Morreu Yvette Lundy, figura da Resistência Francesa que sobreviveu aos nazis

Foi uma figura histórica da Resistência Francesa e uma sobrevivente dos campos de concentração nazis. Yvette Lundy morreu, este domingo, aos 103 anos.

De acordo com a BBC, Yvette Lundy morreu, este domingo, aos 103 anos de idade, em Épernay, no norte de França.

Lundy, que foi uma das figuras da Resistência Francesa e que sobreviveu aos campos de concentração nazis, pertencia à Possum Escape Line, uma rede que ajudava quem precisava de escapar ao regime nazi.

Em 1940, esta professora, que trabalhava na altura como secretária na Câmara Municipal de Gionges, começou a passar documentos falsos a famílias de judeus, homens condenados a trabalhos forçados e prisioneiros de guerra.

Muitas destas pessoas estavam escondidas na quinta do seu irmão, que acabou por ser deportado e morreu em 1945, segundo o jornal Público.

A francesa foi detida quatro anos depois, em junho de 1944, quando tinha 28 anos, e foi levada para Ravensbrück, um campo de concentração na Alemanha. Mais tarde, Lundy foi transferida para Buchenwald, onde viria a ser libertada em abril de 1945.

A francesa costumava recordar o episódio em que foi obrigada a despir-se em frente aos agentes da SS (Schutzstaffel). “O corpo está nu e o cérebro de repente fica em farrapos. Sentes-te um buraco, um buraco cheio de vazio, e se olhares à tua volta vês mais vazio”.

Lundy manteve-se em silêncio sobre as suas experiências de vida durante quase 15 anos, mas, em 1959, decidiu começar a dar o seu testemunho a estudantes franceses e alemães, promovendo uma mensagem de reconciliação.

O presidente da Câmara de Épernay, Franck Leroy, decidiu prestar o seu tributo nas redes sociais, escrevendo que Yvette Lundy é “um exemplo para todos nós” e que representa “a honra de França durante as horas mais negras da História”.

Em 2017, a francesa foi reconhecida com a Ordem Nacional da Legião de Honra, uma das condecorações honoríficas mais importantes do país.

Em 2009, a sua vida inspirou a criação de uma personagem do filme francês Korkoro, que conta a história de uma família de ciganos sob a ameaça do regime nazi.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Peter 2.0. Cientista com doença terminal quer transformar-se no ciborgue mais avançado de sempre

Peter Scott-Morgan, cientista britânico do ramo da robótica, está em fase terminal da doença do neurónio motor, uma doença degenerativa. Mas ele não quer visto como o homem que morreu daquela doença, mas sim tornar-se …

Estados Unidos vão transformar aeronaves obsoletas em "aviões arsenal"

Os Estados Unidos preparam-se para transformar algumas das suas maiores e mais obsoletas aeronaves em "aviões arsenal", que funcionarão como plataformas repletas de armas, revelaram fontes do Governo norte-americano. Foi em 2016 que esta ideia veio …

Imperador japonês paga 25 milhões de dólares por ritual secreto para dormir com deusa

Este ritual de sucessão do Imperador Naruhito aconteceu na quinta-feira e envolve dormir com uma deusa do Sol. O templo é construído para o efeito e é destruído depois. O ritual japonês altamente secreto conhecido como …

Para entrar nesta praia italiana, vai ser preciso pagar (e nem todos podem entrar)

Aos pés de uma antiga aldeia de pescadores, La Pelosa é uma atração turística muito célebre. Por isso, a autarquia decidiu tomar medidas para a proteger. A famosa praia tem sido uma vítima da erosão natural …

Laurent Simons será o mais novo licenciado do mundo. Tem 9 anos

O belga Laurent Simons tem apenas 9 anos e estás prestes a bater um recorde: em dezembro, deverá tornar-se o mais novo licenciado do mundo. O "menino prodígio", tal como é apontado pelos média internacionais, ingressou …

Preços dos passes Navegante ficam iguais em 2020

Os preços dos passes Navegante vão manter-se iguais em 2020, no âmbito da estratégia de “promoção da utilização dos transportes públicos coletivos”, anunciou esta sexta-feira a Área Metropolitana de Lisboa (AML). “A Área Metropolitana de Lisboa …

Os burros-táxi de Espanha vão ter horários de trabalho, estábulos novos e deixar de carregar turistas de 80 quilos

Os burros táxis são uma atração turística de Mijas, província de Málaga, no sul de Espanha. Agora foram definidas novas regras que têm em conta os direitos e o bem-estar dos animais. O serviço funciona como …

Vai ser preciso "ser-se rico" para visitar a famosa Ilha de Komodo

Em breve, os turistas que queiram visitar a Ilha de Komodo, o famoso lar de mais de 5.000 dragões de Komodo, terão de ser ricos. O aviso é do Governo local indonésio, que chegou mesmo …

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …