Morreu o realizador italiano Ettore Scola

scorcidemocratici-torino2010 / Flickr

Ettore Scola, realizador italiano

Ettore Scola, realizador italiano

O cineasta italiano faleceu esta terça-feira, em Roma, aos 84 anos de idade.

Nascido a 10 de maio de 1931, em Trevico, Itália, Ettore Scola é considerado um dos últimos grandes mestres do cinema italiano.

O realizador é responsável por filmes como “Feios, Porcos e Maus”, “Um dia inesquecível” ou “Tão amigos que nós éramos”, algumas das obras-primas que marcaram a sétima arte.

O cineasta italiano faleceu esta terça-feira na capital italiana, aos 84 anos de idade.

Scola estreou-se em 1964 com o filme “Se permettete parliamo di donne”, mas o sucesso só chega dez anos depois, com “Tão amigos que nós éramos”.

Dois anos depois, em 1976, ganhou o prémio de Melhor Realizador no Festival de Cannes, com “Feios, Porcos e Maus”.

Com “Um dia inesquecível” ganhou, em 1977, o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e esteve na corrida ao Óscar na mesma categoria. O filme tem Sophia Loren e Marcello Mastroianni como protagonistas.

O seu último trabalho surgiu em 2013. “Que Estranho Chamar-se Fellini” é um documentário baseado nas memórias do realizador sobre o amigo Federico Fellini.

Move

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mais um excelente realizador que nos deixa; um dos impulsionadores do neo-realismo italiano que com tão bom cinema nos presenteou.
    Os Homens vão, mas a Obra fica.

RESPONDER

Trump vê condenação de Harvey Weinstein como "uma grande vitória"

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que a condenação por crimes sexuais do ex-produtor Harvey Weinstein constitui uma "mensagem muito forte". "Considero que do ponto de vista das mulheres (...) é uma grande …

Inscrição antiga revela cidade esquecida na Turquia que terá derrotado o rei Midas

No inverno passado, um agricultor do sul da Turquia encontrou uma grande pedra semi-submersa num canal de irrigação com inscrições misteriosas. Agora, a rocha revelou a história de uma antiga civilização perdida que terá derrotado …

Viúva de Kobe Bryant avança para tribunal contra empresa que operava helicóptero

Vanessa Bryant avançou com uma ação por homicídio involuntário contra a empresa que operava o helicóptero que caiu, causando a morte do seu marido, Kobe Bryant, da filha Gianna e de outras sete pessoas. A queixa …

Covid-19: Confirmado primeiro caso de infeção na Catalunha

A Espanha anunciou hoje o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus na Catalunha, subindo assim para quatro o número de infetados em território espanhol. Os pormenores sobre este novo caso agora na comunidade catalã serão …

Traficante perde códigos de contas com 53,6 milhões de euros em bitcoins

Um traficante irlandês, que acumulou uma fortuna de 55 milhões de euros em bitcoins, perdeu os códigos para aceder às contas depois de os esconder no estojo onde estava guardada a sua vara de pescar, …

Morreu Katherine Johnson, a matemática que ajudou a levar o Homem à Lua

A matemática norte-americana Katherine Johnson, que trabalhou para a agência espacial norte-americana (NASA), morreu esta segunda-feira aos 101 anos. A informação foi avançada no fim da tarde desta segunda-feira pelo administrador da NASA, Jim Bridenstine, …

Asia Bibi quer obter asilo político em França

A cristã paquistanesa Asia Bibi, condenada à morte por blasfémia em 2010 e absolvida oito anos depois, antes de se refugiar no Canadá, referiu esta segunda-feira pretender obter asilo político em França. Asia Bibi disse à …

Covid-19. Itália com 50 novos casos e Portugal com novo suspeito

Em Portugal, a DGS confirmou um novo caso suspeito de infeção. Por sua vez, as autoridades italianas anunciaram a existência de 50 novos casos de infetados com Covid-19. A Direção-Geral de Saúde confirmou, esta terça-feira, …

Benfica também está interessado em Rúben Amorim

O Benfica junta-se ao Sporting na corrida pela contratação do treinador do Sporting de Braga, Rúben Amorim. O jovem técnico tem impressionado ao serviço dos bracarenses. Depois de se falar do interesse do Sporting CP em …

15 anos após gravação sem autorização, Estado condenado a indemnizar Sá Fernandes

O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem condenou o Estado português a pagar uma indemnização de 3 mil euros ao advogado Ricardo Sá Fernandes. Em causa está um acórdão assinado pelo juiz Rui Rangel em …