O matemático americano John Nash, cuja história de vida se transformou no filme vencedor do Oscar “Uma Mente Brilhante”, morreu este sábado num acidente de carro, noticia a imprensa norte americana.
John Nash, de 86 anos, e a sua mulher, Alicia morreram quando o táxi em que estavam se envolveu num acidente em Nova Jersey, nos Estados Unidos.
Considerado uma das maiores mentes contemporâneas, o matemático é conhecido pelo seu trabalho na Teoria dos Jogos, geometria diferencial e equações diferenciais parciais.
Em 1978, venceu o Prémio Teoria John von Neumann, pelas suas descobertas na teoria dos equilíbrios não-cooperativos, agora chamada Teoria do Equilíbrio de Nash — uma situação em que, num jogo envolvendo dois ou mais jogadores, nenhum jogador tem a ganhar mudando unilateralmente a sua estratégia.
Professor do MIT e catedrático na Universidade de Princeton, ganhou o Prémio Nobel da Economia em 1994, com Reinhard Selten e John Harsanyi,
Os seus avanços no campo da matemática – e sua luta contra a esquizofrenia, de que começou a mostrar sinais em 1958 – foram o foco do filme “Uma Mente Brilhante”, vencedor de 4 Óscares.
O actor Russell Crowe, que o interpretou no filme, publicou no seu twitter uma mensagem de condolências.
“Atordoado… o meu coração está com John, Alicia e família. Uma parceria incrível. Mentes brilhantes, corações brilhantes…”
ZAP // Lusa
que Deus os tenha em descanso.