“Micas”, que ficou conhecida através de uma fotografia com Oliveira Salazar publicada no jornal O Século, morreu, esta segunda-feira, aos 87 anos de idade.
Maria da Conceição Rita, mais conhecida por “Micas”, morreu esta segunda-feira, aos 87 anos de idade. A notícia foi dada por Joaquim Vieira, jornalista do Expresso que a entrevistou em 1988 e que com ela escreveu o livro de memórias “Os meus 35 anos com Salazar”, na sua página do Facebook.
“A Micas, Maria da Conceição Rita, pupila de Salazar, minha improvável mas verdadeira amiga, acaba de falecer, aos quase 88 anos de idade. Vivi com ela uma saborosa aventura escrita. R.I.P.”, escreveu na rede social.
“Micas” ficou conhecida quando, em 1938, surgiu na capa do jornal O Século, sentada numa cadeira, com um caderno ao colo, ao lado do ditador português.
De acordo com a imprensa, Maria da Conceição viveu em casa de Salazar entre os seis e os 28 anos de idade, entre 1935 e 1957. Casou com Manuel Rita no Palácio de São Bento e, um ano depois, teve o seu primeiro filho, do qual Salazar era padrinho.
Acho piada a jornalistas como o que escreveu este artigo, que provavelmente mijavam nas cuecas quando este grande Homem salvou Portugal duma das piores crises de sempre e retratam-no como “ditador português” ou até duma forma vulgar “o Salazar”. Pois caros meninos jornalistas, eu sei que é difícil ser honesto dentro de determinados panoramas, mas correto (já não digo educado) é fácil. Tratem este Homem como Dr. Oliveira Salazar, ou só por Sr. Oliveira Salazar dado que era um Homem simples. Aposto que quando escreve sobre os actuais “grandes” ex-lideres do nosso pais (os democratas que já levaram este país a banca rota!), não os chama por “o Soares” ou “o Sócrates”, se calhar até diz que são democratas?!… Onde chega a ignorância!
Ok boomer.