Moscovo e Kiev fazem trégua até dia 21

snamess / Flickr

-

Rússia e Ucrânia assinaram este domingo, no mesmo dia em que a Crimeia decide em referendo se aceita a reunificação como membro da Federação da Rússia, uma trégua para a região até sexta-feira, dia 21.

A informação foi confirmada pelo ministro da Defesa ucraniano, Igor Tenyukh, ao sair da reunião do Conselho de Ministros.

A Rússia, que tinha bloqueado a entrada e saída de navios ucranianos, comprometeu-se a suspender o bloqueio até sexta-feira.

De acordo com Tenyukh, as tropas da Ucrânia na Crimeia permanecem em alerta máximo. Desde que Viktor Yanukovitch foi afastado da Presidência da Ucrânia pelo Parlamento, em fevereiro, após meses de contestação na rua, os soldados russos assumiram o controle efetivo da Crimeia.

O primeiro-ministro da Ucrânia, Arseniy Yatsenyuk, pediu hoje o envio “urgente” de observadores estrangeiros da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) às regiões este e sul do país, devido às pressões na Crimeia. Há duas semanas, cerca de 50 observadores da organização tentaram entrar na Crimeia, mas foram impedidos.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.