Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, conseguiu viajar a quase 490 quilómetros por hora.

Realizados no sul da Califórnia, os testes com o protótipo P1 da aeronave, feito em chassis de alumínio, foram considerados satisfatórios pelos investigadores da empresa.

De acordo com o jornal britânico Daily Mail, a Aerospace Testing International ressaltou que a aeronave “demonstrou capacidade para descolar, subir, flutuar, guiar e realizar transições lentas de voos para frente”.

O Speeder pode alcançar uma altitude de quatro quilómetros e meio. Tem capacidade de voo automatizado a 482,8 quilómetros por hora, inclusive com carga a bordo, porém, esta deverá pesar no máximo 270 kg.

A fabricante recomenda que, em voos tripulados, a aeronave opere a uma velocidade menor para não comprometer a visão e a respiração do piloto.

Uma das sua grandes vantagens, é o facto do veículo ser pequeno o suficiente para poder ser transportado num trailer, além de não precisar de ser carregado antes da descolagem.

O CEO da Jetpack Aviation, David Mayman, referiu, em declarações ao New Atlas,  que o objetivo da empresa é tornar o Speeder modular, com diferentes tipos de estrutura e propulsão, para atender às diferentes necessidades dos clientes. Um dos potenciais utilizadores do veiculo poderá ser a Marinha dos Estados Unidos.

A Jetpack Aviation já está a desenvolver a sua próxima versão, o P1.5, que deverá usar uma estrutura menor em painéis de fibra de carbono. Este último irá parecer-se mais com as versões de produção final.

O custo inicial do Speeder era de 380 mil dólares (cerca de 322 mil euros), mas, segundo Mayman, é provável que o preço da aeronave suba.

A Jetpack Aviation recebeu apoio financeiro da empresa Tim Draper, que, segundo a rede CNBC, foi um dos investidores iniciais da Tesla e SpaceX, ambas pertencentes ao empresário Elon Musk.

Atualmente, as aeronaves desenvolvidas pela Jetpack Aviation utilizam combustíveis fósseis, como diesel e o querosene, mas o CEO da empresa está comprometido a oferecer veículos sustentáveis, com emissão zero de carbono.

Ana Isabel Moura, ZAP //

 

 

 

 

 

 

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. … convém esclarecer que o protótipo efectivamente testado NADA tem a ver com o apresentado no video, nem em formato, nem em performance, inclusivamente apenas voou alguns metros sempre ligado a um cabo de segurança. No entanto é algo que vai ser bonito de ver se algum dia funcionar.

  2. E já agora, podem explicar-nos o que é um trailer? É que, no dicionário de Português, não encontro tal termo. Cumprimentos.

      • Caro Hércules,
        Eu sei o que é. No entanto, em português não existe tal palavra. Como também não existe carroceria (a não ser no Brasil). Em português é carroçaria, porque a raíz é carroça.
        Devemos promover a defesa intransigente da nossa língua, como de resto fazem os anglófonos, sem acordos ortográficos e com o devido respeito pelas idiossincrasias de cada variante do português.
        Cumprimentos

RESPONDER

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …

França diz-se "enganada" pela Austrália após suspensão de contrato de submarinos

Na semana passada, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram um acordo de defesa que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares na Austrália. O embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebault, disse esta segunda-feira que a França …