Moutinho, Sérgio, Renato: um meio-campo “grande” a comandar a seleção

António Cotrim / Lusa

João Moutinho em jogo da seleção nacional portuguesa

Curiosidades à volta de uma equipa de “experiências”, que teve a particularidade de ter Sporting, FC Porto e Benfica bem representados no meio-campo. O Sporting de Braga dominou no ataque.

Portugal goleou Andorra por 7-0, em jogo particular disputado nesta quarta-feira. Já se esperava um domínio claro da seleção campeã europeia, apesar das muitas novidades no relvado, incluindo as estreias de Domingos Duarte, Pedro Neto e Paulinho. Estes dois últimos jogadores destacaram-se: Pedro Neto só precisou de sete minutos para marcar o seu primeiro golo por Portugal, enquanto Paulinho só precisou de um jogo para bisar. Domingos Duarte teve pouco trabalho.

Foram 25 remates de Portugal, zero de Andorra. Foram 14 cantos de Portugal, zero de Andorra. E uns impressionantes 83 por cento de posse de bola para a seleção de casa, que protagonizou a sua vitória mais “gorda” de sempre contra a modesta seleção de Andorra.

Além das estatísticas que confirmam a diferença clara entre estes dois conjuntos, fica também uma curiosidade: o trio do meio-campo português teve Sérgio Oliveira, João Moutinho e Renato Sanches; ou seja, um jogador formado no FC Porto, um no Sporting e um no Benfica. A formação dos três “grandes” bem representada, com destaque para Moutinho, que na Luz chegou às 127 internacionalizações – só Cristiano Ronaldo jogou mais vezes por Portugal.

Mais à frente o Minho mandou. Os avançados Francisco Trincão, Pedro Neto e Paulinho são minhotos e todos têm ligação com o Sporting de Braga: Trincão e Neto cresceram ao serviço das equipas de formação bracarenses, enquanto Paulinho é jogador do Sporting de Braga há mais de três anos.

Para terminar as origens deste 11 inicial invulgar, olhamos para a baliza e para Anthony Lopes, que nasceu em França. Por isso, passou toda a sua carreira no Lyon.

Na defesa é a vez da formação do Sporting aparecer com mais veemência: Nélson Semedo, formado no Sintrense, é a exceção; Rúben Semedo passou alguns anos na formação do Sporting; Domingos Duarte também esteve em Alcochete mas a maioria da sua formação foi no Estoril; e Mário Rui cresceu igualmente ao serviço do Sporting, tendo-se mudado para o Benfica já em idade de júnior.

Ficam as curiosidades sobre estes 11 jogadores que, contra Andorra foram titulares, mas é quase certo que todos vão começar a receção à França no banco de suplentes.

NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcha do Orgulho de Budapeste será um protesto contra as leis anti-LGBTQI, diz organização

A marcha do Orgulho em Budapeste, que ocorrerá no sábado, será "uma celebração, mas também um protesto", disseram os organizadores, enquanto a comunidade LGBTQI húngara se prepara para desafiar a escalada da campanha anti-homossexual do …

PSD propõe máximo de 215 deputados e divisão de grandes círculos eleitorais

O PSD apresentou, esta sexta-feira, a sua proposta para a reforma do sistema eleitoral, que fixa um máximo de 215 deputados, menos 15 do que o total atualmente em vigor. A proposta do PSD para a …

Variante Lambda: o que saber sobre a nova mutação que preocupa as autoridades

Está a ter um foco mais circunscrito à América Latina, mas já houve dois casos desta mutação em Portugal. A OMS está atenta e de momento classifica a Lambda como uma variante de interesse. Foi inicialmente …

PSD força audição de Eduardo Cabrita sobre inquérito da IGAI

O PSD recorreu à figura da audição potestativa a que os partidos têm direito a usar regimentalmente para ouvir membros do Governo e entidades públicas.  O PSD requereu esta sexta-feira a audição parlamentar obrigatória do ministro …

Nuno Graciano "disponível" para acordo com Carlos Moedas

Nuno Graciano, candidato à Câmara Municipal de Lisboa pelo Chega, disse que há "condições" para conversar com Carlos Moedas, em caso de vitória do social-democrata. Em entrevista ao Diário de Notícias, Nuno Graciano, candidato do Chega …

Jogos Olímpicos: 4 modalidades estiveram em todas as edições

Curiosamente, em Tóquio também se vão estrear quatro modalidades (mais duas vertentes). Há desportos que só estiveram nos Jogos uma vez. Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 já arrancaram oficialmente. Depois do início de algumas modalidades, na …

Rússia "desconectada com sucesso" da Internet mundial em nova ronda de testes

A Rússia se "desconectou com sucesso" da rede mundial de Internet durante novos testes da sua tecnologia 'RuNet', informou o site de notícias RBC. De acordo com o site, que cita fontes não identificadas no setor …

Depois das cheias, Alemanha tem outra luta em mãos: limpar montanhas de lixo

Foram as cheias mais devastadoras da Alemanha nos últimos 60 anos, mas os problemas não acabaram com as chuvas. O país terá agora de lidar com montanhas de lixo, frigoríficos estragados e carros destruídos, amontoados …

Síndrome de Guillain-Barré apontada como efeito "muito raro" na vacina da Janssen

Infarmed justifica a decisão com os resultados da investigação feita pela Agência Europeia do Medicamento, iniciada após os reguladores norte-americanos terem dado o alerta para o "risco acrescido de se desenvolver uma condição neurológica rara …

Presidenciais. Tweets de Sara Sampaio e Barroco de Melo motivam abertura de inquérito no MP

Sara Sampaio e Eduardo Barroco de Melo fizeram publicações no Twitter, durante o período de reflexão para as últimas presidenciais, que serão agora investigadas pelo Ministério Público (MP). O Ministério Público (MP) abriu um inquérito para …