/

Moscovici sobre Centeno: “O Ronaldo da economia marcou um bom golo”

1

Olivier Hoslet / EPA

O comissário europeu dos Assuntos Económicos e Financeiros elogiou “o Ronaldo da economia portuguesa”, pela forma como conduziu os trabalhos na primeira reunião do Eurogrupo a que presidiu.

Pierre Moscovici, comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros, elogiou Mário Centeno pela primeira reunião do Eurogrupo a que presidiu, considerando que o acordo político sobre a Grécia é um “belo golo numa estreia à Ronaldo”.

“O Mário, que é o Ronaldo da economia portuguesa, marcou um golo logo na primeira reunião”, disse Moscovici que, esta segunda-feira, na conferência de imprensa após a reunião, fez questão de afirmar que a Comissão Europeia apoia a presidência de Centeno.

Segundo o Eco, a primeira reunião do ministro das Finanças português ficou marcada pelas “boas notícias” vindas da Grécia. Durante a reunião, os ministros das Finanças da Zona Euro deram luz verde a um novo desembolso para a Grécia em Fevereiro depois de terem chegado a acordo sobre a terceira revisão do programa de assistência para o país.

“Chegamos a um acordo político”, anunciou Centeno, relativamente ao terceiro programa de ajustamento cuja quarta tranche chegará aos 6,7 mil milhões de euros.

Para além da Grécia, Portugal também esteve na ordem de trabalhos, também a merecer elogios de Moscovici. A economia portuguesa a acelerar, o desemprego a cair e a melhoria do rating da República é “outro golo” de Centeno, nas palavras do comissário europeu.

O encontro também ficou marcado pelo anúncio do pagamento antecipado de 800 milhões ao FMI por parte de Portugal, uma medida elogiada por Klaus Regling, diretor do Mecanismo Europeu de Estabilidade.

Além disso, esta segunda-feira, Hans Vijlbrief  foi eleito presidente do Eurogroup Working Group, liderado por Thomas Wieser desde 2012. O mandato de dois anos do holandês começará no dia 1 de fevereiro e será responsável por preparar os encontros do Eurogrupo e coordenar os assuntos da Zona Euro.

Deu-se também início ao procedimento para a eleição de um novo vice-presidente para o Banco Central Europeu que irá substituir o português Vítor Constâncio. Para já, os países têm de apresentar os seus candidatos. Segundo o ministro das Finanças, a votação final será a 19 e 20 de fevereiro, seguindo-se depois as audições no Parlamento Europeu.

O Eurogrupo volta a reunir no dia 19 de fevereiro. “Farei o meu melhor para ajudar a promover as mudanças que irão tornar a zona euro mais forte”, concluiu Centeno.

//

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.