Moscovo nega interferência na Catalunha e deixa aviso a Madrid

Quique Garcia / EPA

Socialistas espanhóis querem que a vice-presidente do governo, Soraya Sáenz de Santamaría, explique no Congresso as denúncias de alegadas interferências estrangeiras, nomeadamente da Rússia, no processo independentista catalão. Moscovo nega as acusações.

De acordo com o Diário de Notícias, Alfonso Dastis, chefe da diplomacia espanhola, disse em Bruxelas ter informações de que a “manipulação e desinformação” da Rússia afetava também o processo independentista catalão.

Segundo o ministro, o tráfico nas redes sociais depois do referendo passou pela Rússia e outros países, como a Venezuela.

“O que o governo sabe é que muitas mensagens e intervenções que se produziram através das redes sociais vêm do território russo“, disse também a ministra da Defesa, María Dolores de Cospedal, explicando que não havia provas de que Moscovo estivesse por trás disso. O mesmo reiterou mais tarde o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy.

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, reagiu “lamentando profundamente que a onda de campanhas antirrussas que foi gerada nos media ocidentais tenha sido elevada em Madrid a nível oficial no contexto da crise catalã”.

Além disso, Zakharova desafiou Espanha a apresentar “factos concretos” para “assumir as suas palavras”.

A porta-voz deixou depois um aviso: a única coisa que estas acusações sem provas fazem é “prejudicar as relações entre Rússia e Espanha“.

Depois disso, o PSOE pediu a comparência de Santamaría na Comissão de Segredos Oficiais, no Congresso, para que informe precisamente sobre os detalhes dessa alegada interferência estrangeira e que ações o governo está a empreender para as investigar e lhes pôr termo.

“Entendemos que esta não é uma questão de governo, mas de Estado“, disse Margarita Robles, porta-voz do grupo socialista no Congresso.

Na véspera, na sessão de perguntas e respostas ao governo, já o líder do Ciudadanos, Albert Rivera, tinha questionado Rajoy sobre o tema. “Confie na legalidade espanhola”, respondeu-lhe o primeiro-ministro, dizendo que as eleições autonómicas de 21 de dezembro se vão celebrar num clima de “normalidade e tranquilidade”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. A Rússia tb diz q no caso do Trump tb não teve qualquer interferência e está mais q provado que TEVE e MUITO. A Russia de Putin (extrema esquerda) está a tentar a todo custo vencer o USA e Europa através da informática. Esta é a nova ARma utilizada, senão vejam qual o país q protegeu o Snowden, a EUSSIA claro, por será?…

      • É mesmo!… Eu se estivesse a beber um café, já estaria espalhado por todo o monitor. Extrema esquerda… Só mesmo de quem não faz a mínima do que isso é…

    • Ahahaaaa!…
      Pode ser ignorância, mas vamos acreditar que é apenas uma piada!…
      Já li muito coisa sobre o Putin, mas nunca pensei que alguém tivesse “coragem” de dizer que o homem mais rico do mundo (ou a Rússia) é extrema esquerda!!
      Tudo bem que cada vez é mais complicado perceber o que é a esquerda ou direita, mas, assim de repente, não estou a ver mais nenhum líder mundial mais de extrema direita do que o Putin!!
      .
      Quanto ao resto, claro que o Putin está sempre a tentar interferir/destabilizar, principalmente a Europa e os EUA – se não for para mais nada (interesses económicos, etc) é para que a Rússia falida continue a ter peso na geopolítica mundial!

RESPONDER

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …

"Botellón" está de volta a Lisboa. Ajuntamentos sem controle podem estar a espalhar o vírus

Há cada vez mais ajuntamentos de jovens em Lisboa, nomeadamente nos bairros típicos, mas também em locais como bombas de gasolina, para o convívio e o consumo de álcool. Um tipo de comportamento que está …