Morreu Thomas Spencer Monson, líder dos mórmons

moregoodfoundation / Flickr

Thomas Spencer Monson, líder dos Mórmons

O presidente da Igreja Mórmon morreu, esta terça-feira à noite, aos 90 anos, na sua casa em Salt Lake City, nos EUA, anunciou o porta-voz Eric Hawkins.

O próximo líder dos mórmons ainda não foi nomeado imediatamente, mas espera-se que o cargo seja assumido pelo membro mais velho do quórum governante dos Doze Apóstolos, Russell M. Nelson, pelo protocolo da igreja.

Thomas Spencer Monson nasceu no dia 21 de agosto de 1927 em Salt Lake City, tendo-se tornado no mais jovem apóstolo da igreja em 1963, aos 36 anos. Serviu como conselheiro de três presidentes de igrejas antes de assumir o papel de líder principal da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em fevereiro de 2008.

Monson, que foi o 16º presidente da igreja Mórmon, assumiu o cargo a 3 de fevereiro de 2008 após a morte de Gordon B. Hinckley, e passou mais de cinco décadas ao serviço dos principais conselhos de liderança da igreja.

Thomas Monson era veterano da II Guerra Mundial, serviu na Marinha, passou um ano fora e quando regressou formou-se em gestão na Universidade do Utah e fez um mestrado em administração de empresas na Universidade James Brigham Young.

Antes de se juntar ao Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja da Fé, Monson trabalhou para os negócios seculares da igreja, principalmente na publicidade, impressão e publicação, incluindo o Deseret Morning News.

Monson casou-se com Frances Beverly Johnson em 1948. O casal teve três filhos, oito netos e onze bisnetos. Frances morreu em 2013 aos 85 anos.

A Igreja Mórmon foi fundada em 1830, no estado de Nova York, por Joseph Smith, que afirmou ter sido visitado por Deus e Jesus enquanto rezava num bosque.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Manuscritos de "A Origem das Espécies" divulgados online pela primeira vez

Duas páginas originais do rascunho manuscrito de "A Origem das Espécies", de Charles Darwin, foram divulgadas online pela primeira vez. Além disso, foram ainda publicadas cartas e notas de leitura nunca antes vistas. Os documentos foram …

Os videojogos podem ser bons para o bem-estar pessoal, sugere estudo

De acordo com um novo estudo que analisou o comportamento de jogadores e dados fornecidos por empresas de videojogos, o tempo gasto a jogar pode ser bom para o bem-estar pessoal. A Electronic Arts e a …

A MINI criou uma van perfeita que foi pensada para relaxar, usufruir e conviver

A marca de automóveis MINI apresentou o projeto do Vision Urbanaut. Este veículo é uma van completamente moderna e sustentável, pois oferece mais espaço interior e versatilidade, e ainda deixa uma pegada ecológica mínima. Esta van …

Covid-19. Angela Merkel alerta sobre plano de vacinação para países mais pobres

A chanceler alemã, Angela Merkel, alertou os líderes dos países mais desenvolvidos que o progresso no desenvolvimento de um sistema de distribuição de vacinas para nações mais necessitadas tem sido lento e que essa questão …

Explosão em Beirute. Danos segurados rondam mil milhões

As vítimas da explosão que destruiu o porto de Beirute e área circundante, em agosto, apresentaram um total de 14.921 reclamações de seguro, totalizando danos segurados estimados em perto de 1,62 biliões de libras libanesas …

Centenas de pessoas que morreram de covid-19 em Nova Iorque continuam em camiões frigoríficos

Muitos destes cadáveres, que continuam em camiões frigoríficos, são de pessoas cujas famílias não puderam ser localizadas ou que não podem cobrir os custos do enterro. De acordo com o The Wall Street Journal, cerca de …

Bolsonaro responsabiliza estados e municípios por não usarem testes

Mais de 6,8 milhões de testes RT-PCR, adquiridos pelo Ministério da Saúde brasileiro, perderão a validade entre dezembro deste ano e janeiro de 2021. O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, direcionou para estados e municípios a responsabilidade …

Médico presente na sala de emergência revela detalhes da morte de John F. Kennedy

Um médico que estava presente na emergência do Parkland Memorial Hospital, para onde John F. Kennedy (1917-1963) foi transferido depois de ser baleado numa visita política ao estado do Texas, revelou novos detalhes sobre a …

Aprovado prolongamento do prazo para entrega de teses de mestrado e doutoramento

O parlamento aprovou esta segunda-feira uma proposta de aditamento ao OE2021 que permite que seja prorrogado até ao final do ano letivo o prazo de entrega e apresentação das teses de mestrado e doutoramento. “É prorrogado, …

Chinês de 105 anos quebra recorde do Guinness. É a pessoa mais velha do mundo a voar de parapente

Yu Te-Hsin, um homem chinês de 105 anos, quebrou o recorde do Guinness e tornou-se a pessoa mais velha a voar de parapente. Durante a passada primavera, Yu Te-Hsin, de 105 anos, foi fazer um piquenique …