Morsi também vai ser julgado por evasão da prisão

DonkeyHotey / Flickr

O ex-presidente do Egipto, Mohamed Morsi

O ex-presidente do Egipto, Mohamed Morsi

O ex-Presidente do Egito Mohamed Morsi, destituído pelos militares, vai ser julgado a 28 de Janeiro, com mais 130 acusados, incluindo membros do Hamas palestiniano e do Hezbollah libanês, por se ter evadido da prisão durante a revolta popular de 2011.

Morsi é atualmente indicado em três processos. Para além dos ataques a prisões e da sua evasão no início de 2011, deve responder por cumplicidade nas mortes de manifestantes quando estava no poder e será também julgado por “espionagem” destinada a promover “ações terroristas” que envolveriam o Hamas e formações ‘jihadistas’, anunciou hoje fonte judicial citada pela agência noticiosa AFP.

Primeiro Presidente eleito democraticamente no Egito em junho de 2012, Morsi foi destituído em 03 de julho de 2013.

Em meado de dezembro, o procurador tinha declarado que, para além do ex-chefe de Estado islamita, 132 pessoas estavam a ser indiciadas neste processo, incluindo 70 membros do Hezbollah e do Hamas, e que serão julgados à revelia.

O Ministério público afirma que os militantes da Irmandade Muçulmana, a confraria de Morsi declarada recentemente “organização terrorista”, do Hamas, do Hezbollah e dos ‘jihadistas’ atacaram prisões e esquadras de polícia durante os primeiros dias da revolta que afastou do poder o ex-Presidente autocrático Hosni Mubarak no início de 2011, provocando a morte de polícias e contribuindo para a fuga de milhares de detidos.

Um porta-voz do Hamas em Gaza denunciou estas acusações “falsas e sem fundamento” e assegurou que muitos dos acusados estão mortos ou detidos em prisões israelitas.

Pouco após a sua evasão, Morsi afirmou que os guardas da prisão abandonaram os seus postos, enquanto os detidos, aproveitando-se do caos, escaparam das suas celas.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O planeta extrassolar mais próximo da Terra pode ter companhia

Uma equipa internacional de astrofísicos encontrou evidências da existência de um segundo planeta a orbitar Próxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol. Na prática, o mundo extrassolar mais próximo de nós pode ter companhia. …

Uma estrela ajudou a perceber quando é que a Via Láctea devorou outra galáxia

Recentemente, astrónomos descobriram que uma colisão com uma galáxia satélite encheu a Via Láctea de estrelas. Agora, graças a uma única estrela, já é possível perceber quando é que isso aconteceu. A galáxia satélite Gaia-Enceladus foi, …

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …