A inovação cria mais espaço no carro para passageiros e cargas e torna os veículos mais leves. O fabrico destes motores é ainda 50% mais barato.
O fabricante de motores elétricos Donut Lab apresentou as suas unidades de tração às rodas de segunda geração no CES 2025, mostrando um avanço no design de carros elétricos.
O inovador “motor donut”, com um centro oco que se encaixa perfeitamente numa roda, promete avanços significativos na redução de peso, no aumento da autonomia e na maior flexibilidade de design.
Historicamente, os elétricos têm-se inspirado fortemente nos designs dos veículos com motor de combustão interna, o que facilita a adoção pelos consumidores. No entanto, o motor de roda do Donut Lab rompe com este paradigma, oferecendo uma solução compacta que elimina a necessidade de um motor dentro da carroçaria do veículo.
Este design abre novas possibilidades para a arquitetura do veículo, aumentando o espaço para passageiros e carga, ao mesmo tempo que permite designs de veículos arrojados e futuristas.
O mais recente motor da Donut Lab foi concebido para uma roda de 21 polegadas e fornece até 630 kW (845 cavalos de potência). Com apenas 40 kg, pesa cerca de um terço de uma unidade de transmissão elétrica tradicional. O peso reduzido, combinado com a eliminação de componentes da transmissão, tais como semi-eixos, pode levar a ganhos substanciais de eficiência, aumentando potencialmente a autonomia dos veículos elétricos.
Além disso, o processo de fabrico destes motores é 50% mais barato devido ao menor número de componentes necessários, o que pode traduzir-se em carros mais económicos, aponta o Interesting Engineering.
Embora o motor reduza o peso total do veículo, acrescenta massa não suspensa – peso abaixo da suspensão – que pode afetar o comportamento e a travagem. Apesar deste compromisso, a tecnologia mostra-se promissora, com a Donut Lab a utilizar já uma variante do motor em bicicletas elétricas produzidas pela sua empresa-mãe, a Verge Motorcycles.
A Donut Lab também revelou uma versão do motor para camiões, com 200 kW. Isto marca um passo significativo no sentido da eletrificação dos veículos pesados.
A concorrência no setor dos motores de roda está a aquecer. A BMW, em colaboração com a DeepDrive, revelou o seu próprio motor de roda dupla no ano passado, que ainda está a ser testado. Os avanços do Donut Lab, no entanto, podem posicioná-lo como líder nesta tecnologia transformadora de veículos eléctricos.