Morreu líder comunista filipino José Maria Sison aos 83 anos

José Maria Sison, que desencadeou uma das rebeliões maoístas mais antigas do mundo, morreu aos 83 anos, anunciou o Partido Comunista das Filipinas.

O antigo professor universitário morreu nos Países Baixos, onde vivia exilado desde a suspensão das conversações de paz em 1987, quando a rebelião, que deixou dezenas de milhares de mortos, estava no auge.

Sison morreu após “duas semanas de convalescença num hospital em Utrecht”, disse o Partido Comunista das Filipinas, em comunicado, sem especificar a causa de morte. “O proletariado e os trabalhadores filipinos lamentam a morte do seu professor e (líder)”, acrescentou.

Joé Maria Sison tentou derrubar o governo filipino para estabelecer um regime comunista ao estilo maoísta, com o qual pretendia acabar com “o imperialismo americano” na antiga colónia norte-americana.

A luta armada, em curso desde 1969, cresceu a partir do movimento comunista global e encontrou terreno fértil nas Filipinas e nas desigualdades entre ricos e pobres. O movimento rebelde cresceu sob a ditadura de Ferdinand Marcos (1972-1986), durante a qual milhares de opositores foram torturados ou mortos.

No auge, nos anos de 1980, a organização tinha cerca de 26 mil combatentes. Atualmente, ronda alguns milhares, de acordo com o exército filipino.

Desde 1986, sucessivos governos filipinos têm mantido conversações de paz com os comunistas através do braço político, Frente Nacional Democrática (NDF), baseada nos Países Baixos.

À medida que a rebelião enfraqueceu, os líderes partidários procuraram formar um governo de coligação com o ex-Presidente Rodrigo Duterte.

As conversações de paz foram realizadas na esperança de pôr fim à rebelião, mas Duterte suspendeu as negociações em 2017, por considerar o movimento uma “organização terrorista”, que acusou de matar polícias e soldados enquanto decorriam as reuniões.

Lusa //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.