Morreu o homem que sem querer precipitou a queda do Muro de Berlim

Allgemeiner Deutscher Nachrichtendienst - Zentralbild (Bild 183)

Günter Schabowski, porta-voz do governo da Alemanha de Leste em 1989 na Alexanderplatz, Berlim

Günter Schabowski, porta-voz do governo da Alemanha de Leste em 1989 na Alexanderplatz, Berlim

Günter Schabowski, o funcionário do governo da Alemanha de Leste que, inadvertidamente, precipitou a queda do Muro de Berlim, morreu este domingo aos 86 anos num asilo para idosos em Berlim, anunciou a sua viúva, Irina Schabowski.

A 9 de novembro de 1989, Günter Schabowski, na altura porta-voz do governo da Alemanha de Leste, presidia a uma conferência de imprensa para anunciar, entre outras medidas, nova legislação sobre viagens.

Quando a conferência de imprensa se aproximava já do seu final, Schabowski puxou de uma folha de papel do bolso e leu uma nota sobre o decreto, que referia que seriam concedidos vistos grátis a quem quisesse viajar para fora do país.

“A partir de quando?” perguntou um jornalista italiano.

Schabowski hesitou um pouco, e disse: “Tanto quanto sei…a partir de agora, imediatamente“, conta a Deutsche Welle.

A conferência de imprensa estava a ser transmitida em directo pelas televisões do país, que, poucos minutos depois das declarações de Schabowski, anunciavam ao Mundo: “o Muro caiu!“.

A inesperada notícia provocou na altura uma corrida de milhares de berlinenses de leste aos postos de controle na fronteira com a Alemanha Ocidental, onde os perplexos guardas fronteiriços ligavam aos superiores a pedir instruções.

Às 22:42 locais, a televisão pública ocidental anuncia: “Hoje, 9 de novembro de 1989, é um dia histórico. As portas do muro estão abertas“.

De seguida, a multidão precipita-se para Berlim Ocidental e alemães dos dois lados do muro abraçam-se, eufóricos.

Menos de um ano depois, a 3 de outubro de 1990, as duas Alemanhas uniram-se num só país, pondo fim a quatro décadas de separação.

ZAP / DW / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Departamento de Justiça nos EUA investiga alegado esquema de "dinheiro por indultos" na Casa Branca

O Departamento da Justiça dos Estados Unidos está a investigar possíveis subornos em troca de indultos presidenciais na Casa Branca. De acordo com documentos judiciais a que a agência Reuters teve acesso, o Departamento da Justiça …

Confinamento, covid-19, discriminação. Eis as 10 candidatas a Palavra do Ano de 2020

A Porto Editora revelou esta terça-feira as dez candidatas a Palavra do Ano de 2020. Este ano, a iniciativa lançada em 2009 decorre, pela primeira vez, em simultâneo com Angola e Moçambique. De acordo com o …

Mais mortes e menos nascimentos. Portugal está com o maior saldo natural negativo do século

Como avança o Público esta quarta-feira, há 12 anos consecutivos que há mais mortes do que nascimentos em Portugal, mas este ano o país a bateu o recorde do saldo natural negativo. Desde 2009 que o …

"Não há plano B". Costa deixa avisos e recados a Hungria e Polónia

O primeiro-ministro português, António Costa, alertou, em Bruxelas, que não há um plano B ao bloqueio na aprovação do orçamento da União Europeia (UE) e do novo Fundo de Recuperação criado para responder à pandemia, …

Santos deu "nega" ao Benfica e Lucas Veríssimo ameaçou não jogar

O Conselho Fiscal do Santos "negou" a transferência de Lucas Veríssimo para o SL Benfica. O jogador ameaçou mesmo não entrar em campo contra o LDU Quito, na noite passada. O Conselho Fiscal do Santos emitiu …

Governo britânico substitui confinamento por restrições (com oposição interna no Partido Conservador)

Boris Johnson conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições. Dos votos contra, 56 foram de deputados conservadores e 16 de deputados do Partido Trabalhista. O Governo britânico conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições …

Sporting tem sete jogadores na porta de saída e outro para trazer Matheus Reis

O Sporting CP quer livrar-se de sete jogadores excedentários que estão a treinar com a equipa B. O clube quer também trazer Matheus Reis já neste mercado de inverno. Aproxima-se o mercado de inverno e o …

Sindicato acusa TAP de manipulação e diz que não há "trabalhadores a mais"

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) acusou a TAP de “manipulação, falta de ética e desonestidade” e defendeu que a empresa não tem “trabalhadores a mais” e deve procurar os “sorvedouros de …

Menos de 1% dos infetados estavam registados na app StayAway Covid

Menos de 1% das pessoas infetadas com covid-19 desde a disponibilização da app StayAway Covid notificaram a sua infeção. Já mais de 2,6 milhões de pessoas têm a aplicação. Desde o lançamento da aplicação de rastreio …

Guardiola lança farpas ao FC Porto, mas até isso Marchesín defendeu

Pep Guardiola mostrou-se frustrado com a forma como o FC Porto disputou o jogo. Entre os postes, Marchesín foi defendendo (praticamente) tudo o que havia para defender. O FC Porto está nos oitavos de final da …