A notícia da morte de Nicolas Roeg, o cineasta britânico que realizou filmes como Aquele Inverno em Veneza e Performance e O Homem Que Veio do Espaço foi confirmada pela família este sábado. Tinha 90 anos.
Em 2011, o filme Aquele Inverno em Veneza foi eleito o melhor filme britânico de sempre, numa iniciativa da Time Out britânica. O filme foi escolhido como o melhor de uma lista dos “100 Melhores Filmes Britânicos”, elaborada por 150 especialistas da área, desde críticos de cinema, passando por atores, produtores e realizadores.
O seu estilo cinematográfico ficou marcado por narrativas não-lineares e por representar temas como sexo, morte, horror e esgotamentos mentais. Entre o elenco dos seus filmes, Roeg contou com estrelas de rock como Mick Jagger e David Bowie.
Natural de Londres, Nicolas Roeg nasceu a 15 de agosto de 1928. O seu primeiro trabalho foi nos estúdios Marylebone, onde fazia chá e operava a claquete, de acordo com a BBC. Nos anos 60, chegou a operador de câmara. Por essa altura fez parte da equipa do filme de Fred Zinnemann – Peregrino de Esperança (1970). Nicolas Roeg começou a realizar depois de ter obtido reconhecimento como diretor de fotografia.
O Instituto de Cinema Britânico reagiu à morte de Nicolas Roeg, considerando que foi “uma força pioneira do cinema que criou alguns dos mais tocantes momentos de beleza, terror e tristeza já vistos”.