Morreu Thomas Spencer Monson, líder dos mórmons

moregoodfoundation / Flickr

Thomas Spencer Monson, líder dos Mórmons

O presidente da Igreja Mórmon morreu, esta terça-feira à noite, aos 90 anos, na sua casa em Salt Lake City, nos EUA, anunciou o porta-voz Eric Hawkins.

O próximo líder dos mórmons ainda não foi nomeado imediatamente, mas espera-se que o cargo seja assumido pelo membro mais velho do quórum governante dos Doze Apóstolos, Russell M. Nelson, pelo protocolo da igreja.

Thomas Spencer Monson nasceu no dia 21 de agosto de 1927 em Salt Lake City, tendo-se tornado no mais jovem apóstolo da igreja em 1963, aos 36 anos. Serviu como conselheiro de três presidentes de igrejas antes de assumir o papel de líder principal da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em fevereiro de 2008.

Monson, que foi o 16º presidente da igreja Mórmon, assumiu o cargo a 3 de fevereiro de 2008 após a morte de Gordon B. Hinckley, e passou mais de cinco décadas ao serviço dos principais conselhos de liderança da igreja.

Thomas Monson era veterano da II Guerra Mundial, serviu na Marinha, passou um ano fora e quando regressou formou-se em gestão na Universidade do Utah e fez um mestrado em administração de empresas na Universidade James Brigham Young.

Antes de se juntar ao Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja da Fé, Monson trabalhou para os negócios seculares da igreja, principalmente na publicidade, impressão e publicação, incluindo o Deseret Morning News.

Monson casou-se com Frances Beverly Johnson em 1948. O casal teve três filhos, oito netos e onze bisnetos. Frances morreu em 2013 aos 85 anos.

A Igreja Mórmon foi fundada em 1830, no estado de Nova York, por Joseph Smith, que afirmou ter sido visitado por Deus e Jesus enquanto rezava num bosque.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Dizer que MAI autorizou festejos do Sporting é "delírio"

Esta sexta-feira, no Funchal, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, voltou a distanciar-se do modelo adotado pelo Sporting para os festejos do campeonato. Os festejos do Sporting, do passado dia 11 de maio, não cumpriram …

"Não tem emenda." PSD e Bloco de Esquerda criticam relatório do Novo Banco

O Bloco de Esquerda defende que a versão entregue do relatório da comissão do Novo Banco, redigida por um deputado do PS, tem uma "parcialidade evidente" a favor do Governo. O PSD diz que "não …

Frederico Morais falha Jogos Olímpicos. Testou positivo à covid-19

O português Frederico Morais vai falhar a estreia do surf nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, por estar infetado pelo novo coronavírus, informou esta sexta-feira o Comité Olímpico de Portugal (COP). O surfista natural de Cascais, de 29 …

Governo propõe que todas as freguesias possam ter pelo menos um autarca a meio tempo

O Governo aprovou uma proposta para que todas as freguesias do país possam ter um autarca a meio tempo independentemente da sua dimensão, anunciou esta sexta-feira a ministra da Modernização do Estado, que tutela as …

Espanha vai administrar terceira dose da vacina

Espanha anunciou esta sexta-feira que será administrada uma terceira dose da vacina contra a covid-19, embora ainda não haja data prevista. Carolina Darias, ministra da Saúde espanhola, anunciou esta sexta-feira que será administrada uma terceira dose …

Portugal com mais 3.794 casos de covid-19 e 16 mortes

Portugal registou, esta sexta-feira, 3.794 novos casos e 16 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o …

Deputada expulsa do parlamento britânico por chamar “mentiroso” a Boris Johnson

A deputada do Partido Trabalhista, Dawn Butler, foi esta quinta-feira expulsa da Câmara dos Comuns, a câmara baixa do Parlamento britânico, por chamar "mentiroso" ao primeiro-ministro, Boris Johnson. Butler foi expulsa pela presidente adjunta temporária, Judith …

UGT dispara contra o Governo. "Exemplo vem sempre de quem está no topo"

Numa carta aberta ao primeiro-ministro, a UGT criticou a atitude de vários ministros, a destruição de milhares de postos de trabalho durante a pandemia e alertou para a suspeita de existir cartelização entre os grandes …

Greve de fome de 470 pessoas em Bruxelas termina 60 dias depois

Em Bruxelas, mais de 470 pessoas deram por terminada uma greve de fome que durou dois meses. O governo belga disse que não pode ceder a chantagens e saudou a boa decisão. Nos últimos dois meses …

Estados Unidos anunciam novas sanções a Cuba. “É apenas o início”

Sanções dos Estados Unidos a Cuba têm como objetivo castigar “os indivíduos responsáveis pela opressão da população cubana”. Ministro dos Negócios Estrangeiros cubano, numa reação, fala em medidas "sem fundamento e caluniosas" e pede que …