Morreu o último homem a pisar a Lua

NASA

O astronauta Eugene Cernan, o último homem na Lua

O astronauta Eugene Cernan, o último homem na Lua

“A aterragem é como estar imerso numa folha de fogo, num cometa, numa estrela cadente”. As palavras são de Eugene Cernan, que fez parte da última missão tripulada à Lua – e foi o último homem a pisar o solo lunar.

Morreu aos 82 anos o astronauta Eugene Cernan. A notícia foi confirmada pela NASA através do Twitter esta segunda-feira, 16 de janeiro.

“Lamentamos a perda do antigo astronauta da NASA Gene Cernan, o último homem a andar na lua”, lê-se no tweet publicado na rede social.

Filho de mãe checa e pai eslovaco, Eugene Cernan esteve no espaço três vezes, a última delas como comandante da Apollo 17, a sua terceira missão e a última das missões do Programa Apollo a pousar na Lua. Antes, tinha estado em órbita da Lua na missão Apollo 10. Completou 566 horas e 15 minutos no espaço, 73 horas das quais na Lua.

Como comandante da Apollo 17, em 1972, Eugene Cernan foi o primeiro a descer da nave, à frente do seu co-piloto, o geólogo Harrison Schmitt, que se tornou o 12º homem a pisar a Lua. Mas, ao ser o último a reentrar no Módulo Lunar Challenger para a viagem de volta, Cernan tornou-se o último homem a pisar o solo lunar.

São dele também as últimas palavras de um ser humano na Lua, quando se preparava para subir a escada do Challenger.

“No momento em que deixamos a Lua e Taurus-Littrow, partimos como chegamos, e se for a vontade de Deus voltaremos com paz e esperança para toda a Humanidade. Quando dou estes últimos passos para fora da superfície lunar, gostaria de lembrar que o desafio da América de hoje forjou o destino do homem do amanhã. Deus abençoe a tripulação da Apollo 17”.

É dele a afirmação de que a Grande Muralha da China é a única construção feita pelo homem que é visível da Lua. Tal afirmação foi no entanto desmentida em 2003 pelo astronauta chinês Yang Liwei, que disse ter ficado decepcionado ao descobrir que não é possível ver a famosa construção a partir do espaço.

ZAP // NASA / Wikipedia

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E o da Priberam:
    “https://www.priberam.pt/dlpo/Tcheco” (norma Brasileira) afinal pode ser admissível.

    Bom como estamos em Portugal…se elas são checoslovacas porque eles não são checoslobois ?

RESPONDER

Novo planeta gigante detetado a orbitar estrela que dista 63,4 anos-luz da Terra

O novo planeta tem uma massa cerca de três mil vezes maior do que a da Terra e orbita a sua estrela a uma distância quase três vezes superior à que separa o Sol do …

Inaugurada em Lisboa clínica dentária gratuita para jovens até os 18 anos

A Santa Casa da Misericórdia abriu esta terça-feira, em Lisboa, uma clínica de saúde oral, com consultas grátis para todas as crianças e jovens até os 18 anos, que vivam ou estudem dentro do concelho. O …

Família mais rica do mundo enriquece a quatro milhões de dólares por hora

Desde o último boletim de riqueza que a Bloomberg publicou, em junho do ano passado, no seu ranking das famílias mais ricas do mundo, a fortuna dos Walton cresceu 39 mil milhões de dólares, para …

Espanha. PSOE rejeita proposta "inviável" do Podemos para coligação

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) rejeitou nesta terça-feira a proposta do Unidas Podemos para uma coligação fovernamental, que considera "inviável", e convidou a plataforma de esquerda a encontrar "outras fórmulas" que facilitem a governabilidade …

Ex-Presidente do Sudão admite ter recebido mais de 80 milhões da Arábia Saudita

O antigo Presidente do Sudão, que foi deposto em abril após vários meses de protestos, começou a ser julgado esta segunda-feira por corrupção. O julgamento por corrupção do ex-Presidente do Sudão, Omar al-Bashir, começou esta segunda-feira e, …

Hong Kong. Funcionário do consulado britânico desaparece após enviar mensagem à namorada a pedir para rezar por ele

A 08 de agosto, Simon Cheng Man-kit, de 28 anos, estava a regressar a Hong Kong depois de ter estado na cidade chinesa Shenzhen. No momento em que, a bordo de um comboio de alta …

Open Arms. Procurador siciliano ordena apreensão do navio e desembarque imediato dos ocupantes

Luigi Patronaggio, o procurador da cidade de Agrigento, na Sicília, ordenou esta terça-feira a apreensão do navio Open Arms e o desembarque imediato dos quase 100 migrantes africanos que este levava a bordo. O jurista, que …

Jovens suspeitos de três homicídios filmaram um “testamento final” com o telemóvel antes de se suicidarem

Bryer Schmegelsky e Kam McLeod, os dois jovens de 18 e 19 anos suspeitos de três homicídios no Canadá e que foram encontrados mortos após duas semanas em fuga, terão filmado um “testamento final” com …

Em resposta a Macron, Putin diz que autoridades agiram para evitar situação igual à dos "coletes amarelos" em França

O Presidente da Rússia Vladimir Putin disse, durante um encontro com o seu homólogo francês Emmanuel Macron, que as autoridades russas agiram para garantir que as manifestações dos seus opositores permanecem dentro "da lei", evitando …

Gémeas que viviam em garagem estavam sinalizadas há seis anos

As gémeas de 10 anos que viviam numa garagem no concelho da Amadora estavam sinalizadas há seis anos pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e a sua situação conhecida pelo Ministério Público …