Moutinho, Sérgio, Renato: um meio-campo “grande” a comandar a seleção

António Cotrim / Lusa

João Moutinho em jogo da seleção nacional portuguesa

Curiosidades à volta de uma equipa de “experiências”, que teve a particularidade de ter Sporting, FC Porto e Benfica bem representados no meio-campo. O Sporting de Braga dominou no ataque.

Portugal goleou Andorra por 7-0, em jogo particular disputado nesta quarta-feira. Já se esperava um domínio claro da seleção campeã europeia, apesar das muitas novidades no relvado, incluindo as estreias de Domingos Duarte, Pedro Neto e Paulinho. Estes dois últimos jogadores destacaram-se: Pedro Neto só precisou de sete minutos para marcar o seu primeiro golo por Portugal, enquanto Paulinho só precisou de um jogo para bisar. Domingos Duarte teve pouco trabalho.

Foram 25 remates de Portugal, zero de Andorra. Foram 14 cantos de Portugal, zero de Andorra. E uns impressionantes 83 por cento de posse de bola para a seleção de casa, que protagonizou a sua vitória mais “gorda” de sempre contra a modesta seleção de Andorra.

Além das estatísticas que confirmam a diferença clara entre estes dois conjuntos, fica também uma curiosidade: o trio do meio-campo português teve Sérgio Oliveira, João Moutinho e Renato Sanches; ou seja, um jogador formado no FC Porto, um no Sporting e um no Benfica. A formação dos três “grandes” bem representada, com destaque para Moutinho, que na Luz chegou às 127 internacionalizações – só Cristiano Ronaldo jogou mais vezes por Portugal.

Mais à frente o Minho mandou. Os avançados Francisco Trincão, Pedro Neto e Paulinho são minhotos e todos têm ligação com o Sporting de Braga: Trincão e Neto cresceram ao serviço das equipas de formação bracarenses, enquanto Paulinho é jogador do Sporting de Braga há mais de três anos.

Para terminar as origens deste 11 inicial invulgar, olhamos para a baliza e para Anthony Lopes, que nasceu em França. Por isso, passou toda a sua carreira no Lyon.

Na defesa é a vez da formação do Sporting aparecer com mais veemência: Nélson Semedo, formado no Sintrense, é a exceção; Rúben Semedo passou alguns anos na formação do Sporting; Domingos Duarte também esteve em Alcochete mas a maioria da sua formação foi no Estoril; e Mário Rui cresceu igualmente ao serviço do Sporting, tendo-se mudado para o Benfica já em idade de júnior.

Ficam as curiosidades sobre estes 11 jogadores que, contra Andorra foram titulares, mas é quase certo que todos vão começar a receção à França no banco de suplentes.

Nuno Teixeira NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PS reforça liderança. PSD abaixo do resultado das legislativas de 2019

A mais recente sondagem da Intercampus para o CM/CMTV e Jornal de Negócios mostra que o PS continua a subir nas intenções de voto (e o PSD a descer). Segundo o Correio da Manhã, o fosso …

Costa deve remodelar o Governo em outubro (e "Eduardo Cabrita vai sair nessa ocasião")

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes antecipou que António Costa se prepara para fazer uma remodelação do Governo após as eleições autárquicas. O conselheiro de Estado disse também que o …

Ataque mais mortífero. Aviões israelitas lançam novos ataques em Gaza

Este domingo foi o dia mais mortal do conflito. O exército israelita voltou a fazer dezenas de ataques na Faixa de Gaza, enquanto grupos armados disparavam foguetes contra Israel. Este domingo, ataques aéreos israelitas à cidade …

Dos ecossistemas à economia. Vespas são mais importantes do que se pensa

As vespas trazem grandes benefícios para os ecossistemas, a nossa saúde e até a economia mundial, mostra um novo estudo feito por investigadores britânicos. Ao ver uma vespa, o instinto da grande maioria das pessoas é …

Portugal com um recorde de 200 mil vacinados este fim-de-semana

A task force que coordena o programa de vacinação contra a covid-19 em Portugal previu que este fim-de-semana tenham sido vacinadas 200 mil pessoas. "De acordo com dados provisórios, neste fim-de-semana foram, até às 18h00, …

Gases de efeito de estufa estão a fazer encolher a estratosfera

Um novo estudo mostra que as enormes emissões de gases de efeito de estufa estão a fazer encolher a estratosfera. Tal como explica o jornal The Guardian, os investigadores descobriram que a espessura desta camada atmosférica …

Morreu Luís Nunes da Ponte, fundador do PS

Luís Nunes da Ponte morreu aos 75 anos. O PS manifestou “profundo pesar” e agradeceu o seu trabalho “em prol da luta pela liberdade e pela democracia”. Luís Nunes da Ponte, um dos fundadores do PS, …

Caçador de planetas. NASA espera que o telescópio Roman encontre 100 mil novos mundos

A missão do telescópio espacial Roman da NASA - que será lançado em meados da década de 2020 - deve encontrar pelo menos 100 mil novos exoplanetas, dizem astrónomos. Desde a década de 1990, foram descobertos …

Robôs "burros" trabalham em conjunto para realizar tarefas complexas

Uma nova pesquisa mostra que, ao mesmo tempo que aumentam as interações magnéticas, um enxame de robôs dispersos, chamados BOBbots, pode reunir-se em aglomerados compactos para realizar tarefas complexas. Fazer com que um enxame de robôs …

O uso doméstico de carvão na China resulta em mortes prematuras

Um novo estudo indica que, na China, a poluição da queima de carvão residencial causa um número desproporcional de mortes prematuras por exposição a poluentes minúsculos inaláveis, conhecidos como PM2.5. A combustão do carvão por centrais …