/

Morreu Mariano Gago

1

OECD / Flickr

O antigo ministro da Ciência e Tecnologia Mariano Gago

O antigo ministro da Ciência e Tecnologia Mariano Gago

Morreu, aos 66 anos, o antigo ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago, que não resistiu a um cancro de que padecia há dois anos.

José Mariano Rebelo Pires Gago nasceu em Lisboa, a 16 de maio de 1948. Físico de formação, licenciou-se em Engenharia Electrotécnica, pelo Instituto Superior Técnico, e doutorou-se em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Paris, em 1976.

Mariano Gago foi presidente do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, em Lisboa, professor catedrático do Instituto Superior Técnico, e ministro da Ciência e Tecnologia dos governos de António Guterres (1995-2002) e José Sócrates (2005-2011).

Foi presidente da antiga JNICT, a Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, entre 1986 e 1989, e um dos responsáveis pela criação da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, gestora da rede de Centros Ciência Viva.

Como físico, trabalhou no campo da aceleração e da colisão de partículas, tendo exercido funções no CERN, o centro de investigação que acolhe o Grande Colisionador de Hadrões, maior acelerador de partículas do mundo.

A 10 de Junho de 1992 foi feito Comendador da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.

ZAP

1 Comment

  1. Nestas coisas mundanas estiveste lá com o Guterres e com o Sócrates mas não te misturaste… Exemplo de honestidade intelectual – Mereces um paraíso

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.