Morreu o líder dos talibãs paquistaneses, o homem que mandou matar Malala

(h) TTP / EPA

Maulana Fazlullah, ao centro, filmado em local

Os talibãs paquistaneses reconheceram este domingo a morte do seu líder, Maulana Fazlullah, morto na semana passada no Afeganistão por um drone do exército americano, e anunciaram ter nomeado um novo chefe.

“É fonte de orgulho que todos os líderes do Tehreek-e-Taliban Pakistan morreram como mártires, assassinados pelos infiéis”, disse o porta-voz dos rebeldes, Mohammad Khurasani, referindo-se aos dois antecessores de Maulana Fazlullah, também mortos por tiros de drones americanos.

Khurasani revelou ainda que o conselho que lidera o TTP nomeou o mufti Noor Wali Mehsud para substituir Fazlullah. O TTP não tinha até agora confirmado a morte de Fazlullah, anunciada pelo governo do Afeganistão na semana passada. Khurasani disse que a morte do líder do grupo foi uma “honra”.

O até agora líder do Tehreek-e-Taliban Pakistan era apontado como o responsável pela ordem para assassinar Malala Yousafzai, em 2012, símbolo da luta pelos direitos das mulheres e Prémio Nobel da Paz.

A organização terrorista reivindicou também a responsabilidade pelo massacre de mais de 150 pessoas em 2014, numa escola na cidade de Peshawar, no noroeste do Paquistão.

A morte de Fazlullah foi descrita pelo exército paquistânes como “um alívio para as famílias vítimas do terrorismo TTP. Também o presidente afegão, Ashraf Ghani, comemorou a morte de Maulana Fazlullah, resultado, segundo ele, da “busca incansável para obter informações pelos serviços de segurança”.

O Exército americano efetuou em 14 de junho um ataque aéreo na província de Kunar, perto da fronteira entre Afeganistão e Paquistão. Na altura, um responsável militar americano confirmou que o ataque tinha como alvo Fazlullah, mas não confirmou a sua morte.

O Departamento de Estado americano anunciou em março uma recompensa de cinco milhões de dólares para ajudar a localizar o comandante talibã, suspeito ainda de ligações à tentativa de atentado com um carro-bomba em Times Square, em Nova Iorque, em 2010.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Quase um milhão de refeições escolares desperdiçadas

Quase um milhão de refeições escolares que tinham sido encomendadas foram desperdiçadas porque os alunos faltaram, revela o relatório anual do ministério da Educação sobre cantinas concessionadas a privados. Entre setembro do ano passado e 31 …

Arrojada no céu: Aston Martin apresenta carro voador de luxo

A Aston Martin apresentou recentemente o Volante Vision Concept, uma aeronave arrojada e futurista destinada a transportar passageiros em voos de médias e longas distâncias. A Aston Martin pôs em cima da mesa as suas soluções …

Marta Soares recusa candidatura de Bruno de Carvalho

Bruno de Carvalho tentou formalizar a sua candidatura à presidência do Sporting, esta quarta-feira, tendo sido prontamente recusada por Jaime Marta Soares. O advogado de Bruno de Carvalho, Pedro Proença, deslocou-se esta quarta-feira ao Estádio de …

Hungria retira-se de pacto mundial sobre as migrações aprovado na ONU

A Hungria, com um Governo abertamente hostil à imigração, declarou que se retira do pacto mundial sobre as migrações aprovado, na semana passada, nas Nações Unidas, por considerar que encoraja o fluxo de pessoas "perigosas". O …

Lisboa vai proibir copos de plástico a partir de 2020

Um dos objetivos da Câmara Municipal de Lisboa para o ano em que a cidade será a Capital Verde Europeia é banir os copos de plástico até 2020. Segundo o Diário de Notícias, esta é uma …

Primeiro não flutuava, e agora o novo submarino espanhol não cabe nas docas

Primeiro não flutuava, por excesso de peso, e agora, não cabe nas docas. O novo submarino da Marinha Espanhola é um embaraço para a Defesa do país vizinho e um caso flagrante de derrapagem, com …

Prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos dos Hells Angels

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos como medidas de coação no âmbito do processo do grupo Hells Angels e apresentações periódicas às autoridades para os restantes. Segundo …

Bruxelas aplica multa recorde de 4,3 mil milhões de euros à Google

A Comissão Europeia aplicou, esta quarta-feira, uma multa com valor recorde de 4,3 mil milhões de euros ao gigante norte-americano Google por abuso de posição no mercado devido ao sistema Android. Esta sanção, destinada a punir …

Rapazes salvos na Tailândia saíram do hospital e recordam "milagre"

As 12 crianças e o treinador de futebol que ficaram presos numa gruta inundada na Tailândia e que estavam internados desde a semana passada receberam esta quarta-feira alta hospitalar e falaram pela primeira vez desde …

Hotel processa sobreviventes do massacre de Las Vegas

A empresa que detém o hotel Mandalay Bay, em Las Vegas –  onde Stephen Paddock disparou sobre uma multidão num festival de música country –, processou mil de vítimas do ataque, argumentando não ter "qualquer …