Morreu José Mário Branco

1

O músico e compositor José Mário Branco faleceu esta terça-feira, aos 77 anos. A notícia foi avançada pela RTP.

Músico, cantor e compositor, José Mário Branco é autor de uma obra singular no panorama musical português. Desde a música de intervenção ao fado, de acordo com o Sapo, destacam-se obras como “Ser solidário”, “Margem de Certa Maneira”, “A noite” e “FMI”.

José Mário Branco editou o primeiro longa-duração, “Mudam-se os tempos mudam-se as vontades”, ainda no exílio em França, em 1971, musicando textos de Natália Correia, Alexandre O’Neill, Luís de Camões e Sérgio Godinho.

No entanto, os 50 anos de vida musical do autor português são marcados a partir da gravação em 1967 do primeiro EP, “Seis cantigas de amigo”, editado dois anos depois pelos Arquivos Sonoros Portugueses.

“Resistir é Vencer” foi o seu álbum mais recente, lançado em 2004, e surge como homenagem ao povo timorense que resistiu durante décadas à ocupação pelas forças da Indonésia logo após o 25 de Abril.

Nascido no Porto, em maio de 1942, José Mário Branco é considerado um dos mais importantes autores e renovadores da música portuguesa, em particular no período da revolução de abril de 1974, cujo trabalho se estende também ao cinema, ao teatro e à ação cultural.

De acordo com o Observador, iniciou o curso de História, primeiro na Universidade de Coimbra e depois na Universidade do Porto, mas acabou por deixá-lo por terminar.

Foi fundador do GAC – Grupo de Acção Cultural, fez parte da companhia de teatro “A Comuna”, fundou o Teatro do Mundo, a União Portuguesa de Artistas e Variedades e tem colaborado na produção musical para outros artistas, nomeadamente Camané, Amélia Muge, Samuel e Nathalie.

Em 2016, José Mário Branco esteve na direção musical do filme “Alfama em si”, de Diogo Varela Silva.

Sobre a sua vida, de acordo com o Público, escreveu-se o livro “O Canto da Inquietação”, de Octávio Fonseca Silva, e existe também o DVD “Mudar de Vida”, de Pedro Fidalgo e Nelson Guerreiro.

ZAP //

1 Comment

  1. Associo-me à homenagem do Zap contida nesta página.
    Até sempre, Zé Mário Branco!!
    Grata por teres sabido partilhar tão bem a tua inquietação… que também é minha e de muitos mais… porque “há sempre qualquer coisa que está para acontecer”…
    Tal como tu, “Eu não meti o barco ao mar, para ficar pelo caminho…”
    Minha vénia…
    assinado: Maria da Maia

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.