Mouraria pode ter primeira sala de consumo de drogas do país

iJuliAn / Flickr

Bairro da Mouraria, em Lisboa

Bairro da Mouraria, em Lisboa

O presidente da câmara de Lisboa recebeu esta semana um relatório que aponta o bairro da Mouraria como o local indicado para receber uma sala de consumo assistido de estupefacientes, também conhecida como sala de chuto, de acordo com uma fonte da autarquia.

Frisando que a decisão “não está tomada”, o coordenador do Gabinete de Apoio ao Bairro de Intervenção Prioritária (GABIP) da Mouraria, João Meneses, disse esta quarta-feira que o relatório “técnico aponta nesse sentido”.

A decisão é de caráter político. Cabe ao presidente da Câmara de Lisboa e à Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo”, afirmou à agência Lusa. Segundo o coordenador do GABIP, o relatório só foi entregue na terça-feira ao autarca e à ARS, pelo que ainda não foi analisado.

João Meneses adiantou que o grupo de trabalho que elaborou o relatório analisou o território da Mouraria e teve em conta o consumo de drogas a céu aberto, que constitui um problema de saúde pública e bem-estar daquele bairro. “Inviabiliza o desenvolvimento desejado. Afasta moradores, turistas e investidores e traz criminalidade e prostituição”, afirmou.

O responsável sublinhou que o objetivo é instalar na Mouraria uma sala “inovadora”, que será não só direcionada para o consumo assistido de estupefacientes, como terá também disponível tratamentos, formação e qualificação profissional.

Em abril de 2012, foi aprovado na Câmara de Lisboa o Plano de Desenvolvimento Comunitário da Mouraria (PDCM), sem espaço de consumo assistido de drogas.

Depois de ter gerado polémica por ter previsto a criação de uma casa para a prática de sexo seguro e de uma sala de consumo assistido, o PDCM acabou por perder estas vertentes na proposta que foi apresentada e votada na Câmara de Lisboa.

Ouvida pela TSF, Filipa Bolotinha, da Associação Renovar a Mouraria, afirma que estão reunidas as condições para a iniciativa ser “bem aceite”, admitindo que há dois anos, quando se falou pela primeira vez da sala de consumo, “talvez fosse cedo”.

Na Mouraria existe já um espaço de intervenção do Grupo Português de Ativistas sobre Tratamentos de VIH/SIDA (GAT), um edifício que foi cedido pela Câmara para apoio (de alimentação, higiene, saúde e capacitação para o emprego) a toxicodependentes e portadores daquele vírus.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …

Costa prepara novo alívio de restrições para vigorar a partir de 1 de outubro

António Costa prepara-se para anunciar, na quinta-feira, o levantamento de um conjunto de restrições que vigoraram por causa da covid-19. O primeiro-ministro, António Costa, prepara-se para anunciar na quinta-feira o levantamento de um conjunto de restrições …

IPO Porto. Cirurgias fora do horário suspensas desde julho

As intervenções cirúrgicas feitas fora do horário normal estão suspensas no bloco central do IPO do Porto desde o dia 1 de julho. Os profissionais de saúde do IPO do Porto estão indisponíveis para realizar intervenções …

Rio critica "vigarice" das sondagens. Líder do PSD acredita na vitória de Moedas

Esta tarde, ao lado de Francisco Rodrigues dos Santos e de Carlos Moedas, Rui Rio apelou a que não se acredite nas sondagens que, "ou são mal feitas, ou são encomendadas: uma vigarice". O presidente do …

A prova que precisava: Sim, as máscaras protegem contra a covid-19 (mas há uma predileta)

As máscaras funcionam? Se sim, será melhor utilizar uma N95, uma máscara cirúrgica ou uma máscara de pano? No último ano e meio, os investigadores produziram muitas evidências laboratoriais sobre a eficácia das máscaras. Para muitas …

Trump processa sobrinha e New York Times por investigação sobre os seus impostos

O antigo Presidente norte-americano processou a sobrinha e o jornal The New York Times devido à divulgação de um artigo no qual é alegado que Donald Trump estaria envolvido em "esquemas de evasão fiscal". Donald Trump …

Há 31 surtos ativos em ATL, creches e jardins-de-infância

Dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) revelam que existem, atualmente, 31 surtos ativos em estabelecimentos de ensino como centros de atividades de tempos livres (ATL), creches e jardins-de-infância. Na última segunda-feira, "foram registados 31 surtos ativos …

Principal assessor do Presidente ucraniano vítima de tentativa de assassinato

Serhiy Shefir, principal assessor do Presidente da Ucrânia, foi alvo de uma tentativa de assassinato esta quarta-feira. O carro onde seguia Serhiy Shefir foi "atingido por mais de dez balas", disse a polícia ucraniana, citada …