/

Mortes por gripe caem para zero nos últimos meses. Atividade gripal no inverno pode ser mais complicada

12

Giuseppe Lami / EPA

O uso de máscara, o distanciamento social e a higiene das mãos fizeram cair para zero a mortalidade por gripe entre outubro e maio. Os especialistas alertam para perda de imunidade e maior risco no próximo inverno.

O Instituto Ricardo Jorge (INSA) revelou ao Jornal de Notícias que, na época gripal 2019/2020, se registaram 920 óbitos atribuíveis à doença. Já entre outubro de 2020 e maio deste ano, “não foi observada mortalidade atribuível à gripe, o que está de acordo com a circulação esporádica do vírus da gripe na presente época, que nunca chegou a atingir atividade epidémica”, lê-se no relatório.

Na Europa, o cenário foi semelhante, tendo-se registado uma diminuição de mais de 99% da atividade gripal. De acordo com dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), foram detetados 934 casos da doença desde outubro do ano passado até ao final de junho deste ano.

Estes dados são o resultado da adoção dos cuidados com a covid-19, como a utilização de máscara, o distanciamento social e a higiene das mãos.

“Foi efetivamente uma época gripal nula e uma lição para o mundo ocidental“, referiu Carlos Robalo Cordeiro, pneumologista e presidente da Sociedade Europeia Respiratória ao JN. O especialista defende o recurso a estas medidas de proteção nos períodos críticos da gripe para doentes infetados e pessoas com fatores de risco importantes.

No próximo inverno o cenário pode ser diferente. Como “houve pouco contacto com o vírus, isso condiciona a imunidade“, destaca Carlos Robalo Cordeiro.

Além disso, “houve pouca identificação laboratorial das variantes em circulação”, o que pode afetar a eficácia das vacinas da gripe produzidas este ano, uma vez que são feitas tendo em conta as variantes que deram origem a surtos de gripe no último período gripal.

O virologista Pedro Simas também prevê que haja uma “maior incidência e hospitalizações por infeções respiratórias causadas por vírus” no próximo inverno, dado que a população está a “perder imunidade”.

Portugal tem de “continuar o processo de desconfinamento” para evitar uma época gripal mais complicada e, à semelhança de outros países, deve cair a obrigatoriedade do uso da máscara na via pública.

ZAP //

12 Comments

  1. “houve pouco contacto com o vírus, isso condiciona a imunidade“

    Não consigo entender este raciocínio. Existem pessoas que passam anos sem apanhar o vírus e sem serem vacinadas. Como é que tal “condiciona a imunidade” ? A imunidade de quem ? Em que termos ?

    • Eu concordo consigo. A frase da notícia, aliás, é simplista… serve para confundir e levar a conclusões erradas. Lançar a dúvida e o medo é o objetivo. Na realidade, nenhum corpo deixa de ter contacto com o meio ambiente ou quaisquer vírus. Está sempre a aprender. Mas quando se mete a política nas instituições a imunidade fica burra imediatamente…

  2. “No inverno pode ser pior”, então ? Teoricamente a população não estaria em grande maioria vacinada?
    Ou será que essa vacina não funciona?
    E porque a população “deve” se vacinar? Se eu não tomar a vacina, qual mal posso eu fazer a uma pessoa que está teoricamente imunizada?

    • No inverno é sempre pior porque é a época das doenças respiratórias. De resto, a vacina serve para as pessoas não sentirem medo do que lhes injetam no corpo… desculpem, enganei-me, é para ficarem protegidas.

  3. Querem ver que agora só se morre do covid e as outras gripes foram de férias talvez para Marte à espera dos novos habitantes! Logo surgirá outra informação contraditória para continuarmos bem informados!

  4. Se acontecer como no Ano passado com a impossibilidade de adquirir em Farmácias, Vacinas contra o virus influenza. De certeza que vai ser uma nova catástrofe em termos de Saúde Publica !

      • muugner, gostaria de saber se custou muito passar por doenças como a difteria, o téteno, a tosse convulsa, a poliomielite, o sarampo, a difteria, outras, e sobreviver. Importava-se de relatar a sua experiência para todos a conhecermos e aprendermos com ela?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.