Morreu o último homem a pisar a Lua

NASA

O astronauta Eugene Cernan, o último homem na Lua

O astronauta Eugene Cernan, o último homem na Lua

“A aterragem é como estar imerso numa folha de fogo, num cometa, numa estrela cadente”. As palavras são de Eugene Cernan, que fez parte da última missão tripulada à Lua – e foi o último homem a pisar o solo lunar.

Morreu aos 82 anos o astronauta Eugene Cernan. A notícia foi confirmada pela NASA através do Twitter esta segunda-feira, 16 de janeiro.

“Lamentamos a perda do antigo astronauta da NASA Gene Cernan, o último homem a andar na lua”, lê-se no tweet publicado na rede social.

Filho de mãe checa e pai eslovaco, Eugene Cernan esteve no espaço três vezes, a última delas como comandante da Apollo 17, a sua terceira missão e a última das missões do Programa Apollo a pousar na Lua. Antes, tinha estado em órbita da Lua na missão Apollo 10. Completou 566 horas e 15 minutos no espaço, 73 horas das quais na Lua.

Como comandante da Apollo 17, em 1972, Eugene Cernan foi o primeiro a descer da nave, à frente do seu co-piloto, o geólogo Harrison Schmitt, que se tornou o 12º homem a pisar a Lua. Mas, ao ser o último a reentrar no Módulo Lunar Challenger para a viagem de volta, Cernan tornou-se o último homem a pisar o solo lunar.

São dele também as últimas palavras de um ser humano na Lua, quando se preparava para subir a escada do Challenger.

“No momento em que deixamos a Lua e Taurus-Littrow, partimos como chegamos, e se for a vontade de Deus voltaremos com paz e esperança para toda a Humanidade. Quando dou estes últimos passos para fora da superfície lunar, gostaria de lembrar que o desafio da América de hoje forjou o destino do homem do amanhã. Deus abençoe a tripulação da Apollo 17”.

É dele a afirmação de que a Grande Muralha da China é a única construção feita pelo homem que é visível da Lua. Tal afirmação foi no entanto desmentida em 2003 pelo astronauta chinês Yang Liwei, que disse ter ficado decepcionado ao descobrir que não é possível ver a famosa construção a partir do espaço.

ZAP // NASA / Wikipedia

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E o da Priberam:
    “https://www.priberam.pt/dlpo/Tcheco” (norma Brasileira) afinal pode ser admissível.

    Bom como estamos em Portugal…se elas são checoslovacas porque eles não são checoslobois ?

RESPONDER

Empresas espanholas dominam obras públicas na ferrovia

As empresas espanholas dominam as obras públicas na ferrovia em Portugal, ascendendo a sua quota a 70%, avança o Expresso na sua edição deste sábado. Para presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras …

Cada vez mais mulheres denunciam abusos médicos durante o parto

Um número crescente de mulheres tem vindo a denunciar casos de abuso durante o trabalho de parto. No entanto, pouco está a ser feito para mudar isto. Durante o parto, as mulheres ficam numa posição vulnerável …

Já podemos explorar "Melckmeyd", naufrágio holandês do século XVII

Nas profundezas do Oceano Atlântico, perto da costa da Islândia, encontram-se os destroços de um navio holandês que afundou há 360 anos, no qual agora podemos "mergulhar" graças a uma experiência de realidade virtual. Quando a …

Os furacões podem provocar atividade sísmica tal como um terramoto

Uma equipa de cientistas descobriu um novo fenómeno geofísico no qual furacões ou fortes tempestades podem produzir vibrações no fundo do oceano tão fortes quanto um terramoto de magnitude 3.5. "As tempestades, furacões ou ciclones extratropicais …

Quem anda mais devagar pode envelhecer mais rapidamente

A velocidade a que caminham as pessoas aos 45 anos pode ser um indicador de como é que o cérebro e o corpo envelhecem, revela um novo estudo levado a cabo por uma equipa de …

Sporting apresentou participação disciplinar à FPF contra o Alverca

O Sporting participou ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) contra a utilização de Luan pelo Alverca no jogo da Taça de Portugal, confirmou à agência Lusa fonte ligada ao processo. Em causa, …

Há um país europeu que está a "importar" padres da Índia

O clero irlandês está a ficar cada vez mais envelhecido e as novas gerações parecem menosprezar a profissão. Por isso, a Igreja procura soluções no exterior. Há dois anos, o padre Francis Xavier Kochuveettil aterrou no …

Fábio Silva fez história na goleada frente ao Coimbrões

Fábio Silva, o jovem avançado do FC Porto, fez este sábado história no jogo frente ao Coimbrões: tornou-se o mais jovem de sempre a marcar pelos dragões. No jogo deste sábado para a Taça da …

Relação com o PS "nunca foi fácil", diz Catarina Martins

O Bloco de Esquerda assumiu este sábado que a relação com o PS “nunca foi fácil” e recusou que a perda de votos e a falta de um acordo de maioria parlamentar possam ser encarados …

Pedro Rodrigues, ex-líder da JSD, quer liderar a bancada do PSD

O antigo líder da JSD Pedro Rodrigues quer liderar a bancada parlamentar do PSD durante a próxima legislatura, avança o Expresso este sábado, dando conta que o deputado eleito por Lisboa já está a recolher …