Morreu um dos jovens infetados com peste negra na Mongólia

Jean-Christophe Bott / EPA

Morreu um dos jovens infetados com peste bubónica, também conhecida como peste negra, na Mongólia. O rapaz contraiu a doença depois de ter comido carne de marmota.

Um jovem de 15 anos morreu, esta segunda-feira, vítima de peste bubónica, tradicionalmente chamada de “peste negra”, na Mongólia. Segundo o Centro Nacional de Doenças Zoonóticas (NCZD), o adolescente da província ocidental de Govi-Altai ficou infetado por ter comido carne de marmota.

Depois de se ter sentido mal no domingo, o jovem tornou-se um caso confirmado da doença e terá morrido quando estava a ser transportado para um hospital.

“O resultado de um teste de reação em cadeia da polimerase (PCR) revelou, na noite de segunda-feira, que a peste bubónica causou a morte de um rapaz de 15 anos”, disse Dorj Narangerel, porta-voz do Ministério da Saúde, citado pelo Observador.

O jovem terá ingerido carne de marmota com outros dois amigos três dias antes da morte. As marmotas são animais portadores de pulgas infetadas com a bactéria yersinia pestis, que causa a peste bubónica e a pneumónica. Os dois amigos e 15 outras pessoas com quem o jovem esteve em contacto estão agora em isolamento.

Esta doença é, normalmente, transmitida entre animais, mas os humanos também podem ser infetados por picadas de pulgas ou simplesmente por estarem em contacto com animais infetados. Não existe vacina para esta doença bacteriana.

Entre os sintomas mais comuns da doença encontram a febre alta, nódulos inchados e sensação de fraqueza. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um adulto pode morrer de peste bubónica em menos de 24 horas se não for tratado com vários tipos de antibióticos.

Nos últimos meses, foram registados vários casos de peste bubónica na Mongólia e regiões adjacentes na China. Depois de um pastor local ter testado positivo, a cidade de Bayannur, na região autónoma da Mongólia Interior, emitiu um alerta de saúde de nível 3, o segundo mais baixo na escala do país.

Apesar de as autoridades terem banido a caça de animais, morre, pelo menos, uma pessoa de peste na Mongólia todos os anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …