à Lusa José Carlos Durães, o porta-voz do movimento pró-touradas Vianenses pela Liberdade.

A sessão ordinária decorre sexta-feira a partir das 21h no Castelo Santiago da Barra.

A intenção de compra da praça de touros, construída em 1948, por cerca de 100 mil euros foi anunciada pelo grupo de aficionados no início deste mês, após a realização da terceira corrida de touros que ocorreu na cidade e registou fraca adesão.

“Queremos que a praça seja devolvida à cidade de Viana, pelo que comunicamos que temos neste momento em mãos uma proposta de um consórcio luso-francês que pretende investir 100 mil euros na compra e recuperação da nossa praça, para a transformar num espaço multiusos, criando emprego, riqueza e dinamismo na nossa cidade”, lê-se no comunicado enviado na altura à imprensa pelo grupo de aficionados.

Na ocasião, questionado pela Lusa, o presidente da Câmara Municipal escusou-se a comentar o assunto.

O movimento Vianenses pela Liberdade foi criado em 2009, depois de a câmara ter aprovado, por proposta da maioria socialista, uma declaração afirmando Viana como “anti-touradas”, prevendo não autorizar qualquer evento deste género em terrenos públicos ou privados desde que tal dependesse de decisão do município.

A praça foi comprada em 2009 pela Câmara Municipal pelo valor simbólico de 5.127 euros e previa a instalação no espaço, a demolir parcialmente, de um Centro Ciência Viva.

Desde então vários cenários foram equacionados para o espaço, que permanece encerrado e em avançado estado de degradação.

Para o movimento pró-touradas este “abandono”, representa uma “manifestação de desrespeito pelo património e história desta cidade” e questionam: “Será que José Maria Costa [presidente da Câmara] recusará esta proposta vantajosa para os cofres do município e para a cidade? Serão os ódios pessoais mais importantes do que o interesse público de Viana?”.

Composta por 4.900 lugares e 18 camarotes, teve uma intensa atividade inicial mas, nos últimos anos, ficou reduzida a apenas um espetáculo anual, por altura da Romaria da Senhora d’Agonia, o que aconteceu pela última vez em agosto de 2008.

Em 2009, o então presidente da Câmara de Viana do Castelo Defensor Moura comprou o imóvel a um grupo privado para o transformar em Centro Ciência Viva.

Contudo, esta ideia seria abandonada meses mais tarde, já com o também socialista José Maria Costa na liderança da autarquia.

Em 2010 Costa admitiu a possibilidade de instalar no espaço o futuro Centro de Mar, mas, “após estudos aprofundados”, a hipótese também não vingou.

Em 2012 o município chegou a anunciar que o edifício poderia ser convertido, através de um investimento privado, num espaço de restauração e atividades náuticas.

O projeto também não avançou e o impasse mantém-se apesar da autarquia admitir que “todos os cenários” estão “em aberto” sobre a futura utilização do espaço.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Arranjem depressa uma solução para esta praça, mas que não passe pela tortura dos animais. Quanto aos aperaltados que querem comprar a praça para viverem à custa do sofrimento dos touros, só posso dizer: VÃO TRABALHAR MALANDROS!

RESPONDER

Renault constitui-se assistente em processo contra Carlos Ghosn para "fazer valer os seus direitos"

A fabricante automóvel Renault anunciou na segunda-feira que se constituiu assistente no processo de investigação do seu antigo presidente Carlos Ghosn por abusos de bens sociais e branqueamento. Segundo noticiou a agência Lusa, em comunicado, citado …

Agentes do ex-Benfica Luka Jovic são suspeitos de branqueamento de capitais

Os agentes do antigo jogador do SL Benfica Luka Jovic, Fali Ramadani e Nikola Damjanac, são suspeitos de terem branqueado mais de 10 milhões de euros em Espanha. Os empresários Fali Ramadani e Nikola Damjanac, da …

Túmulos reais do Taj Mahal limpos pela primeira vez em 300 anos para receber Trump

Os túmulos reais do Taj Mahal foram limpos pela primeira vez em 300 anos como parte da preparação da visita do Presidente norte-americano, Donald Trump, à Índia, escreve o portal Newsweek citando média locais. Donald …

Microsoft revela novos detalhes da Xbox Series X

A Microsoft revelou novos detalhes da Xbox Series X, a principal corrente à Playstation 5 e à Nintendo Switch. A consola vai ser equipada com "12 Teraflops" e memória interna SSD. A Microsoft quer apostar forte …

OMS sobre Covid-19: O mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia

O especialista que liderou a equipa da Organização Mundial de Saúde (OMS) enviada à China disse hoje que o mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia do novo coronavírus. Bruce Aylward, médico canadiano especialista …

Um quinto das florestas australianas arderam devido a seca extrema

Os incêndios recentes "sem precedentes" que destruíram um quinto das florestas australianas estão ligados a uma seca de vários anos, devido às alterações climáticas, segundo um estudo publicado na segunda-feira. Os climatólogos estão, atualmente, a estudar …

Auditorias aos estádios da I Liga devido a casos de racismo começam amanhã

As auditorias aos estádios onde se realizam jogos da I Liga de futebol, motivadas pelos recentes atos de violência e racismo, vão decorrer até março, diz o Ministério da Administração Interna. As auditorias à segurança dos …

Liverpool já tem tantas vitórias como o invencível Arsenal de Wenger

O Liverpool operou esta segunda-feira a reviravolta sobre o West Ham (3-2) e evitou a primeira derrota na Liga inglesa de futebol, repondo a vantagem de 22 pontos para o Manchester City, no jogo que …

Lenine Cunha campeão de triplo e pentatlo em atletismo adaptado

O atleta paralímpico português Lenine Cunha sagrou-se, esta terça-feira, campeão mundial de triplo-salto e pentatlo, em Torun, na Polónia. Ana Filipe venceu a prova de triplo-salto no feminino. Lenine Cunha venceu a medalha de ouro, esta …

Kroos: Não foi fácil "adaptar-nos à falta de 40 ou 50 golos" de Ronaldo

Toni Kroos assumiu que foi difícil para o Real Madrid superar a saída de Cristiano Ronaldo. O alemão realçou a falta dos 40 ou 50 golos marcados pelo português fizeram-se sentir. Em entrevista ao The Athletic, …