Morreu o realizador Jonathan Demme

John Stephen Dwyer / Flickr

O realizador norte-americano Jonathan Demme

O realizador norte-americano Jonathan Demme

O realizador e produtor norte-americano Jonathan Demme, autor de filmes como “O silêncio dos inocentes” e “Filadélfia”, morreu esta quarta-feira, em Nova Iorque, aos 73 anos, revelou a publicação Indiewire.

Jonathan Demme, que morreu na sequência de um cancro e de problemas cardíacos, esteve em Portugal em 2015 a convite do festival Lisbon & Estoril Film Festival, que lhe dedicou uma homenagem.

O cineasta, que conseguiu fazer carreira entre o cinema independente e as produções de Hollywood, começou como produtor de Roger Corman, no filme “Angels hard as they come”, em 1971. Estreou-se como realizador pouco depois, em 1974, com “A gaiola das tormentas”.

O sucesso internacional foi conquistado nos anos seguintes com “Selvagem e perigosa” (1986) e, em particular, com “O Silêncio dos inocentes” (1991), com o qual conquistou cinco Óscares, incluindo de melhor realização, filme e argumento.

Da filmografia fazem ainda parte, entre outros, “Filadélfia” (1993), com Tom Hanks, “Viúva… mas não muito” (1988), “Beloved” (1998), “A verdade sobre Charlie” (2002), “O casamento de Rachel” (2012) e “Ricki e os Flash” (2015), com Meryl Streep.

Demme tem ainda o nome ligado ao documentarismo, com filmes como “Neil Young: Heart of Gold” (2006) e “Jimmy Carter Man from Plains” (2007) e à realização de vídeos de música e filmes-concertos para artistas como The Pretenders, Talking Heads e New Order.

Estendeu ainda o trabalho de produção para outros realizadores, nomeadamente com “Inadaptado” (2002), de Spike Jonze, e “A canção de uma vida”, de Kate Barker-Froyland, que Demme apresentou em 2015 na visita a Portugal.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Oito anos depois, um Schumacher volta à F1

Mick Schumacher vai conduzir um Alfa Romeo em Nürburgring, na 1.ª sessão de treinos livres. Jovem piloto deverá ser campeão da Fórmula 2, já neste ano. Michael Schumacher esteve na Fórmula 1 em 19 épocas, não …

Restauração, cinema e alojamento com condições especiais nas moratórias

Restauração, transportes aéreo, ferroviário e marítimo, educação, atividades de saúde e desportivas, alojamento e cinema são alguns dos setores com condições especiais de pagamento nas moratórias bancárias, segundo diploma publicado. O decreto-lei, esta terça-feira publicado em …

Ex-diretor da agência Elite Models europeia investigado por violação e abuso sexual

Gérald Marie, ex-diretor de uma das maiores agências de modelos do mundo, está a ser investigado pelas autoridades francesas, por suspeitas de agressão sexual e violação, inclusivamente a uma menor. Segundo a Procuradoria-Geral da República francesa, …

Parceiros sociais apanhados de surpresa com alterações ao sucessor do lay-off

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) disse que o Governo não apresentou aos parceiros sociais as alterações que anunciou para regime de apoio à retoma progressiva, o sucedâneo do lay-off simplificado. "Compreendemos que o …

Apesar de "isto estar mais para os partidos de extremos", Santana Lopes nega ligações ao Chega

Em entrevista à TVI24, Santana Lopes referiu que a saída do Aliança não é o fim da sua carreira política, ainda assim recusa um regresso ao PSD. O ex- primeiro-ministro assume as ligações à direita, …

Nem senhoras, nem senhores. Japan Airlines vai abolir expressões de género

A habitual saudação "senhoras e senhores" da companhia aérea japonesa vai ser substituída por saudações neutras relativamente ao género como, por exemplo, "bom dia" e "boa noite". Segundo o jornal The Telegraph, a Japan Airlines vai …

Centeno pediu e Marcelo recebeu o governador do Banco de Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, esta segunda-feira à tarde, a pedido deste. O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu esta segunda-feira à tarde, no Palácio …

Vila romena reelege autarca que morreu de covid-19 dez dias antes

Os moradores de Deveselu, na Roménia, decidiram prestar uma última homenagem ao presidente da Câmara, nas eleições locais deste domingo, que morreu devido a complicações provocadas pela covid-19 dez dias antes. De acordo com a agência …

Jogador do Rio Ave recusou jogar

Matheus Reis não quis defrontar o Vitória de Guimarães porque quer sair rapidamente de Vila do Conde. Presidente anunciou suspensão do atleta. O Rio Ave apareceu no duelo com o Vitória de Guimarães (0-0) sem Matheus …

António Joaquim entrega recurso no Supremo no caso do homicídio do triatleta

O advogado de António Joaquim, condenado pelo Tribunal da Relação pelo homicídio do triatleta Luís Grilo, entregou, esta segunda-feira, no Supremo Tribunal de Justiça um recurso sobre essa decisão, defendendo a sua revogação e a …