Morreu Yvette Lundy, figura da Resistência Francesa que sobreviveu aos nazis

Foi uma figura histórica da Resistência Francesa e uma sobrevivente dos campos de concentração nazis. Yvette Lundy morreu, este domingo, aos 103 anos.

De acordo com a BBC, Yvette Lundy morreu, este domingo, aos 103 anos de idade, em Épernay, no norte de França.

Lundy, que foi uma das figuras da Resistência Francesa e que sobreviveu aos campos de concentração nazis, pertencia à Possum Escape Line, uma rede que ajudava quem precisava de escapar ao regime nazi.

Em 1940, esta professora, que trabalhava na altura como secretária na Câmara Municipal de Gionges, começou a passar documentos falsos a famílias de judeus, homens condenados a trabalhos forçados e prisioneiros de guerra.

Muitas destas pessoas estavam escondidas na quinta do seu irmão, que acabou por ser deportado e morreu em 1945, segundo o jornal Público.

A francesa foi detida quatro anos depois, em junho de 1944, quando tinha 28 anos, e foi levada para Ravensbrück, um campo de concentração na Alemanha. Mais tarde, Lundy foi transferida para Buchenwald, onde viria a ser libertada em abril de 1945.

A francesa costumava recordar o episódio em que foi obrigada a despir-se em frente aos agentes da SS (Schutzstaffel). “O corpo está nu e o cérebro de repente fica em farrapos. Sentes-te um buraco, um buraco cheio de vazio, e se olhares à tua volta vês mais vazio”.

Lundy manteve-se em silêncio sobre as suas experiências de vida durante quase 15 anos, mas, em 1959, decidiu começar a dar o seu testemunho a estudantes franceses e alemães, promovendo uma mensagem de reconciliação.

O presidente da Câmara de Épernay, Franck Leroy, decidiu prestar o seu tributo nas redes sociais, escrevendo que Yvette Lundy é “um exemplo para todos nós” e que representa “a honra de França durante as horas mais negras da História”.

Em 2017, a francesa foi reconhecida com a Ordem Nacional da Legião de Honra, uma das condecorações honoríficas mais importantes do país.

Em 2009, a sua vida inspirou a criação de uma personagem do filme francês Korkoro, que conta a história de uma família de ciganos sob a ameaça do regime nazi.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O Oumuamua pode ser um icebergue de hidrogénio (e um dos objetos mais raros do Universo)

Uma equipa de astrónomos da Universidade de Yale e da Universidade de Chicago propôs uma nova descrição para o Oumuamua, o primeiro objeto interestelar a passar pelo nosso Sistema Solar. De acordo com a nova teoria …

A Via Láctea pode ter sido esmagada por campos magnéticos quando ainda era um "bebé cósmico"

Nos primeiros dias do Universo, quando a Via Láctea ainda era apenas um bebé cósmico, campos magnéticos poderosos podem tê-la esmagado e ter tido um grande impacto no seu crescimento. Em entrevista ao NewScientist, astrofísicos da …

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …