Morsi também vai ser julgado por evasão da prisão

DonkeyHotey / Flickr

O ex-presidente do Egipto, Mohamed Morsi

O ex-presidente do Egipto, Mohamed Morsi

O ex-Presidente do Egito Mohamed Morsi, destituído pelos militares, vai ser julgado a 28 de Janeiro, com mais 130 acusados, incluindo membros do Hamas palestiniano e do Hezbollah libanês, por se ter evadido da prisão durante a revolta popular de 2011.

Morsi é atualmente indicado em três processos. Para além dos ataques a prisões e da sua evasão no início de 2011, deve responder por cumplicidade nas mortes de manifestantes quando estava no poder e será também julgado por “espionagem” destinada a promover “ações terroristas” que envolveriam o Hamas e formações ‘jihadistas’, anunciou hoje fonte judicial citada pela agência noticiosa AFP.

Primeiro Presidente eleito democraticamente no Egito em junho de 2012, Morsi foi destituído em 03 de julho de 2013.

Em meado de dezembro, o procurador tinha declarado que, para além do ex-chefe de Estado islamita, 132 pessoas estavam a ser indiciadas neste processo, incluindo 70 membros do Hezbollah e do Hamas, e que serão julgados à revelia.

O Ministério público afirma que os militantes da Irmandade Muçulmana, a confraria de Morsi declarada recentemente “organização terrorista”, do Hamas, do Hezbollah e dos ‘jihadistas’ atacaram prisões e esquadras de polícia durante os primeiros dias da revolta que afastou do poder o ex-Presidente autocrático Hosni Mubarak no início de 2011, provocando a morte de polícias e contribuindo para a fuga de milhares de detidos.

Um porta-voz do Hamas em Gaza denunciou estas acusações “falsas e sem fundamento” e assegurou que muitos dos acusados estão mortos ou detidos em prisões israelitas.

Pouco após a sua evasão, Morsi afirmou que os guardas da prisão abandonaram os seus postos, enquanto os detidos, aproveitando-se do caos, escaparam das suas celas.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …