/

“Mais uma morte no aeroporto e a coisa vai à maioria absoluta”. Rio arrasado após reacção a sondagem favorável ao PS

14

Filipe Farinha / Lusa

Rui Rio está a ser fortemente criticado pela forma como reagiu à mais recente sondagem que coloca o PS a valer mais do que toda a direita junta e que assinala a queda do PSD. Há quem o acuse de um gesto “indigno” e quem chegue a afirmar que o seu Twitter é gerido por “um bot doutro partido”.

A sondagem divulgada, nesta sexta-feira, pelo Expresso coloca o PS com mais intenções de voto (39%) do que todos os partidos de direita juntos (35%).

Um resultado criticado por Rui Rio no Twitter, onde faz referência à polémica no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), no âmbito da morte de um cidadão ucraniano agredido por inspectores daquela unidade.

“Eu, cá por mim, não precisava da sondagem do Expresso para nada. É mais do que evidente que, face aos últimos acontecimentos políticos, o Governo e o PS só podiam estar a subir. Mais uma morte no aeroporto e “a coisa” vai à maioria absoluta. Força nisso!”, escreve Rio no seu perfil naquela rede social.

https://twitter.com/RuiRioPSD/status/1339665881065017345

A reacção do presidente do PSD está a ser muito criticada, nomeadamente por Ana Gomes. A candidata presidencial não fala de viva voz das palavras de Rio, mas partilha uma publicação no Twitter do deputado socialista Miguel Costa Matos que fala em “ligeireza repugnante” e refere que “infelizmente, é só mais uma declaração, a juntar-se a Portugal não sofre de racismo”.

“Quando é que as pessoas decentes no PSD tiram as devidas consequências? Tem de haver um limite”, acrescenta o secretário-geral da Juventude Socialista no tweet partilhado por Ana Gomes.

O comentador Daniel Oliveira, militante histórico do Bloco de Esquerda, salienta, também no Twitter, que “a maior vantagem de Rui Rio é que se resguardava do excesso de exposição num tempo em que os políticos se perdem por ela”.

Já a gestora e consultora de liderança Helena Ferro Gouveia refere, por seu lado, que “o Twitter do Dr. Rui Rio é um bot doutro partido“. “Usar uma morte brutal pela qual o Estado português é responsável para fazer piadolas é indigno. Depois admira-se com as sondagens. Sabe quem é o responsável ? Dica: o próprio RR pela forma miserável como tem estado na política”, destaca ainda.

O ex-director de comunicação do Sporting, Nuno Saraiva, também reage, considerando que “a conta de Rui Rio é um hino à falta de senso”. “Fazer graçolas com a morte de alguém é, além de mau gosto, a prova de que o presidente do PSD não tem um pingo de sensibilidade ou decência na acção política”, realça ainda.

E a jornalista Mafalda Anjos, directora da Visão, destaca que “alguém tem de dizer a Rui Rio que há uma condição essencial para se fazer humor com coisas sérias: ter piada” e “que as bocas de “homem médio” (usando um eufemismo), com mortes e emojis, não costumam ser eficazes para fazer oposição”.

Para o médico José Pedro Penedos “este tipo de tweets não têm propriamente contribuído para aumentar a popularidade” de Rio e há quem questione até se a conta do líder social-democrata terá sido “pirateada”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Entretanto, André Ventura veio reagir à sondagem de uma forma que é vista como uma provocação a Rui Rio.

Continuamos nos 7% na sondagem do Expresso. Que chatice”, destaca o líder do Chega no Twitter.

O jornalista Carlos Vaz Marques já veio falar do “Tico” e do “Teco” para comparar as reacções de Ventura e Rio.

E há quem vá dizendo, com graça, que “o Ventura já só se coliga com o PSD se o Rui Rio se moderar”.

  Susana Valente, ZAP //

14 Comments

  1. RR a mostrar o “Trump” que há em si… mas agora, este “sinhuore” acha que está a beber um cimbalino e a falar com o empregado de balcão?

  2. Concordo totalmente com o comentário. Não sou apoiante do Rio, embora vote geralmente no PSD.
    É de facto incompreensível que após tudo o que tem estado a ocorrer o PS ainda suba nas sondagens. É a miséria e o total desgoverno na COVID 19, foi a situação do aeroporto, já no passado os incêndios… Os Portugueses andam mesmo muito distraídos.

    • Meu caro, voto no outro lado da bancada mas também tenho as minhas críticas, e muitas, à liderança. Pessoas decentes e verdadeiras há-as em todos os partidos. Elas têm é que se chegar à frente e ter coragem. Não há outra forma de resolver a palhaçada em que a polítia de tornou neste país. É po-las no poder.

  3. O CHEGA vai engordando. Estou em crer que chegará rapidamente a 3º partido na Assembleia. E não gosto do CHEGA nem nunca votarei em tal coisa

  4. Este Rui Rio por mais que faça bem ou mal, irei sempre ignorar enquanto político independente do partido. Nunca irei perdoar o que fez ao meu clube e ao grupo Amorim. Alguém já questionou o que a rosinha e o genro fizeram ao dinheiro? Só ele saberá. Quanto a esta atitude de brincar com uma morte, vem demonstrar o que vale. Ele e o Ventura juntos não fazem um.

  5. Senhor Ruim Rio houve um tempo que ainda tinha esperança que o senhor fosse diferenteb que fosse uma pessoa séria e honesta, engano meu o senhor como os resttantes politicos valem-se de tudo para chegar ao poleiro, fazer politica coma morte de alguém é do mais baixo quue um politico pode fazer,

  6. Quando o governo Costa/PS ou o Marcelo estão em dificuldades logo aparecem umas sondagens ou uns escrivas lacaios do regime a tentar branquear a situação….Mas na verdade apesar de saberem ler e pelos vistos escrever, não conseguiram ou não lhes permitiram entender o que o Rui Rio disse….Nem no dito regime fascista do “Estado Novo” havia tanta manipulação das notícias…

    • Entender o quê, a forma ou o conteúdo? Como se fosse preciso qualquer “interpretação” para entender o mau-gpsto numa suposta ironia… falhada.

      Queres ver que foram as empresas de sondagem que escreveram a alarvidade no twiter. Este há com cada um… e mesmo que assim fosse e lhe cavassem o buraco, riu rio ainda o torna mais fundo. É isso que se “entende” de tudo isto.

  7. E assim vai o estado a que isto chegou: o governo só faz porcaria, oposição já nem sabe como ir para governo e o povo vê isto ainda dá mais apoio ao governo. Consequência: com isto tudo, o povo continua a criticar mas continua a votar neles, e tudo isto passa incólume, imaculado, como se nada tivesse acontecido. Que dizer de um país assim? Ah Portugal que já foste uma grande nação e agora estás reduzido a estes políticos!….Não existe melhor do que este governo, do que esta oposição e do que este povo?! Morreu um arquiteto ou lá o que era, que nem o conhecia, foram três dias de luto nacional, depois morreu um Capitão de Abril que foi crucial na revolução de Abril, nem um único dia de luto nacional!!!!! E por fim, morreu Heitor Lourenço, e foi dia de luto nacional! Portugal está condenado…

  8. Governo corrupto + Pessoas parvas, desnorteadas, e ingénuas (que o defendem, a ferro e fogo).
    —> Resultado da mescla: país miserável!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.