/

Moutinho, Sérgio, Renato: um meio-campo “grande” a comandar a seleção

António Cotrim / Lusa

João Moutinho em jogo da seleção nacional portuguesa

Curiosidades à volta de uma equipa de “experiências”, que teve a particularidade de ter Sporting, FC Porto e Benfica bem representados no meio-campo. O Sporting de Braga dominou no ataque.

Portugal goleou Andorra por 7-0, em jogo particular disputado nesta quarta-feira. Já se esperava um domínio claro da seleção campeã europeia, apesar das muitas novidades no relvado, incluindo as estreias de Domingos Duarte, Pedro Neto e Paulinho. Estes dois últimos jogadores destacaram-se: Pedro Neto só precisou de sete minutos para marcar o seu primeiro golo por Portugal, enquanto Paulinho só precisou de um jogo para bisar. Domingos Duarte teve pouco trabalho.

Foram 25 remates de Portugal, zero de Andorra. Foram 14 cantos de Portugal, zero de Andorra. E uns impressionantes 83 por cento de posse de bola para a seleção de casa, que protagonizou a sua vitória mais “gorda” de sempre contra a modesta seleção de Andorra.

Além das estatísticas que confirmam a diferença clara entre estes dois conjuntos, fica também uma curiosidade: o trio do meio-campo português teve Sérgio Oliveira, João Moutinho e Renato Sanches; ou seja, um jogador formado no FC Porto, um no Sporting e um no Benfica. A formação dos três “grandes” bem representada, com destaque para Moutinho, que na Luz chegou às 127 internacionalizações – só Cristiano Ronaldo jogou mais vezes por Portugal.

Mais à frente o Minho mandou. Os avançados Francisco Trincão, Pedro Neto e Paulinho são minhotos e todos têm ligação com o Sporting de Braga: Trincão e Neto cresceram ao serviço das equipas de formação bracarenses, enquanto Paulinho é jogador do Sporting de Braga há mais de três anos.

Para terminar as origens deste 11 inicial invulgar, olhamos para a baliza e para Anthony Lopes, que nasceu em França. Por isso, passou toda a sua carreira no Lyon.

Na defesa é a vez da formação do Sporting aparecer com mais veemência: Nélson Semedo, formado no Sintrense, é a exceção; Rúben Semedo passou alguns anos na formação do Sporting; Domingos Duarte também esteve em Alcochete mas a maioria da sua formação foi no Estoril; e Mário Rui cresceu igualmente ao serviço do Sporting, tendo-se mudado para o Benfica já em idade de júnior.

Ficam as curiosidades sobre estes 11 jogadores que, contra Andorra foram titulares, mas é quase certo que todos vão começar a receção à França no banco de suplentes.

NMT, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.