Morreu o pai da música eletrónica

(dr) isaotomita.net

O compositor japonês Isao Tomita

O compositor japonês Isao Tomita

O compositor japonês Isao Tomita, pioneiro da música eletrónica e entusiasta do uso de sintetizadores, morreu aos 84 anos, vítima de insuficiência cardíaca num hospital de Tóquio, informou este domingo a sua editora.

Isao Tomita foi um dos principais impulsionadores da música eletrónica, e o seu álbum Snowflakes are Dancing, de 1974, é considerado um dos melhores deste género.

No álbum, o músico japonês incluiu uma versão com arranjos de ‘Clair de Lune’, do compositor francês Claude Debussy (1862-1918), que atraiu a atenção internacional e lhe valeu quatro nomeações para os Prémios Grammy.

Este disco incluía também a peça ‘Arabesque N.º1’, mais uma vez do compositor Debussy, que a Televisão Espanhola (TVE) utilizou como tema do seu programa ‘Planeta imaginário’ (1983-1986).

A paixão de Isao Tomita por sintetizadores derivou do seu interesse pelas experiências que a norte-americana Wendy Carlos, compositora de bandas sonoras de filmes como ‘A laranja mecânica’ (1971) ou ‘Shining’ (1980), fazia com os primeiros aparelhos de Robert Moog.

Por sua vez, o japonês compôs inúmeras peças para series de televisão do Japão, assim como para filmes de animação.

Em 2003, foi galardoado pela Ordem do Sol Nascente com Raios Dourados com Roseta, um dos maiores prémios concedidos por aquele país asiático a pessoas que tenham contribuído para a aproximação da sociedade japonesa a outros povos.

Nove anos depois, Isao Tomita lançou o seu álbum ‘Symphony Ihatov’ (2012), no qual participou a cantora pop virtual Hatsune Miku, uma artista consolidada no mercado musical nipónico e com projeção internacional – apesar de não ser de carne e osso.

BOLERO de Ravel, por Isao Tomita (1979)

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Trump obriga grupo chinês a vender operações do TikTok nos EUA

O Presidente norte-americano deu, na sexta-feira, 90 dias ao grupo chinês ByteDance para vender as suas operações do TikTok nos Estados Unidos, segundo um decreto presidencial assinado por Donald Trump. Trump tem acusado nos últimos meses, …

Pandemia fez com que quase metade dos portugueses poupe menos

Quase metade dos portugueses (48%) afirma poupar menos devido ao impacto da pandemia, embora mais de um terço assuma que a crise sanitária está a ter um efeito positivo nos seus gastos, segundo um estudo …

"Ministra da Insensibilidade Social". CDS pede a demissão de Ana Mendes Godinho

O CDS criticou este sábado a reação da ministra a Solidariedade Social à morte de 18 idosos num lar em Reguengos de Monsaraz e considerou que Ana Mendes Godinho desvaloriza o impacto da pandemia nos …

Esgotos de dois milhões de portugueses monitorizados para prever segunda vaga de covid-19

Os esgotos de dois milhões de portugueses estão a ser monitorizados para detetar a eventual presença do vírus da covid-19 e prever uma nova vaga. O Jornal de Notícias avança este sábado que a análise está …

Covid-19. Mais 198 infetados e 3 mortes em Portugal

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 198 casos de infeção por covid-19 e três óbitos, de acordo com o boletim epidemiológico publicado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico Direção-Geral da Saúde (DGS) desde …

Média já divulgaram publicidade institucional (mas Estado ainda não lhes pagou)

O Sindicato dos Jornalistas lamentou esta sexta-feira que o Governo não tenha disponibilizado os 15 milhões de euros relativos à compra antecipada de publicidade institucional, vincando que o executivo está em dívida com as empresas …

Autoridades admitem que extrema-direita vá vigiar manifestações antifascistas de domingo

A Frente Unitária Antifascista anunciou que vai organizar no próximo domingo duas manifestações - uma Lisboa (Praça Luís de Camões) e outra no Porto (Avenida dos Aliados). O mote é a luta contra o fascismo. Estas manifestações …

Marcelo não entende por que Portugal continua na "lista negra" do Reino Unido (e leu os relatórios de Reguengos)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse, em declarações transmitidas pela RTP3, que não entende porque é que Portugal continua na "lista negra" do Reino Unido. Em declarações transmitidas pela RTP3 a partir de …

Estado só recuperou 21% dos créditos tóxicos do BPN

O Estado apenas recuperou 21% dos créditos tóxicos do Banco Português de Negócios, que derivaram da nacionalização da instituição bancária em 2008. Até final de 2019, o Estado só conseguiu recuperar 21% da carteira de créditos …

Novas matrículas "só" vão durar 45 anos (por causa das palavras obscenas)

O novo formato de matrículas entrou em vigor a 2 de março. As novas matrículas vão durar menos tempo do que poderiam porque não serão usadas combinações “que possam formar palavras ou siglas que se …