Mota Soares quer projetos de incentivo à natalidade e à independência feminina

portugal.gov

Ministro do Emprego, da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares

Ministro do Emprego, da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares

Pedro Mota Soares defendeu que o Programa Operacional da Inclusão Social e Emprego (POISE) é “um desafio” com potencial para reforçar a economia social, a taxa de natalidade e a independência económica feminina.

A perspetiva do ministro do Emprego e Segurança Social foi apresentada esta quarta-feira à tarde, em Santa Maria da Feira, numa das sessões paralelas do lançamento do programa operacional Norte 2020, durante a qual o governante recordou que para o POISE estão disponíveis 2,13 mil milhões de euros.

“Não conseguiremos ter medidas nacionais exatamente iguais para todos os programas operacionais, mas assumimos como objetivo transversal a toda a dimensão do Portugal 2020 a promoção da economia social”, afirmou o ministro.

“Queremos reforçar esta lógica de novas respostas sociais e este é um desafio muito grande e estruturante que temos pela frente”, acrescentou.

Os eixos prioritários definidos nesse contexto são: a promoção da sustentabilidade, qualidade do emprego e mobilidade dos trabalhadores, o estímulo ao emprego jovem, o incentivo à inclusão social e o combate à pobreza e discriminação e a assistência técnica, inclusive através de mecanismos à distância e novas tecnologias.

Nesse contexto, Pedro Mota Soares apelou a que as instituições sociais apresentem projetos direcionados para as famílias e para a população feminina.

“Temos uma baixa taxa de natalidade e gostávamos de, através deste quadro comunitário de apoio, encontrar um conjunto de medidas que possam ajudar as famílias a ter mais filhos”, explicou o ministro.

“Também pretendemos aumentar o número de mulheres com independência económica e incentivos à criação de emprego feminino serão muito importantes”, realçou.

Outro objetivo anunciado no mesmo contexto é o da “parentalidade positiva“, que pretende assegurar acompanhamento técnico aos cidadãos que, junto dos médicos de família e de instituições sociais, se manifestam preocupados com as suas competências quando se preparam para ser pais.

Trabalho em rede e voluntariado continuado são outras das recomendações do ministro para “mais e melhores respostas sociais”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Peixe vegetariano pode ser a nova carne branca na nossa alimentação

Cientistas descobriram um peixe vegetariano e, através da análise do seu genoma, perceberam que pode ser uma nova solução alimentar à medida que a  criação de gado se torna menos sustentável. Com o agravamento do aquecimento …

A caminho da destruição. Encontrado exoplaneta que orbita a sua estrela em apenas 18 horas

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram um exoplaneta com o mais pequeno período orbital de qualquer exoplaneta conhecido. Chamado de NGTS-10b, o recordista completa uma rotação em torno da sua estrela em apenas 18 horas. O …

Como seria o Universo sem matéria escura? Os cientistas simularam-no (e ficaram surpreendidos)

Há quase meio século que os astrónomos estão convencidos de que a maior parte do Universo é formado por matéria escura, invisível para os nossos instrumentos e que só conseguimos detetar através da gravidade. Mas …

Estes pássaros evitam comida nojenta após terem visto vídeos no computador

Aves capturadas por uma equipa de investigadores finlandesa aprenderam a evitar certos alimentos após terem assistido a vídeos de outros pássaros a comer essas mesmas comidas e a reagir negativamente. Os cientistas capturaram 39 espécimes de …

Mitsubishi apresenta solução para escritórios stressantes: claraboias virtuais

Se depender da Mitsubishi, a cultura de trabalho do Japão vai ficar menos stressante e depressiva, graças à sua mais recente invenção. A divisão de equipamentos elétricos da gigante japonesa Mitsubishi lançou um sistema de claraboia …

FC Porto 1-0 Portimonense | Génio de Telles garante triunfo

O FC Porto sofreu bastante para vencer o Portimonense, 17º classificado da Liga NOS, por 1-0. Naturalmente dominadores e donos da iniciativa atacante desde os primeiros minutos, os “dragões” terminaram com uma superioridade estatística à prova …

Vulcões de gelo surgem nas margens de um lago gelado nos Estados Unidos

As estranhas e inusitadas formações de gelo surgem quando as temperaturas atingem valores muito baixos, e proporcionam um verdadeiro espetáculo nas margens do lago Michigan, nos Estados Unidos. No dia 16 de fevereiro, funcionários do Serviço …

Pela primeira vez, átomos são capturados de forma individual

Naquela que é uma estreia na física quântica, investigadores "mantiveram" átomos individuais no lugar e observaram interações atómicas complexas nunca antes vistas. Pela primeira vez na física quântica, investigadores conseguiram "segurar" átomos individuais num local fixo …

Sporting 2-0 Boavista | Plata fez xeque-mate às panteras

O Sporting venceu e convenceu. Os “leões” venceram neste domingo o Boavista por 2-0, num duelo relativo à 22ª jornada da Liga NOS. Numa espécie de jogo de xadrez, os comandados de Jorge Silas fizeram xeque-mate …

Exército sem candidatos suficientes para preencher 70 vagas

O Exército português abriu um concurso, em janeiro, para preencher 70 vagas para oficiais contratados. Pela primeira vez, não teve candidaturas suficientes: recebeu 145, quando devia ter recebido pelo menos 304. De acordo com o jornal …