Morreu o milionário alemão que recolhia garrafas nas ruas à noite

d.r. 9ER / BBC

O excêntrico milionário alemão das mudanças, Klaus Zapf

O excêntrico milionário alemão das mudanças, Klaus Zapf

Morreu inesperadamente esta quarta-feira, na sequência de um ataque cardíaco, o excêntrico milionário alemão Klaus Zapf, que será lembrado pela sua trajectória de vida de humildade.

Klaus Zapf, 62 anos, fundou e era co-proprietário da Zapf Umzüge, uma das maiores empresas de transporte de mudança e depósito da Europa, que publicou no seu site o anúncio da morte do fundador.

Mas por opção própria, Zapf vivia num pequeno apartamento e recebia da sua empresa apenas o suficiente para cobrir os custos básicos de vida.

De acordo com a imprensa alemã, vivia com menos de 300 euros por mês.

O empresário contou certa vez que fazia as compras apenas nos supermercados mais baratos. “Não preciso de dinheiro. Ele só nos traz desigualdade”, disse.

Nos tempos de estudante, Zapf envolveu-se “profundamente” na vida política, alinhando pela esquerda alemã. Apesar de o capitalismo o ter tornado rico, idolatrava o socialismo.

Entre os seus amigos estava Rudi Dutschke, um proeminente líder do movimento estudantil socialista da Alemanha na década de 1960.

d.r. zapf.de

"Foto oficial" de Klaus Zapf

“Foto oficial” de Klaus Zapf

Rei das mudanças

Segundo a BBC, Zapf parecia um indigente, com uma longa e espessa barba. Mas essa figura simples estava no topo de um império de negócios.

Zapf interrompeu os estudos universitários em 1975 para fundar uma empresa de mudanças em Berlim Ocidental, onde trabalhava a carregar móveis.

Como nunca carta de condução, dependia de outras pessoas para dirigir o camião enquanto ele próprio fazia o trabalho pesado e, mais tarde, a gestão da empresa.

Quando caiu o muro de Berlim, Zapf compreendeu rapidamente que a capital do país seria transferida de Bona para Berlim. O empresário abriu um depósito na cidade e conquistou rapidamente a maior parte do negócio de mudanças da capital alemã.

A empresa tem hoje 600 funcionários e atende mais de 60 mil clientes por ano em 14 cidades.

Zapf tinha acabado de se casar pela segunda vez em junho deste ano. Deixa uma filha de 13 anos.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.