Morreu o homem que inventou Putin

CV

Gleb Pavlovsky, antigo estratega político de Putin

Depois de exilado internamente durante três anos, o estratega regressou a Moscovo em 1985, tendo trabalhado para os sucessivos regimes durante décadas.

O ex-assessor e spin doctor de Vladimir Putin, Gleb Pavlovsky, que morreu aos 71 anos, foi descrito como o “Karl Rove de Putin”. No entanto, ele era o homem que fazia as coisas no Kremlin, como Rove fazia para o seu mestre, George W. Bush.

Pavlovsky – um dissidente que virou apparatchik e que voltou a ser dissidente – esteve no centro do pensamento político russo, seja do lado de dentro ou do lado de fora, durante quase cinco décadas. A ele é atribuída a arquitetura de um dos principais arquitetos do sistema político pós-soviético da Rússia, que se tornou conhecido como a “superpresidência” e foi fundamental para o culto à personalidade que envolve o atual presidente russo.

Muitos anos depois, como um estranho e proeminente crítico do Kremlin depois de se desentender com Putin em 2011, Pavlovsky refletiu sobre seu trabalho na construção do “mito” de Putin:

“Esse mito de que Putin decide tudo, de que não há alternativa a Putin, foi trabalhado constantemente durante os dois primeiros mandatos. Assim como todos sabiam que a União Soviética era o estado de Lenin, para a maioria dos russos hoje a Rússia é o estado de Putin.”

Pavlovsky ganhou destaque pela primeira vez como um estudante dissidente de Odesa, agora uma cidade portuária fortemente contestada e importante na Ucrânia. Foi editor do jornal dissidente Poiski, pelo qual foi preso por falsidades e exilado internamente por três anos na República de Komi, no extremo norte da União Soviética, em 1982.

Retornando a Moscovo em 1985, Pavlovsky tornou-se um entusiasta defensor das reformas do então secretário-geral soviético, Mikhail Gorbachev.

Estabelecendo-se rapidamente como um operador político perspicaz, em 1995 ele fundou uma consultora política, o Fundo de Política Eficaz, que Yeltsin contratou para trabalhar em sua campanha presidencial de 1996. Pavlovsky passou a trabalhar na campanha de 2000 do suposto herdeiro de Yeltsin, Putin, e ao todo passou 16 anos no centro da estratégia e construção de imagem do Kremlin.

Rapidamente se afirmou como um “tecnólogo político” (termo criado pelo próprio, aparentemente) e foi o centro dessa nova abordagem tanto com Yeltsin como Putin. Tecnologia política pode ser encarada como outra forma de dizer manipulação política, já que uma figura como Pavlovsky usou todos os órgãos de poder à sua disposição para ajudar a garantir que o regime pudesse permanecer no poder.

A sua eficácia é amplamente demonstrada na forma como ajudou Ieltsin a vencer a reeleição para a presidência em 1996, apenas alguns meses depois de a aprovação do incumbente ter atimgido um mínimo de 8% e um ano depois do bloco de partidos aliados de Yeltsin ter perdido para o bloco comunista-nacionalista na Eleições parlamentares de 1995.

Pavlovsky ajudou a elaborar uma estratégia eleitoral de “nenhuma alternativa para Yeltsin”, que jogava com a ideia de que se Yeltsin perdesse, a União Soviética retornaria.

Putin como ‘Stirlitz’ — o macho favorito da Rússia

No final da década de 1990, os russos queriam estabilidade acima de tudo e procuravam uma figura forte para resolver o caos criado sob Yeltsin. Pavlovsky e sua equipe de spin doctor realizaram grupos focais que ofereceram uma série de figuras fortes da história russa, incluindo Lenin, Stalin e Pedro, o Grande.

Também incluíram uma personagem do drama da era soviética, Seventeen Moments of Spring, no qual um espião russo, Maxim Isaev, se infiltra no partido nazista sob o nome de Max Otto von Stirlitz. Como Pavlovsky se lembraria muitos anos depois:

“Até fizemos um experimento em uma revista. Fizeram uma capa: “Presidente Ano 2000”. Esta revista foi extremamente popular. Ele retratava esse personagem de Stirlitz vestindo [o] uniforme da SS. Percebemos que precisávamos de um oficial de inteligência jovem, forte e poderoso.”

Pavlovsky deu-lhes Putin como o Stirlitz moderno da Rússia. Um dos argumentos era que dificilmente se conseguiria encontrar alguém mais diferente do que o infeliz e impopular Yeltsin.

Democracia gerenciada por meio de ‘referendo permanente’

Pavlovsky desempenhou um papel crucial nesta campanha e no “referendo permanente” que se seguiu. O termo referia-se à maneira como todas as decisões importantes eram apresentadas publicamente com a mensagem de que os problemas se resolviam à moda de Putin ou a alternativa seria o retorno aos maus velhos tempos.

Com uma série do que veio a ser chamado de “revoluções coloridas” em países do antigo bloco soviético – incluindo a vizinha Ucrânia – o Kremlin estava preocupado que tal dissidência popular se mostrasse contagiosa para a Rússia.

As estratégias de tecnologia política de Pavlovsky foram mobilizadoras, desde a criação de partidos de “oposição” que competiam entre si até a manipulação de sistemas eleitorais para garantir o resultado certo, o fim das eleições para governador e o desenvolvimento de dramaturgiya (temas eleitorais roteirizados) para apresentar o líder candidato como salvaguarda contra uma ameaça inventada – como os oligarcas todo-poderosos, por exemplo.

Embora o conceito de “democracia soberana” tenha sido desenvolvido por outro conselheiro sênior de Putin, Vladislav Surkov, foi avidamente adotado por Pavlovsky. Ele ajudou a desenvolver a ideia, que significa essencialmente poder executivo com representantes eleitos cuja única função é aprovar decisões.

De Putinista a dissidente

Em 2008, Putin – tendo cumprido os dois mandatos de quatro anos permitidos pela constituição russa – cedeu a presidência ao seu fiel tenente, o primeiro-ministro Dmitry Medvedev. Como sabemos, Putin pretendia retomar a presidência em 2012 – mas em 2011, Pavlovsky rompeu com Putin e declarou seu apoio a um segundo mandato de Medvedev.

Depois disso, o ex-apparatchik de Putin foi uma pedra no sapato constante, dando entrevistas e escrevendo livros e artigos criticando seu antigo patrão. Sobre a decisão de invadir a Ucrânia, Pavlovsky disse à RFE/RL em abril de 2022 que o presidente russo havia “caído em uma armadilha”:

“A Ucrânia deveria ser uma alavanca para pressionar o Ocidente a discutir questões de segurança – é um jogo de estratégia. Fiquei chocado ao vê-lo deitar fora todas as oportunidades de negociação sobre a segurança genuína da Rússia e, em vez disso, optar por esse estranho método que ele chama de “operação militar especial”.

Em 2016, Pavlovsky previu que, embora Putin tenha criado um sistema em que nada acontece sem a sua autorização, ele também incorporou seu sistema tão profundamente na política russa que sobreviverá a ele, independentemente de como o regime termine.

“Com toda as probabilidades, não importa quem sobe ao topo; a única maneira de ele governar é por meio do sistema”, explicou Pavlovsky – tendo desempenhado um papel fundamental na criação desse sistema para seu então mestre.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.