Morreu Yvette Lundy, figura da Resistência Francesa que sobreviveu aos nazis

Foi uma figura histórica da Resistência Francesa e uma sobrevivente dos campos de concentração nazis. Yvette Lundy morreu, este domingo, aos 103 anos.

De acordo com a BBC, Yvette Lundy morreu, este domingo, aos 103 anos de idade, em Épernay, no norte de França.

Lundy, que foi uma das figuras da Resistência Francesa e que sobreviveu aos campos de concentração nazis, pertencia à Possum Escape Line, uma rede que ajudava quem precisava de escapar ao regime nazi.

Em 1940, esta professora, que trabalhava na altura como secretária na Câmara Municipal de Gionges, começou a passar documentos falsos a famílias de judeus, homens condenados a trabalhos forçados e prisioneiros de guerra.

Muitas destas pessoas estavam escondidas na quinta do seu irmão, que acabou por ser deportado e morreu em 1945, segundo o jornal Público.

A francesa foi detida quatro anos depois, em junho de 1944, quando tinha 28 anos, e foi levada para Ravensbrück, um campo de concentração na Alemanha. Mais tarde, Lundy foi transferida para Buchenwald, onde viria a ser libertada em abril de 1945.

A francesa costumava recordar o episódio em que foi obrigada a despir-se em frente aos agentes da SS (Schutzstaffel). “O corpo está nu e o cérebro de repente fica em farrapos. Sentes-te um buraco, um buraco cheio de vazio, e se olhares à tua volta vês mais vazio”.

Lundy manteve-se em silêncio sobre as suas experiências de vida durante quase 15 anos, mas, em 1959, decidiu começar a dar o seu testemunho a estudantes franceses e alemães, promovendo uma mensagem de reconciliação.

O presidente da Câmara de Épernay, Franck Leroy, decidiu prestar o seu tributo nas redes sociais, escrevendo que Yvette Lundy é “um exemplo para todos nós” e que representa “a honra de França durante as horas mais negras da História”.

Em 2017, a francesa foi reconhecida com a Ordem Nacional da Legião de Honra, uma das condecorações honoríficas mais importantes do país.

Em 2009, a sua vida inspirou a criação de uma personagem do filme francês Korkoro, que conta a história de uma família de ciganos sob a ameaça do regime nazi.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Missão difícil em Munique. Portugal pode carimbar passagem aos oitavos do Euro

A seleção portuguesa de futebol pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020, mas terá de vencer a poderosa e favorita Alemanha, ainda à procura dos primeiros pontos no Grupo F. A …

Especialista britânico diz que terceira vaga está a caminho do Reino Unido

Uma terceira onda de infeções por covid-19 está a caminho do Reino Unido, onde os contágios diários ultrapassam de novo os 10.000 casos, afirmou o assessor do Governo no Comité Conjunto de Vacinação e Imunização …

Equipa portuguesa faz descoberta que pode travar a doença de Alzheimer

Uma equipa de investigadores portugueses identificou um novo mecanismo associado aos neurónios envelhecidos que pode abrir uma nova via terapêutica para travar a doença de Alzheimer. Hoje em dia, há cada vez mais pessoas a viver …

“Abuso de funções”. BE acusa Centeno de estar a "condicionar" as negociações do OE

As recomendações do governador do Banco de Portugal sobre as políticas que o país deve seguir, nomeadamente a estabilidade da legislação laboral, não caíram bem à esquerda. Em declarações ao ECO, o Bloco de Esquerda não …

Aberto inquérito-crime ao atropelamento mortal com carro de Cabrita. Não há câmaras no local do acidente

A GNR já está a investigar as circunstâncias do atropelamento mortal com um carro onde seguia o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Mas o inquérito-crime não poderá contar com imagens das câmaras de video-vigilância …

Nuno Mendes e João Félix fora do jogo com a Alemanha

Os jogadores Nuno Mendes e João Félix vão ficar fora do jogo deste sábado frente à Alemanha devido a uma mialgia muscular. Ambos vão assistir ao encontro na bancada e devem recuperar a tempo de defrontar …

Antigo governador civil desmente Medina (que explicou sem explicar o envio de dados a embaixadas)

O último governador civil de Lisboa, o socialista António Galamba, desmente Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa, no âmbito das conclusões da auditoria ao envio de dados de manifestantes para embaixadas estrangeiras. E há …

Portugueses burlados em Munique. PSP alerta para a venda de bilhetes falsos

No dia em que Portugal joga contra à Alemanha na capital da Baviera, a PSP alertou que vários portugueses estão a ser burlados com a venda de bilhetes falsos para a partida. O intendente Pedro Colaço …

Correos Express "passa a perna" aos CTT. Empresa quer conquistar Portugal para ter oferta ibérica na Ásia

A empresa espanhola concorrente dos CTT está a monopolizar as entregas ibéricas. Em 2019, comprou 51% da unidade de transporte expresso do grupo logístico Rangel e quer ter centros de distribuição em todo os distritos …

Autoridades passam 25 multas no primeiro dia de confinamento em Lisboa

As autoridades policiais passaram 25 autos de contraordenação no primeiro dia de confinamento da Área Metropolitana de Lisboa. Desde as 15h da tarde de ontem que é proibido entrar ou sair da AML, embora existam várias …