Moutinho, Sérgio, Renato: um meio-campo “grande” a comandar a seleção

António Cotrim / Lusa

João Moutinho em jogo da seleção nacional portuguesa

Curiosidades à volta de uma equipa de “experiências”, que teve a particularidade de ter Sporting, FC Porto e Benfica bem representados no meio-campo. O Sporting de Braga dominou no ataque.

Portugal goleou Andorra por 7-0, em jogo particular disputado nesta quarta-feira. Já se esperava um domínio claro da seleção campeã europeia, apesar das muitas novidades no relvado, incluindo as estreias de Domingos Duarte, Pedro Neto e Paulinho. Estes dois últimos jogadores destacaram-se: Pedro Neto só precisou de sete minutos para marcar o seu primeiro golo por Portugal, enquanto Paulinho só precisou de um jogo para bisar. Domingos Duarte teve pouco trabalho.

Foram 25 remates de Portugal, zero de Andorra. Foram 14 cantos de Portugal, zero de Andorra. E uns impressionantes 83 por cento de posse de bola para a seleção de casa, que protagonizou a sua vitória mais “gorda” de sempre contra a modesta seleção de Andorra.

Além das estatísticas que confirmam a diferença clara entre estes dois conjuntos, fica também uma curiosidade: o trio do meio-campo português teve Sérgio Oliveira, João Moutinho e Renato Sanches; ou seja, um jogador formado no FC Porto, um no Sporting e um no Benfica. A formação dos três “grandes” bem representada, com destaque para Moutinho, que na Luz chegou às 127 internacionalizações – só Cristiano Ronaldo jogou mais vezes por Portugal.

Mais à frente o Minho mandou. Os avançados Francisco Trincão, Pedro Neto e Paulinho são minhotos e todos têm ligação com o Sporting de Braga: Trincão e Neto cresceram ao serviço das equipas de formação bracarenses, enquanto Paulinho é jogador do Sporting de Braga há mais de três anos.

Para terminar as origens deste 11 inicial invulgar, olhamos para a baliza e para Anthony Lopes, que nasceu em França. Por isso, passou toda a sua carreira no Lyon.

Na defesa é a vez da formação do Sporting aparecer com mais veemência: Nélson Semedo, formado no Sintrense, é a exceção; Rúben Semedo passou alguns anos na formação do Sporting; Domingos Duarte também esteve em Alcochete mas a maioria da sua formação foi no Estoril; e Mário Rui cresceu igualmente ao serviço do Sporting, tendo-se mudado para o Benfica já em idade de júnior.

Ficam as curiosidades sobre estes 11 jogadores que, contra Andorra foram titulares, mas é quase certo que todos vão começar a receção à França no banco de suplentes.

  NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O volátil, inóspito e sufocante Vénus pode afinal ter oceanos de água debaixo da crosta

Devido à elevada temperatura da atmosfera de Vénus, caso a crosta se abrisse, os oceanos de água transformar-se-iam imediatamente em vapor. Conhecido por ser um planeta com uma atmosfera quente e sufocante de dióxido de carbono …

Mais de mil ovelhas e cabras tomaram conta das ruas de Madrid (por um bom motivo)

Mais de mil ovelhas e cabras encheram as ruas de Madrid, este domingo, a propósito do tradicional Festival da Transumância, que foi cancelado no ano passado devido à pandemia da covid-19. De acordo com a agência …

Crise de abastecimento provoca escassez de camisolas de Natal

Na próxima época natalícia, os Estados Unidos podem enfrentar uma escassez de Ugly Sweaters, causada pela crise mundial dos transportes marítimos. As Ugly Sweaters são as típicas camisolas de Natal - por norma, coloridas e com …

Erupção de La Palma. Cães salvos por um grupo misterioso

Um grupo misterioso - que se auto-denomina A-Team - afirma ter resgatado vários animais "presos" devido à erupção do vulcão Cumbre Vieja em La Palma, nas Canárias. De acordo com o jornal britânico The Guardian, as …

Alec Baldwin

Assistente que entregou arma a Alec Baldwin já teria tido práticas inseguras

Uma fabricante de adereços disse que, no passado, já tinha mostrado preocupação com o facto de o assistente de realização ter protagonizado situações inseguras. No fim-de-semana, um documento judicial obtido pela CNN mostrou que a arma …

Metade dos chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se em bloco

Uma dezena de chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se esta segunda-feira, em protesto contra a falta de condições de trabalho e o "desinvestimento" no Serviço Nacional de Saúde. Contactada pela agência Lusa, …

Primeiro-ministro da Polónia acusa UE de ter "arma apontada à cabeça" do país

O primeiro-ministro polaco acusou a União Europeia (UE), esta segunda-feira, de "ter uma arma pontada à cabeça" da Polónia, ao exigir que Varsóvia reveja as reformas judiciais, ameaçando-a com sanções. Numa entrevista publicada pelo Financial Times, …

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …