Mota Soares quer projetos de incentivo à natalidade e à independência feminina

portugal.gov

Ministro do Emprego, da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares

Ministro do Emprego, da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares

Pedro Mota Soares defendeu que o Programa Operacional da Inclusão Social e Emprego (POISE) é “um desafio” com potencial para reforçar a economia social, a taxa de natalidade e a independência económica feminina.

A perspetiva do ministro do Emprego e Segurança Social foi apresentada esta quarta-feira à tarde, em Santa Maria da Feira, numa das sessões paralelas do lançamento do programa operacional Norte 2020, durante a qual o governante recordou que para o POISE estão disponíveis 2,13 mil milhões de euros.

“Não conseguiremos ter medidas nacionais exatamente iguais para todos os programas operacionais, mas assumimos como objetivo transversal a toda a dimensão do Portugal 2020 a promoção da economia social”, afirmou o ministro.

“Queremos reforçar esta lógica de novas respostas sociais e este é um desafio muito grande e estruturante que temos pela frente”, acrescentou.

Os eixos prioritários definidos nesse contexto são: a promoção da sustentabilidade, qualidade do emprego e mobilidade dos trabalhadores, o estímulo ao emprego jovem, o incentivo à inclusão social e o combate à pobreza e discriminação e a assistência técnica, inclusive através de mecanismos à distância e novas tecnologias.

Nesse contexto, Pedro Mota Soares apelou a que as instituições sociais apresentem projetos direcionados para as famílias e para a população feminina.

“Temos uma baixa taxa de natalidade e gostávamos de, através deste quadro comunitário de apoio, encontrar um conjunto de medidas que possam ajudar as famílias a ter mais filhos”, explicou o ministro.

“Também pretendemos aumentar o número de mulheres com independência económica e incentivos à criação de emprego feminino serão muito importantes”, realçou.

Outro objetivo anunciado no mesmo contexto é o da “parentalidade positiva“, que pretende assegurar acompanhamento técnico aos cidadãos que, junto dos médicos de família e de instituições sociais, se manifestam preocupados com as suas competências quando se preparam para ser pais.

Trabalho em rede e voluntariado continuado são outras das recomendações do ministro para “mais e melhores respostas sociais”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Esquerda chumba equiparação do comunismo ao nazismo

A resolução do Parlamento Europeu que condena em termos iguais o nazismo e o comunismo extremou esta sexta-feira as posições na Assembleia da República. A direita acusou a esquerda de ter duas medidas para avaliar as …

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …