Morreu Laura Ferreira, a mulher de Pedro Passos Coelho

António Gomes / Lusa

Laura Ferreira, a mulher de Pedro Passos Coelho, antigo primeiro-ministro, morreu esta terça-feira. Há cinco anos, a fisioterapeuta foi diagnosticada com um tumor ósseo que acabou por chegar aos pulmões. 

Inicialmente, Laura Ferreira foi diagnosticada com um tumor ósseo agressivo num joelho. Em janeiro de 2015, o então primeiro-ministro confirmou publicamente a doença da esposa, depois de Laura Ferreira surgir com o cabelo rapado durante uma deslocação a Cabo Verde.

Em 2017, novos exames mostraram que se tinha alastrado aos pulmões.

A saúde da mulher de Passos Coelho estava cada vez mais frágil. Apesar disso, em dezembro, Laura Ferreira deixou o Instituto Português de Oncologia, onde estava internada, para passar o Natal em casa com o marido e as duas filhas.

Em dezembro, Laura Ferreira foi transferida do Hospital Amadora-Sintra, onde sempre foi acompanhada, para o IPO de Lisboa. Foi lá, segundo a TVI, a mulher de Passos Coelho morreu, aos 54 anos, durante a noite, depois de o seu estado de saúde se ter agravado consideravelmente durante o fim de semana.

Pedro Passos Coelho e Laura Ferreira casaram em 2004. Laura Ferreira, que era fisioterapeuta, deixa duas filhas: Júlia, com 12 anos, e Teresa, com 24 anos.

Marcelo salienta “traço de humanidade”

O Presidente da República dirigiu as “mais sentidas e amigas condolências” ao ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho pela morte da sua mulher, salientando que Laura Ferreira “deixou um traço de humanidade e serviço comunitário na sociedade portuguesa”.

Numa nota publicada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa apresenta “as mais sentidas e amigas condolências” ao também ex-líder do PSD, “neste momento de enorme perda da sua mulher”.

Para o chefe de Estado, Laura Ferreira, que morreu esta terça-feira em Lisboa, foi “alguém que deixou um traço de humanidade e serviço comunitário na sociedade portuguesa”.

Também o primeiro-ministro, António Costa, recorreu à sua conta de Twitter para expressar “sinceras condolências” ao seu antecessor.

“Todo o país acompanhou, solidário, o combate que Laura Ferreira travou contra a doença e a sua enorme demonstração de perseverança e resiliência. Neste momento de dor, em que se despede da sua mulher, quero expressar a Pedro Passos Coelho as minhas sinceras condolências”, escreveu o líder do Executivo.

Também o PSD emitiu uma nota de pesar pelo falecimento de Laura Ferreira, descrevendo Laura Ferreira como “uma figura muito acarinhada por toda a família social-democrata”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O nosso cérebro evoluiu para acumular mantimentos (e julgar os outros por fazer o mesmo)

O nosso cérebro evoluiu de uma forma que, em situações de stress, acumulamos mantimentos e julgamos os outros por fazer exatamente o mesmo. Os media estão repletos de histórias – e a condenação – de pessoas que …

Autarca de Vieira do Minho denuncia: testes estão a ser desviados para Lisboa

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Gerês/Cabreira, Vieira do Minho, detetou 77 infetados pelo novo coronavírus, com os autarcas da área a reclamarem contra a demora na distribuição de testes, disse esta sexta-feira à …

Trump recomenda uso de máscaras (mas recusa-se a usá-las)

Esta sexta-feira, os Estados Unidos tiveram, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de mortes em 24 horas, num total de 1.094, e contam com quase 30 mil novos casos. No seu briefing diário, de acordo …

A Antártida já foi uma floresta tropical

A Antártida pode ter sido o lar de ecossistemas quentes e pantanosos cercados por fetos e árvores coníferas há 90 milhões de anos, altura marcada pelo auge dos dinossauros. Uma análise do solo antigo extraído da …

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …

Gás natural pode transformar Moçambique no "Qatar de África" (se os jihadistas deixarem)

A descoberta de gás natural em Moçambique é vista como uma grande esperança para o país que, à boleia dos avultados investimentos que está a receber de grandes multinacionais, sonha tornar-se no "Qatar de África". …