Morreu Robert Frank, um dos fotógrafos mais influentes e revolucionários de sempre

Walter Bieri / EPA

O suíço-americano Robert Frank morreu esta segunda-feira com 94 anos de idade no Canadá, onde vivia há vários anos. Foi um dos fotógrafos mais influentes e revolucionários de sempre.

Autor de um dos livros de fotografias mais famosos de sempre, “The Americans”, é conhecido pelos seus retratos crus a preto e branco, retratando o quotidiano de pessoas comuns. A morte do artista foi anunciada por Peter MacGill, da Pace-MacGill Gallery, que representava Frank.

Capaz de incutir a sua arte num retrato espontâneo em movimento, Robert Frank serviu de influência para muitos fotógrafos, como Jeff Wall, Mary Ellen Mark e Ed Ruscha.

Em “The Americans”, altamente aclamado pela crítica, Frank disse que estava cansado do romantismo e que queria apenas apresentar o que via, “o puro e simples”. Com 83 fotografias, todas elas a preto e branco, o músico Sean O’Hagan, citado pelo The Guardian, descreveu a obra como “o abismo entre o sonho americano e a realidade quotidiana”.

No entanto, a crítica de então não foi branda com Frank e desprezou o seu desleixo nas fotografias. A revista Popular Photography disse que Robert Frank era “um homem sem alegria que odeia o país que o acolheu”. Naturalmente, muitos americanos não ficaram agradados com o retrato insosso de Frank, mas aos poucos, foi ganhando o seu reconhecimento.

Nascido na Suíça, com apenas 23 anos de idade emigrou para Nova Iorque à procura de um refúgio artístico. Vivia na Nova Escócia, no Canadá, com a sua mulher, June Leaf.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …