Morreu Maria de Lourdes Modesto, a Julia Child da gastronomia portuguesa

1

Arquivo RTP

Maria de Lourdes Modesto

Maria de Lourdes Modesto, autora de vários livros de culinária, morreu esta terça-feira, depois de vários dias hospitalizada.

A gastrónoma, conhecida como “diva” da gastronomia portuguesa, tinha 92 anos de idade. A notícia foi avançada por fonte próxima da família ao jornal Público.

Nos últimos dois anos, os problemas de saúde começaram a impedi-la de dar resposta a todas as solicitações que recebia, detalha o matutino.

“Perdemos uma pessoa muito importante para a cozinha portuguesa e para a nossa cultura: faleceu Maria de Lourdes Modesto. Eu perdi uma grande amiga. Não tenho mais palavras do que estas”, escreveu Fátima Moura, autora do projeto “Conversas à Mesa”, na sua página no Facebook.

Nascida em Beja, a 1 de junho de 1930, Maria de Lourdes Modesto celebrizou a cozinha tradicional portuguesa em livros como a “Grande Enciclopédia da Cozinha”, “Cozinha Tradicional Portuguesa” e “Receitas Escolhidas”. É considerada uma das mulheres mais influentes na culinária do país.

Durante 12 anos, na RTP, apresentou ainda um dos programas culinários que teve mais sucesso no país, lembra o Expresso.

Num artigo de 1987, o The New York Times chamou-lhe a “Julia Child de Portugal”. Julia Child foi uma das maiores autora de livros de culinária e apresentadora de televisão americana.

“O Presidente da República evoca Maria de Lourdes Modesto, que durante anos se tornou numa figura muito simpática e popular da nossa televisão, através do programa de culinária que apresentava e que, em vários aspetos, era inovador para a época”, escreveu Marcelo Rebelo de Sousa numa nota publicada no site da Presidência da República.

“Galardoada como Comendadora da Ordem do Mérito em 2004, pelo Presidente Jorge Sampaio, foi também autora e tradutora de livros de referência na arte culinária, recolhendo receitas e inovando noutras. O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa lembra com saudade esta grande comunicadora, apresentando à família sinceras condolências”, lê-se ainda no comunicado.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.