Moscovo nega interferência na Catalunha e deixa aviso a Madrid

Quique Garcia / EPA

Socialistas espanhóis querem que a vice-presidente do governo, Soraya Sáenz de Santamaría, explique no Congresso as denúncias de alegadas interferências estrangeiras, nomeadamente da Rússia, no processo independentista catalão. Moscovo nega as acusações.

De acordo com o Diário de Notícias, Alfonso Dastis, chefe da diplomacia espanhola, disse em Bruxelas ter informações de que a “manipulação e desinformação” da Rússia afetava também o processo independentista catalão.

Segundo o ministro, o tráfico nas redes sociais depois do referendo passou pela Rússia e outros países, como a Venezuela.

“O que o governo sabe é que muitas mensagens e intervenções que se produziram através das redes sociais vêm do território russo“, disse também a ministra da Defesa, María Dolores de Cospedal, explicando que não havia provas de que Moscovo estivesse por trás disso. O mesmo reiterou mais tarde o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy.

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, reagiu “lamentando profundamente que a onda de campanhas antirrussas que foi gerada nos media ocidentais tenha sido elevada em Madrid a nível oficial no contexto da crise catalã”.

Além disso, Zakharova desafiou Espanha a apresentar “factos concretos” para “assumir as suas palavras”.

A porta-voz deixou depois um aviso: a única coisa que estas acusações sem provas fazem é “prejudicar as relações entre Rússia e Espanha“.

Depois disso, o PSOE pediu a comparência de Santamaría na Comissão de Segredos Oficiais, no Congresso, para que informe precisamente sobre os detalhes dessa alegada interferência estrangeira e que ações o governo está a empreender para as investigar e lhes pôr termo.

“Entendemos que esta não é uma questão de governo, mas de Estado“, disse Margarita Robles, porta-voz do grupo socialista no Congresso.

Na véspera, na sessão de perguntas e respostas ao governo, já o líder do Ciudadanos, Albert Rivera, tinha questionado Rajoy sobre o tema. “Confie na legalidade espanhola”, respondeu-lhe o primeiro-ministro, dizendo que as eleições autonómicas de 21 de dezembro se vão celebrar num clima de “normalidade e tranquilidade”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. A Rússia tb diz q no caso do Trump tb não teve qualquer interferência e está mais q provado que TEVE e MUITO. A Russia de Putin (extrema esquerda) está a tentar a todo custo vencer o USA e Europa através da informática. Esta é a nova ARma utilizada, senão vejam qual o país q protegeu o Snowden, a EUSSIA claro, por será?…

      • É mesmo!… Eu se estivesse a beber um café, já estaria espalhado por todo o monitor. Extrema esquerda… Só mesmo de quem não faz a mínima do que isso é…

    • Ahahaaaa!…
      Pode ser ignorância, mas vamos acreditar que é apenas uma piada!…
      Já li muito coisa sobre o Putin, mas nunca pensei que alguém tivesse “coragem” de dizer que o homem mais rico do mundo (ou a Rússia) é extrema esquerda!!
      Tudo bem que cada vez é mais complicado perceber o que é a esquerda ou direita, mas, assim de repente, não estou a ver mais nenhum líder mundial mais de extrema direita do que o Putin!!
      .
      Quanto ao resto, claro que o Putin está sempre a tentar interferir/destabilizar, principalmente a Europa e os EUA – se não for para mais nada (interesses económicos, etc) é para que a Rússia falida continue a ter peso na geopolítica mundial!

RESPONDER

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …