/

As “motosserras” foram inventadas para o parto (e não para cortar madeira)

4

Apesar de, hoje em dia, serem usadas para cortar madeira das árvores, as motosserras foram projetadas originalmente para o parto.

Nos dias de hoje, o parto nem sempre é fácil. Porém, antes de haver óxido nitroso, saneamento e morfina, o processo era significativamente pior.

Segundo o IFLScience, o primeiro registo escrito de uma cesariana bem-sucedida vem da Suíça nos anos 1500, realizada por um castrador profissional de vacas à sua esposa. De acordo com o relato – escrito 82 anos depois e contestado por alguns historiadores -, a mãe e o bebé sobreviveram (e o filho viveu até aos 77 anos).

Nos Estados Unidos, o primeiro relato sobre cesarianas foi publicado numa edição de 1830 do Western Journal of Medical and Physical Sciences. O médico John L. Richmond descreveu o caso de um parto difícil durante uma tempestade.

Depois de muitas horas, com o trabalho de parto a não progredir, o médico acreditou que a vida da mulher estava em grave perigo e “sentindo um profundo e solene senso” de responsabilidade, “com apenas uma caixa de instrumentos de bolso comuns, por volta da uma da manhã”, começou a cesariana.

Usando a lâmina de uma tesoura torta, Richmond cortou a mãe e tentou remover o feto. No entanto, “como era anormalmente grande e a mãe muito gorda e sem assistência, achei essa parte da minha operação mais difícil do que esperava“, escreveu. Com a mãe em demasiada agonia, decidiu que “uma mãe sem filhos era melhor do que uma criança sem mãe” e começou a salvar a mãe e a remover o feto.

Assim, antes de serem usados antissépticos e anestésicos na medicina, as cesarianas eram de risco extremamente alto e, portanto, raras.

Naquela altura, desde 1597 até quando as cesarianas se tornaram seguras, era muito mais comum um procedimento cirúrgico conhecido como sinfisiotomia, em que a sínfise púbica – uma articulação feita de cartilagem acima da vulva – era cortada para alargar a pelve e facilitar o parto.

Como todos os procedimentos cirúrgicos da época, este não era isento de riscos e a rapidez era essencial. Quanto menos tempo gasto na operação, menor a probabilidade de o paciente entrar em choque ou desenvolver uma infeção mortal.

No final do século XVIII, dois médicos escoceses, John Aitken e James Jeffray, descobriram uma solução para fazer o trabalho com muito mais rapidez e eficiência: uma motosserra.  A primeira motosserra do mundo era uma serra flexível baseada numa corrente de relógio com dentes que se moviam com uma manivela.

O dispositivo, produzido em 1806, passou a ser usado para remover articulações com problemas e acabou por ser mecanizado.

Só em 1905 é que alguém pensou em usar esta tecnologia para cortar lenha.

Atualmente, as sinfisiotomias já não são realizadas, mas às vezes ainda acontecem em países do Terceiro Mundo, onde não existe uma sala de cirurgia para uma cesariana.

Maria Campos, ZAP //

4 Comments

  1. Mas isso é porque as mulheres escocesas são gigantes. Cortar uma árvore ou fazer uma incisão na barriga de uma escocesa é a mesma coisa.
    Aliás, as máquinas para aparar sebes foram inventadas para curtar as unhas às escocesas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.